Publicado em Quarta - 10 de Novembro de 2010 | por Fabrício Escandiuzzi

Menino de 3 anos morre ao receber injeção em hospital de SC

Um menino de três anos morreu na noite desta terça-feira após receber a aplicação de uma injeção em um hospital da cidade de Tubarão, localizada a 160 quilômetros ao sul de Florianópolis.
Leia mais...

Estudo liga uso de analgésicos na gravidez a malformações em meninos

Publicado em Terça - 09 de Novembro de 2010

O uso prolongado de paracetamol e outros analgésicos durante a gravidez pode trazer riscos à saúde de bebês meninos, segundo especialistas.
Leia mais...

Tabagismo: alerta para o fumo passivo

Publicado em Terça - 09 de Novembro de 2010

Os malefícios do cigarro não se restringem a afetar apenas a saúde dos fumantes. Conforme a dra. Irma de Godoy, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as pessoas que os rodeiam são afetadas da mesma forma. Apenas o que muda é a intensidade da exposição aos agentes nocivos.
Leia mais...

CES/MT debate amanhã os Relatórios de Gestão Trimestrais referentes à 2010

Publicado em Terça - 09 de Novembro de 2010 | por Jaqueline Siqueira

O Pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) deliberou pela realização de Reunião Extraordinária, amanhã (10), que terá como tema a Apresentação, discussão e aprovação dos Relatórios de Gestão Trimestrais do ano de 2010. A reunião tem início às 14hs, na sala Ipê, do Hotel Mato Grosso Palace, sito à Rua Joaquim Murtinho, 170 – Centro, em Cuiabá/MT.
Leia mais...

Nortão: médicos dizem que retomarão atendimentos após pagamento total

Publicado em Terça - 09 de Novembro de 2010 | por Karoline Kuhn

Os 44 médicos do Hospital Regional de Colíder (160 km de Sinop) devem normalizar os atendimentos na unidade apenas quando todo o repasse do título de interiorização (complementação salarial) e de plantões forem realizados. A afirmação é do diretor clínico da unidade, Marcelo Sanson. "A Secretaria está fazendo repasses de forma gradual. Enquanto não totalizarem todos os débitos, pelo menos até setembro, pendentes, a greve continua", afirmou, ao Só Notícias.
Leia mais...

Conselho promove seminário para instruir médicos sobre o combate ao uso do crack

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010

O aumento excessivo do uso de crack no país tem deixado a categoria médica em alerta. Os médicos querem criar diretrizes eficazes para o tratamento da dependência do uso de crack. O assunto será debatido durante o I Seminário Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro será realizado em Brasília, no dia 25 de novembro. As inscrições para o Seminário já estão abertas e são gratuitas.
Leia mais...

Estudo oferece novas pistas sobre vacina contra a Aids

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010

Ligeiras diferenças em cinco aminoácidos numa proteína chamada HLA-B podem explicar por que certas pessoas resistem ao vírus HIV, disseram pesquisadores dos EUA na quinta-feira (4), num estudo que fornece novas pistas sobre como produzir uma vacina para prevenir a Aids.
Leia mais...

Indústria do tabaco tenta barrar diretrizes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010

A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT)  denuncia a pressão da indústria do tabaco  para que não haja regulamentação em relação aos sabores e aromatizantes adicionados aos cigarros, o que será discutido de 15 a 20 de novembro, na 4a Seção da Conferência das Partes (COP4) da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, no Uruguai. A COP 4 tratará, entre outros, dos artigo 9 e 10 da CQCT, que visam a regulamentação do conteúdo dos produtos de tabaco e  a divulgação de informações para o consumidor, respectivamente.
Leia mais...

Campanha de combate ao câncer de mama segue até dia 6 novembro em MT

Publicado em Quinta - 04 de Novembro de 2010

Durante o mês de outubro, Mato Grosso participou pela primeira vez do movimento internacional de combate ao câncer de mama, denominado Outubro Rosa. O objetivo é alertar sobre a gravidade do problema e disseminar informações sobre o diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura da doença.
Leia mais...
Hoje, a medicina tem pouco a oferecer a pacientes com resfriado comum.
Hoje, a medicina tem pouco a oferecer a pacientes com resfriado comum.

Descoberta sobre anticorpos pode levar à cura do resfriado

Publicado em Quarta - 03 de Novembro de 2010

Cientistas britânicos dizem que uma mudança fundamental no entendimento de como o corpo combate infecções virais pode auxiliar o combate a doenças causadas por vírus - entre elas, o resfriado comum.
Leia mais...