Noticias Agronegócios
Incra fortalece produção agroextrativista em Melgaço (PA)
As 462 famílias residentes no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ilha Grande de Laguna, em Melgaço, na Ilha do Marajó (PA), receberam, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), diversos equipamentos para apoio à produção agrícola e extrativista, comprados através de mais de R$ 8 milhões em recursos do crédito fomento.
Frigoríficos do grupo Pantanal suspenderam as atividades em MT
Três unidades localizadas no Estado, sendo uma em Várzea Grande, uma em Rondonópolis e outra em Juara deixarão de abater bovinos. Com o fechamento, 850 funcionários perdem o emprego e cerca de 2 mil pecuaristas terão de procurar outras unidades para enviar os animais. As plantas, juntas, abatiam 1,5 mil cabeças por dia. Com este fechamento, sobe para 13 o número de plantas em Mato Grosso que estão com as operações paralisadas, um comprometimento de 33,3% do parque industrial do Estado.
Grande oferta de reprodutores Guzerá PO
O Guzerá Villefort prepara uma grande venda de reprodutores Guzerá, agendada para o dia 27 de julho, às 21 horas, pelo Canal Rural. O promotor do evento, Virgílio Villefort, criador mineiro que vem se destacando na seleção de animais puros e também em projetos de cruzamento, informa que serão leiloados 120 reprodutores melhoradores Guzerá PO registrados, mochados para facilitar o manejo.
MT vende apenas 86% da soja 09/10
Com avanço de nove pontos percentuais durante o mês de junho – o equivalente a pouco mais de 6 milhões de toneladas –, a comercialização da safra brasileira 09/10 de soja alcançou 74% dos 67,4 milhões de toneladas estimados para este ciclo, segundo levantamento da AgRural.
Incra/AC abre chamada pública para prestadoras de assistência técnica
A Superintendência Regional do Incra no Acre recebe até o dia 10 de agosto propostas de entidades que trabalham com assistência técnica e extensão rural. Uma chamada pública está aberta desde o dia 8 deste mês para seleção e contratação de instituições desse setor interessadas em prestar serviços ao programa de Assistência Técnica Social e Ambiental (Ates) do Incra, além da elaboração de planos de desenvolvimento sustentável de assentamentos.
Incra concede créditos a 60 famílias assentadas no Oeste do Pará
A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará concedeu o Crédito Apoio Inicial, no valor de R$ 116.687,00 para o Projeto de Assentamento (PA) Baixão, no Município de Monte Alegre (PA). Os recursos foram revertidos em ferramentas agrícolas e de pesca, além de bens de uso doméstico, de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias. A entrega ocorreu no domingo (11), beneficiando 60 famílias.
Clonagem in vitro apressa produção de mudas de pupunheira
Um novo protocolo de clonagem in vitro utiliza a nervura central das folhas não expandidas, localizadas no palmito, para multiplicar pupunheiras de características superiores. Beneficiária direta dos programas de melhoramento, a micropropagação é capaz de produzir material uniforme em larga escala, oferecendo também mudas de alta qualidade fitossanitária ao setor produtivo. Desenvolvida pela equipe de pesquisas da Embrapa Rondônia, a previsão é que a técnica seja publicada dentro de algumas semanas.
Chega ao Brasil praga que causa perdas de 75% de produção em outros países
O ácaro vermelho é uma praga que causa amarelamento e necrose nas folhas e frutos das culturas em que ataca. Ela já é conhecida em vários países do mundo e chega a causar perdas de até 75% de produtividade, como foi o caso da produção de coco de Trinidad e Tobago. O ácaro foi detectado pela primeira vez no Brasil em julho de 2009, no município de Boa Vista, capital do estado de Roraima, mas se espalhou para outros municípios da região e a preocupação, agora, é que o ácaro vermelho ultrapasse as fronteiras de Roraima e ataque plantações de outros Estados do País.
Programa pioneiro do Governo do Estado fortalece agricultura familiar
Fazer a diferença. Esse tem sido o papel do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), na vida de muitos produtores da região. Visando o fortalecimento da agricultura familiar local, o governo tem realizado ações que beneficiam e dão sustentação à produtividade dos agricultores. Para tanto, os investimentos do Governo de Mato Grosso foram revertidos em equipamentos que no dia a dia proporcionam o estímulo das atividades nas comunidades rurais.
Safrinha: Queda fica mais evidente em MT
O Imea reafirma mais uma vez a revisão dos índices de produtividade para a safrinha estadual. O rendimento por hectare passa de 5.074 mil kg para 4.099 mil kg, redução de 19,2%.
