Publicado em Terça - 03 de Julho de 2012

Seca nos EUA pode influenciar na recuperação dos preços do milho

As lavouras de milho dos Estados Unidos estão sendo afetadas por uma onda de calor, resultando em seca e muita perda de umidade do solo. O último relatório do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) divulgou uma perda no vigor das plantas das áreas de milho e reduziu os 52% de lavouras que estavam em bom estado para 45%.  Esta diferença de sete pontos percentuais migrou para a classificação de áreas razoáveis a ruins.
Leia mais...

Preço do suíno em MT é o menor dos últimos anos

Publicado em Terça - 03 de Julho de 2012

Atualmente o valor pago ao produtor mato-grossense pelo quilo do suíno está na média de R$ 1,60, considerado o mais baixo dos últimos anos. Para o presidente da Associação de Suinocultores de Mato Grosso (Acrismat), Paulo Lucion, a medida irá minimizar a crise que assola o setor, agravada a partir do embargo russo, em julho de 2011.
Leia mais...

Dilma diz que Plano de Safra atual é o maior de todos os tempos

Publicado em Segunda - 02 de Julho de 2012 | por KELLY MATOS

A presidente Dilma Rousseff aproveitou seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta" para destacar o Plano Safra 2012/2013, lançado na última semana. De acordo com Dilma, este é o maior Plano Safra "de todos os tempos", com R$ 115,2 bilhões disponibilizados em crédito.
Leia mais...

Produção de ovinos e caprinos de MT ainda não abastece mercado interno

Publicado em Domingo - 01 de Julho de 2012 | por Priscilla Vilela

A produção de ovinos e caprinos em Mato Grosso ainda é insuficiente para abastecer o mercado interno, apesar do tamanho do rebanho avançar sobre a produção. Já são mais de um milhão de animais espalhados por centros em todo o Estado, contudo, uma média ainda pequena.
Leia mais...

Estudo vai medir a quantidade de metano liberada pelo gado de MT

Publicado em Domingo - 01 de Julho de 2012

Trinta propriedades rurais de Mato Grosso viraram tema de estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O assunto em questão é a emissão de gás metano na criação de gado. Mato Grosso, dono do maior rebanho do Brasil, com 29,1 milhões de animais, se tornou alvo de críticas e pesquisas que afirmam que a pecuária é a responsável por cerca de 20% da emissão de gás metano na atmosfera.
Leia mais...

Presidente da bancada rural avalia como positivo o Plano Safra 2012/2013

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2012 | por Joana Dantas

O presidente da bancada da agropecuária no Congresso Nacional, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), avaliou como positivo o conjunto de ações anunciado pelo governo federal para o Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, nesta quinta-feira (28.06).
Leia mais...
Alta em abates de frango marcou trimestre em MT.
Alta em abates de frango marcou trimestre em MT.

MT é o 3º do Brasil em abates de frango

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2012 | por Leandro J. Nascimento

Abate de frangos em Mato Grosso no primeiro trimestre do ano deu um salto. Cresceu 21,4% na comparação com o mesmo período de 2011. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o mês de março foram enviadas às indústrias frigoríficas 59,8 milhões de aves, ante as 49,3 milhões anteriores. O número fez a unidade concentrar a maior expansão no Centro-Oeste e o terceiro melhor desempenho em volume do Brasil.
Leia mais...
Abate de bovinos crescem no estado.
Abate de bovinos crescem no estado.

Abates de bovinos têm crescimento de 9% em Mato Grosso no trimestre

Publicado em Quarta - 27 de Junho de 2012 | por Leandro J. Nascimento

A alta de 9% no volume de abates de bovinos em Mato Grosso no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2011 elevou a participação do estado nos abates totais registrados no país. O estado é responsável por aproximadamente 16% de todas as operações desta natureza. Desempenho puxado especialmente pelo uso cada vez mais frequente de animais fêmeas.
Leia mais...

Abate de fêmeas aponta queda no rebanho de MT

Publicado em Terça - 26 de Junho de 2012

Até o mês de abril deste ano, o aumento do abate de fêmeas já é maior que o mesmo período de 2011, 19%, e corresponde a 50,2% do total de gado abatido. “O cenário indica que essa curva é crescente e acima de 20%, a redução do rebanho de Mato Grosso pode chegar a 2,0%”, analisou o diretor da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, Mauricio Campiolo. Esse cenário quebra uma sequência de aumento de quatro anos consecutivos do rebanho no estado.
Leia mais...

Colheita no Estado avança e soma 8% da área recorde

Publicado em Sábado - 23 de Junho de 2012 | por MARIANNA PERES

Depois de consolidar números históricos em 2012, o milho segunda safra plantado, em Mato Grosso, pode adicionar mais um recorde à temporada: uma produtividade jamais vista. Conforme o saldo dos primeiros hectares colhidos, a safra apresenta um rendimento médio de 160 sacas, volume que supera em quase 84% a projeção, já revisada para cima, em 87 sacas por hectare. No início deste mês, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) havia ajustado a estimativa de produtividade de 84 sacas para 87, ante uma média de 67 do ano passado, ano marcado por adversidades climáticas.
 
Leia mais...