Publicado em Quarta - 24 de Novembro de 2010

Mais de 3 milhões de viciados em drogas injetáveis estão infectados pelo HIV

Cerca de 16 milhões de pessoas no mundo consomem drogas por via intravenosa, das quais 3 milhões estão infectadas pelo vírus da Aids, divulgou nesta quarta-feira a Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC, na sigla em inglês), prestes a organizar o Dia Mundial Contra a Aids, em 1º de dezembro. 
Leia mais...

Beijo Azul pela Vida: participe você também!

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

A Associação de Hipertensão Arterial Pulmonar do Reino Unido, com apoio da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e de diversas entidades no mundo inteiro, lançou uma campanha global denominada “Dê um beijo pela HP”. O objetivo é chamar a atenção para a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), uma doença grave nas artérias que ligam os pulmões ao coração.
Leia mais...

Estado realiza II Fórum para Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), realiza, nos dia 25 e 26 de novembro, o II Fórum para Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado à Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, no bairro Coophema, em Cuiabá.
Leia mais...

Brasil tem um terço dos portadores de HIV na América Latina, diz ONU

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

A pesquisa, realizada pelo programa das Nações Unidas para a Aids (Unaids), também indica que 1,2 milhão de anos de vida de pacientes contaminados pelo HIV foram ganhos no Brasil entre 1996 e 2009, graças ao tratamento antirretroviral.
Leia mais...

Cientistas alertam para riscos cardíacos do alcoolismo "de fim de semana"

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

O consumo excessivo de álcool concentrado nos fins de semana dobra os riscos de se morrer de parada cardíaca com relação a um consumo continuado, revelou um estudo comparativo feito na França e na Irlanda do Norte e publicado na edição on-line do British Medical Journal.
Leia mais...

Estudo: Beber muito álcool de uma vez só dobra os riscos de ter infarto

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

Quem consome álcool em excesso somente nos fins de semana tem duas vezes mais chances de sofrer uma parada cardíaca do que as pessoas que bebem continuamente. Essa é a conclusão de um estudo feito na França e Irlanda do norte e publicado nesta quarta-feira (23) na revista científica British Medical Journal, do Reino Unido.
Leia mais...

Estudo sobre problemas cardíacos mostra vantagens e desvantagens de remédio

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

O maior estudo jamais realizado sobre insuficiência cardíaca descobriu que uma droga promissora não é perigosa, como se temia. O mesmo estudo também indica que a droga, nesiritide, não parece ser especialmente eficaz.
Leia mais...

Ressonância magnética pode ajudar mulheres com alto risco de câncer de mama

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010

Um estudo conduzido pela Universidade Erasmus, em Roterdã, Holanda, concluiu que mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama --seja por histórico familiar ou mutações genéticas-- podem ser beneficiadas se realizarem exames anuais de ressonância magnética.
Leia mais...

Tour pelo Pulmão: Instalação gigante leva informação às pessoas

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010

Para levar à população informações importantes sobre o pulmão e os principais tipos de doenças relacionadas a ele, a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso (SBPT/MT) realiza, em parceria com a Unimed Cuiabá, o Tour pelo Pulmão. Entre os dias 28 de novembro e 05 de dezembro, será disposta, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, uma instalação inflável com 190 m², composta por sete salas que reproduzem a estrutura de um pulmão humano e apresentam, de forma realista, as principais doenças.
Leia mais...

Ministério da Saúde firma acordos com universidades brasileiras e com Cuba para ações de saúde no Haiti

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010

O Ministério da Saúde formalizou nesta segunda-feira (22), em Porto Alegre, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) um projeto para organização da rede de serviços e fortalecimento dos territórios sanitários do Haiti, nos moldes do Sistema Único de Saúde. O convênio foi assinado nesta manhã pelo reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto e pelo coordenador do comitê gestor em saúde Brasil-Cuba- Haiti, Carlos Felipe D’Oliveira. Todas as atividades serão organizadas com a colaboração das equipes de saúde do Haiti e de Cuba, formada por médicos, enfermeiros e epidemiologistas.
Leia mais...