Publicado em Segunda - 14 de Maio de 2012

Cientistas desvendam interação entre cana-de-açúcar, inseto e fungo

Um estudo realizado por pesquisadores revelou que o ataque da broca ( Diatraea saccharalis ), lagarta que é a principal praga da cana-de-açúcar, induz à ativação de um gene que codifica proteínas com forte atividade antifúngica.

Leia mais...

Aimee Copeland sofre com doença chamada fasceíte necrotizante (Foto: Reprodução/ABC) (Foto: Reprodução/ABC)
Aimee Copeland sofre com doença chamada fasceíte necrotizante (Foto: Reprodução/ABC) (Foto: Reprodução/ABC)

Jovem contrai bactéria que devora a pele

Publicado em Segunda - 14 de Maio de 2012

Depois de contrair uma rara doença de pele, que deixa os tecidos com aspecto necrosado, como se a pele fosse devorada aos poucos, uma estudante norte-americana de 24 anos teve a perna amputada e deve perder ainda os dedos das mãos e parte do abdome. As informações são da rede de televisão ABC.
Leia mais...

Cientistas desvendam segredos de "computador" de 2 mil anos

Publicado em Sábado - 12 de Maio de 2012

Os segredos de um objeto considerado o computador mais antigo do mundo foram revelados com o uso de um equipamento de raio-X.
Leia mais...

EUA aprovam pílula preventiva contra Aids

Publicado em Sexta - 11 de Maio de 2012

Consultores sanitários dos Estados Unidos recomendaram nesta quinta-feira (10) a adoção da droga Truvada como a primeira pílula preventiva contra a Aids.
Leia mais...

Pesquisa descobre molécula que reverte insuficiência cardíaca

Publicado em Sexta - 11 de Maio de 2012

Uma molécula desenvolvida por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade de São Paulo (USP) se mostrou capaz de estabilizar e até mesmo reverter o processo degenerativo observado na insuficiência cardíaca. O mal é caracterizado pela incapacidade do coração em bombear sangue adequadamente e leva à morte 70% dos afetados nos primeiros cinco anos. As informações são da Agência Fapesp.
Leia mais...
A ciência responde; faça o teste e descubra
A ciência responde; faça o teste e descubra

Tratado como vício, Facebook ganha estudo

Publicado em Quinta - 10 de Maio de 2012

Recentemente, o Facebook anunciou ter atingido, em março de 2012, um total de 901 milhões de usuários ativos – aqueles que acessam a rede social ao menos uma vez por mês. O número aumentou 41% em relação ao mesmo mês de 2011, que somava 680 milhões de usuários. No Brasil, o percentual de crescimento no último ano é ainda mais gritante: 180%, registrando um total de 45 milhões de brasileiros ativos na rede social em março.
Leia mais...

Falar de si mesmo gera prazer no cérebro, afirmam cientistas

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012

Todo mundo conhece alguém que adora falar de si mesmo, contando detalhes da vida pessoal que não interessam a ninguém – principalmente na era das redes sociais. Agora, uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) mostra o motivo: falar de si aciona áreas do cérebro ligadas ao prazer.
Leia mais...

Biólogos querem reforçar ensino da evolução

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012 | por Herton Escobar

Preocupado com a maneira “anticientífica” com que alguns pesquisadores vêm questionando publicamente a teoria evolutiva, um grupo de cientistas está propondo à Universidade de São Paulo a criação de um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) sobre Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica. O problema, segundo eles, é que os questionamentos não são feitos com base em argumentos científicos, mas em dogmas religiosos “disfarçados” de ciência.
Leia mais...

Soja sobe com oferta menor no Brasil e na Argentina

Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012

Preocupações com as lavouras de soja do Brasil e da Argentina por causa da falta de chuvas impulsionaram os preços da commodity na Bolsa de Chicago. Ontem, os contratos com vencimento em maio avançaram 2,19% e fecharam a US$ 14,4675 por bushel, maior nível de preço desde 31 de agosto do ano passado. Os preços da soja vêm subindo com mais intensidade desde dezembro, puxados por reduções constantes nas estimativas de produção da América do Sul. A queda da oferta no Brasil e na Argentina pode elevar a demanda dos EUA. A perspectiva se somou ontem ao fato de que os chineses continuam comprando muito, conforme relatou o governo americano na quinta-feira, ao anunciar a venda de 110 mil toneladas para a China.
Leia mais...
Folículos capilares feitos com células-tronco foram transplantados para o camundongo
Folículos capilares feitos com células-tronco foram transplantados para o camundongo

Cientistas fazem nascer cabelo humano em camundongo

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012

Cientistas japoneses conseguiram fazer com que fios de cabelo humanos nascessem nas costas de um camundongo sem pelos. Além de ser uma esperança para o tratamento da calvície, o resultado representa um avanço importante nas terapias com células-tronco.
Leia mais...