Publicado em Quinta - 19 de Julho de 2012 | por Leandro J. Nascimento

Soja guaxa mantém viva ameaça da ferrugem asiática em Mato Grosso

Às margens das rodovias de Mato Grosso "pequenas lavouras" de soja, plantas em estágios diferentes de crescimento e até mesmo atingindo a floração, alerta para a existência das chamadas plantas guaxas, responsáveis por manterem vivas uma das maiores ameaças ao sojicultor: a ferrugem asiática. Cenas constatadas nas últimas semanas durante ações de fiscalização pelo coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, e que dão o tom de alerta para o setor produtivo estadual. Na unidade federada o plantio da oleaginosa está proibido, atendendo ao período de vazio sanitário, um mês em vigência.
Leia mais...
Wanderlei Dias Guerra/Mapa
Soja guaxa é hospedeiro para a ferrugem asiática
Soja guaxa é hospedeiro para a ferrugem asiática

Expolucas terá leilão de gado de corte

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012

A comissão organizadora da Expolucas 2012 anunciou, esta tarde, o retorno dos leilão de gado de corte. Conforme informações do presidente da feira, Edu Pascocki, o evento será organizado pelo grupo Estância Bahia e transmitido ao vivo pelo canal Terra Viva.
Leia mais...

Cartão do Produtor estará acessível em 90 dias para o setor em MT

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012

O governo do estado de Mato Grosso deve criar em menos de 90 dias o "Cartão do Produtor". O documento será utilizado pelos produtores da agricultura e pecuária como forma de universalizar a informação e desburocratizar emissão de documentos essenciais para as atividades, como o Guia de Transporte Animal (GTA).
Leia mais...
Safra matogrossense de algodão está estimada em 937.361 toneladas, segundo Imea
Safra matogrossense de algodão está estimada em 937.361 toneladas, segundo Imea

Colheita de algodão ganha ritmo e atinge 21,3% de área em Mato Grosso

Publicado em Segunda - 16 de Julho de 2012 | por Leandro J. Nascimento

Quase 154 mil hectares da área cultivada com algodão nesta safra 2011/12 foram colhidos em Mato Grosso até a última semana. O número representa 21,3% de 722.568 hectares cultivados neste ciclo. A retirada da pluma das lavouras ganhou ritmo e deu um salto nas últimas semanas, resultado da colaboração do tempo, confirma o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia mais...

Atraso na safra de cana do Brasil pode impulsionar produtividade

Publicado em Segunda - 16 de Julho de 2012

Atrasos na colheita da safra de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil provavelmente vão impulsionar a produtividade agrícola, afirmou a trading Czarnikow nesta segunda-feira.
Leia mais...

Segunda safra de milho em MT chega a 14 milhões de toneladas

Publicado em Segunda - 16 de Julho de 2012

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou a estimativa de produção e produtividade da segunda safra de milho em Mato Grosso e a previsão é que o estado colha 14,2 milhões de toneladas do cereal. O volume é 8,4% superior ao último levantamento de safra realizado pelo Instituto, que previa inicialmente 13 milhões de toneladas de milho para Mato Grosso. E mais que o dobro da safra colhida no ano passado, que foi de 6,9 milhões de toneladas.
Leia mais...

Venda de cachaça para os EUA cresce 12,62% em 2012

Publicado em Segunda - 16 de Julho de 2012

De janeiro a junho de 2012, o volume de cachaça adquirido pelos Estados Unidos aumentou em 12,62%, se comparado aos primeiros seis meses de 2011. O setor ainda comemora o reconhecimento da bebida pelo país norte-americano como “genuinamente brasileira”, que ocorreu oficialmente durante a visita do presidente  americano Barack Obama ao Brasil, no início de abril, após mais de dez anos de negociações.
Leia mais...

Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural começa a ser desenvolvido

Publicado em Sábado - 14 de Julho de 2012 | por Leilane Alves Pereira

A Portaria nº 642, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 13 de julho, cria o Grupo de Trabalho que vai propor a estrutura de um novo sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, divulgou durante o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2012/13, no final de junho, que a proposta de criação da rede estava em estudo. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff também se manifestou a favor de um novo sistema. “O governo considera essencial para agricultura pequena, média e grande a assistência técnica e extensão rural”, disse.
Leia mais...

Produtores protestam contra ampliação de terras indígenas em 100 mil hectares

Publicado em Sexta - 13 de Julho de 2012

Diversas entidades ligadas a setor produtivo rural organizam manifestação contra ampliação da área da Terra Indígena Menkü neste sábado, 14, a partir das 7 horas, no município de Brasnorte, região do médio norte de Mato Grosso.  A base do movimento é um relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai), do ano passado, em que informa que a população desta  etnia é de 72 habitantes que vivem em 47 mil hectares. Se a ampliação for aprovada ela chegará a 147 mil hectares.
Leia mais...

Colheita da supersafra de milho chega aos 50% de área em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 13 de Julho de 2012 | por Leandro J. Nascimento

A colheita da segunda safra de milho estimada acima de 13 milhões de toneladas em Mato Grosso deu um salto nas últimas semanas no estado. De 27,2% avançou para 50,3% o tamanho da área percorrida pelas colheitadeiras, indicou nesta sexta-feira (13) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. O desempenho é 5,7 pontos percentuais maior perante 2010/11, quando eram 44,6%. Momento decisivo também para se avaliar o comportamento da produtividade nas lavouras, lembra o analista de mercado do Imea, Cleber Noronha.
Leia mais...