Publicado em Quarta - 14 de Dezembro de 2011

Cuiabanos vão fazer ato contra usina de Belo Monte

Cuiabanos membros do Comitê Popular em Defesa do Meio Ambiente farão, no próximo dia 17 de dezembro, uma passeata contra a construção da usina de Belo Monte, no Estado do Pará. O argumento para o ato público é que os prejuízos ambientais da construção não justificam a obra.
Leia mais...

Físicos anunciam ter "encurralado" a "partícula de Deus"

Publicado em Terça - 13 de Dezembro de 2011 | por Marília Juste e Mário Barra

Os físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) "encurralaram" a partícula conhecida como “bóson de Higgs” – apelidada de “partícula de Deus”, segundo anúncio feito nesta terça-feira (13), em Genebra, na Suíça. Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que não há dados suficientes para se confirmar que ela foi “descoberta”.
Leia mais...

Estudante cria nanopartícula para combater câncer e ganha US$ 100 mil

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2011

Uma adolescente de 17 anos é a nova ganhadora na categoria individual do Siemens Competition Math, Science & Techonology, tendo desenvolvido uma nanopartícula que poderá ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer. Angela Zhang, que levou para casa o prêmio de US$ 100 mil, apresentou o projeto intitulado "Design of Image-guided, Photo-thermal Controlled Drug Releasing Multifunctional Nanosystem for the Treatment of Cancer Stem Cells" (projeto de nanossistema multifuncional para tratamento de células tronco cancerígenas, guiado por imagens óticas e térmicas e liberação de remédio-guia, em tradução livre).
Leia mais...

Teste em acelerador de partículas ameaça base teórica da física

Publicado em Quarta - 07 de Dezembro de 2011

Um resultado obtido pelo LHC, maior acelerador de partículas do mundo, ameaça abalar as fundações da ciência sobre esses componentes elementares do Universo. E com muito charme.
Leia mais...

Força Tática retira mais uma arma das ruas de Várzea Grande

Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2011 | por Laura Petraglia

Policiais Militares da Força Tática de Várzea Grande realizaram a prisão de Adelson Felizardo de Paula Cunha, de 22 anos e Antônio Aparecido Rocha Oliveira, 21 anos, por porte ilegal de arma de fogo na noite desta sexta-feira (2).
Leia mais...
Síndrome raríssima faz com que pessoa consiga se lembrar de praticamente tudo em sua vida
Síndrome raríssima faz com que pessoa consiga se lembrar de praticamente tudo em sua vida

Ciência investiga "Googles humanos", pessoas que nunca esquecem

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2011 | por Valeria Perasso

O americano Robert Petrella tem uma memória fora do comum: ele é capaz de memorizar todos os números de telefone armazenados em telefones celulares e, ao olhar uma única fotografia de um lance de um jogo do seu time de coração, o Pittsburgh Steelers, é capaz de dizer a data da partida e o escore final.
Leia mais...

Plano tenta reconquistar os médicos

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2011 | por ANA ADÉLIA JÁCOMO

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Mato Grosso (MT Saúde) está realizando uma força-tarefa para tentar trazer de volta médicos que se recusam a prestar atendimento aos servidores que possuem o plano. Todo imbróglio se dá pelos constantes atrasos salariais que a classe vem sofrendo. Segundo a Secretaria de Estado de Administração (SAD), o presidente do MT Saúde, Gelson Smorcinski, está realizando reuniões com os médicos para tentar convencê-los a atender os pacientes.
Leia mais...

EUA: teste clínico de novo gel para prevenir aids é suspenso

Publicado em Domingo - 27 de Novembro de 2011

Um teste clínico de um novo gel vaginal para reduzir as infecções de aids foi suspenso neste sábado, depois que resultou ser menos efetivo do que se esperava, o que significa um grande revés à pesquisa para a prevenção da doença.
Leia mais...

Júlio Müller faz campanha de prevenção neste sábado

Publicado em Sábado - 26 de Novembro de 2011 | por Sissy Cambuim

Leia mais...