Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Claudia Collucci/Especial Diário de Cuiabá

Cirurgias espirituais com cortes ocorrem em vácuo legal no país

Há inúmeros vídeos na internet e de reportagens de TV em que ele aparece raspando os olhos de pessoas ou extirpando nódulos do nariz e outras partes do corpo com facas e outros instrumentos.

Leia mais...

Menos de 30% dos inscritos no Mais Médicos se apresentaram em MT

Publicado em Sábado - 15 de Dezembro de 2018 | por Diário de Cuiabá

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Ses/MT), do total que já compareceram, 12 já estão homologados no sistema, ou seja, já iniciaram suas atividades e 18 já estão nos municípios e devem iniciar os trabalhos nos próximos dias. Dentre as vagas já homologadas, oito são de Tangará da Serra, município que contava 15 médicos cubanos, além de Cáceres (2), Nova Mutum (2), Chapada dos Guimarães (2), Peixoto de Azevedo (2), Canarana, Confresa, Vila Rica, Várzea Grande, Cotriguacu, Diamantino, Juína, Nova Canaa do Norte, estes últimos com uma vaga. Já com a validação deferida a ser homologada estão outras vagas em Tangará da Serra, Claudia, Distrito Sanitário de Cuiabá, Nova Olímpia, Rondonópolis e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Leia mais...

Disputa pela nova mesa da assembleia está acirrada

Publicado em Sexta - 14 de Dezembro de 2018 | por Diário de Cuiabá

Após tentativa fracassada de unir forçar com o deputado Guilherme Maluf (PSDB) a fim de lançar uma chapa para disputar a eleição contra o atual presidente devido a sua indefinição sobre os componentes de seu grupo, a parlamentar perdeu forças e alguns aliados.

Isto porque, assim que eles ensaiaram formar uma chapa concorrente, Botelho chamou o parlamentar tucano para conversar, o que o fez retroagir da ideia.

Leia mais...
Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya. — Foto: LM Otero/Arquivo/AP Photo
Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da zika, dengue e chikungunya. — Foto: LM Otero/Arquivo/AP Photo

MT tem 98 municípios em situação de alerta ou com risco de surto dengue, zika e chikungunya

Publicado em Sexta - 14 de Dezembro de 2018 | por G1 MT

Entre os municípios que apresentaram o maior índice de infestação predial estão Cláudia (19,5), Nova Nazaré (14) e Santo Afonso (12). Por outro lado, o resultado em São Félix só Araguaia, Cocalinho, Apiacás, Curvelândia apontou índice de zero.

Em todo o país, 5.358 municípios, 96,2% da totalidade de cidades, realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 5.013 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha.

Leia mais...

Dar alimento favorece proliferação de pombos nas ruas

Publicado em Quinta - 13 de Dezembro de 2018 | por Diário de Cuiabá

Pensando nisso, um projeto de lei foi aprovado na Câmara de Cuiabá e prevê multa de R$ 200 para as pessoas que alimentarem esses animais nas praças e em outros locais públicos da cidade, além de prevê orientação à população sobre os riscos que podem trazer à saúde humana.

Leia mais...

Mulher de 29 anos morre com suspeita de meningite bacteriana

Publicado em Segunda - 10 de Dezembro de 2018 | por Fabiana Mendes/Olhar Direto

A jovem deu entrada no hospital por volta das 11 horas do domingo, depois de passou mal em sua residência. Rapidamente ela teve uma parada cardiáca, não resistiu e foi a óbito.

Segundo informações da unidade hospitalar, ainda não se tem muitas informações sobre o caso da jovem, pois seu quadro de saúde evoluiu muito rápido para o óbito. O hospital ficou de emitir uma nota de esclarecimento sobre o caso ainda hoje.

Leia mais...

Brasil enfrenta desafios para controlar mercúrio na natureza

Publicado em Sábado - 08 de Dezembro de 2018 | por Por Débora Brito - Repórter da Agência Brasil

A organização estima que a atividade ilegal de garimpo de ouro libera entre 7,5 e 60 toneladas de mercúrio por ano nas águas e solos de importantes ecossistemas do país. A exploração também provoca a liberação de um volume ainda maior de mercúrio na atmosfera, de acordo com o levantamento.

O estudo foi feito em parceria com a ONU Meio Ambiente e indica que pesquisas científicas já registraram a contaminação de pessoas e peixes na Amazônia. No ano passado, um dos estudos do WWF revelou que 81% dos peixes coletados na região do Parque Nacional Tumucumaque, no Amapá, estavam contaminados com mercúrio.

Leia mais...

Mais de 300 mulheres fazem exames de mamografia em projeto social

Publicado em Terça - 04 de Dezembro de 2018 | por Da Assessoria/Dialum

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Leia mais...

Se vivermos 100 anos, todo homem terá câncer de próstata, afirma urologista

Publicado em Sábado - 01 de Dezembro de 2018 | por Ana Flávia Corrêa/GD

No caso de pessoas negras ou que tenham casos da doença na família, o ideal é que o exame seja feito a partir dos 45 anos, já que a possibilidade de incidência do câncer aumenta. Não existe uma causa comprovada que explique o motivo de seu surgimento. No entanto, segundo Garcia, pode ser um fator de alimentação ou citogenético.

Leia mais...

Em MT, 24% das vagas preenchidas são por médicos do PSF

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2018 | por Da Reportagem

Com base em dados repassados pelo MS, a Secretaria de Estado de Saúde informou que do total de vagas, 24 (18,2%) foram preenchidas por profissionais que já atendiam em municípios mato-grossenses pelo PSF. Já oitos médicos (6%), são de outros estados, onde também já atuam pela estratégia da saúde da família.

Leia mais...