Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Brasília

Brasil tem 10.274 casos confirmados de sarampo

Os surtos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, país com surto da doença desde 2017.

Leia mais...
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa libera registro de genérico para combater infecções

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Brasília

Outro benefício da concessão do registro, de acordo com o comunicado, é a redução do custo do tratamento, já que medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do medicamento de referência.

Leia mais...

No verão, é preciso ficar atento para manter disposição e hidratação

Publicado em Terça - 08 de Janeiro de 2019 | por Beatriz Filho/esDiário de Cuiabá

Além disso, a água é essencial no processo de filtragem do sangue que acontece nos rins e tem como resultado o xixi, um líquido com impurezas e excessos retirados do corpo. A consistência das fezes também varia de acordo com a quantidade de água ingerida. Mas e quem não gosta de beber água? Existem opções. As especialistas reforçam que as nossas fontes de hidratação são variadas: há água em legumes, frutas e verduras.

Leia mais...

SUS oferece novo tratamento para pacientes com degeneração da retina

Publicado em Terça - 08 de Janeiro de 2019 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Brasília

Os dois novos procedimentos devem atender pacientes a partir dos 60 anos, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade. O medicamento antigiogênico é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos. A proposta é detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina.

Leia mais...
Cerca de 20 milhões de brasileiros fumam, de acordo com dados oficiais
Cerca de 20 milhões de brasileiros fumam, de acordo com dados oficiais

20 milhões fumam e médico afirma que, para parar, só decisão própria funciona

Publicado em Sábado - 05 de Janeiro de 2019 | por Vinicius Lemos/RD News

No Brasil, segundo dados divulgados em 2018 pelo Ministério da Saúde, há cerca de 20 milhões de fumantes. O número representa redução entre os consumidores de cigarro no País, quando comparado a períodos anteriores. Em 2006, o número de fumantes representava 15,7% da população, enquanto em 2017 foi equivalente a 10,1% dos brasileiros.

Leia mais...

Casos de chikungunya crescem 261,3% em MT

Publicado em Quinta - 03 de Janeiro de 2019 | por Diário de Cuiabá

Conforme dados da Ses, enquanto no ano passado foram registrados 3.942 casos da chikungunya, até o dia 28 deste mês o Estado contabilizava 14.243 ocorrências da enfermidade, o que corresponde a uma incidência de 431 casos por 100 mil habitantes.

Leia mais...
O veneno da jararaca responde por cerca de 70% dos acidentes com serpentes peçonhentas no estado paulista - Fio Cruz/Direitos Reservados
O veneno da jararaca responde por cerca de 70% dos acidentes com serpentes peçonhentas no estado paulista - Fio Cruz/Direitos Reservados

Substância encontrada em frutas pode ajudar contra picada de jararaca

Publicado em Domingo - 23 de Dezembro de 2018 | por Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil São Paulo

A rutina é um flavonoide que serve de pigmento a diversos vegetais e frutas, tais como cerejas, framboesas e maçãs, dando a eles cores vibrantes, com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Leia mais...

Cirurgias espirituais com cortes ocorrem em vácuo legal no país

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Claudia Collucci/Especial Diário de Cuiabá

Há inúmeros vídeos na internet e de reportagens de TV em que ele aparece raspando os olhos de pessoas ou extirpando nódulos do nariz e outras partes do corpo com facas e outros instrumentos.

Leia mais...

Menos de 30% dos inscritos no Mais Médicos se apresentaram em MT

Publicado em Sábado - 15 de Dezembro de 2018 | por Diário de Cuiabá

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT), do total que já compareceram, 12 já estão homologados no sistema, ou seja, já iniciaram suas atividades e 18 já estão nos municípios e devem iniciar os trabalhos nos próximos dias. Dentre as vagas já homologadas, oito são de Tangará da Serra, município que contava 15 médicos cubanos, além de Cáceres (2), Nova Mutum (2), Chapada dos Guimarães (2), Peixoto de Azevedo (2), Canarana, Confresa, Vila Rica, Várzea Grande, Cotriguacu, Diamantino, Juína, Nova Canaa do Norte, estes últimos com uma vaga. Já com a validação deferida a ser homologada estão outras vagas em Tangará da Serra, Claudia, Distrito Sanitário de Cuiabá, Nova Olímpia, Rondonópolis e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Leia mais...

Disputa pela nova mesa da assembleia está acirrada

Publicado em Sexta - 14 de Dezembro de 2018 | por Diário de Cuiabá

Após tentativa fracassada de unir forçar com o deputado Guilherme Maluf (PSDB) a fim de lançar uma chapa para disputar a eleição contra o atual presidente devido a sua indefinição sobre os componentes de seu grupo, a parlamentar perdeu forças e alguns aliados.

Isto porque, assim que eles ensaiaram formar uma chapa concorrente, Botelho chamou o parlamentar tucano para conversar, o que o fez retroagir da ideia.

Leia mais...