Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010

Chances de sobrevivência de siameses são baixas

Não há estudos brasileiros sobre os desfechos das cirurgias de separação de gêmeos siameses. Também não se sabe qual a média de sobrevivência daqueles que não podem ser separados.
Leia mais...

Belém sedia o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010

Com o tema “Ciência e Saúde Ambiental – Teorias, Metodologias e Práxis”, será realizado, de 6 a 10 de dezembro, em Belém/PA, o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST/SVS/MS) e o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS), ambos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Leia mais...

Resista aos exageros de fim de ano

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

Dezembro é um mês que já começa com festas e termina com as comemorações de Natal e Réveillon. Quem exagera invariavelmente começa o ano novo com uns quilinhos extras e uma boa dose de sentimento de culpa por não ter se controlado. Mas é possível planejar o cardápio e adotar uma nova atitude desde já, pensando mais na saúde.
Leia mais...

Estudo associa aborto espontâneo a maior risco de ataque cardíaco

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

Pesquisadores alemães descobriram que a recorrência de abortos espontâneos em mulheres está relacionada a problemas cardíacos. Publicado na revista científica Heart, o estudo mostrou que mulheres que abortaram mais de três vezes têm um risco cinco vezes maior de ter um ataque cardíaco.
Leia mais...

Crack e cocaína podem levar à perda de visão

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

Enquanto o uso de cocaína refinada vem sendo combatido mundialmente, em forma de crack a droga já fez mais de meio milhão de dependentes no Brasil, com índice de morte em torno de 30% em cinco anos, no máximo. Além da rápida dependência e de alterações cerebrais muito importantes, o usuário pode até mesmo perder a visão.
Leia mais...

MT tem 3 cidades com mais casos de HIV no país

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010 | por Raquel Ferreira

Três cidades de Mato Grosso estão entre os municípios com maior incidência de contaminação pelo vírus HIV do Brasil. No Estado foram registrados 7.615 casos desde 1980 e 166 somente em 2010, conforme Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde ontem, Dia Mundial de Combate à Aids. Cuiabá detém 32% dos diagnósticos deste ano, com 54 casos.
Leia mais...

Casos de dengue chegam a 43,5 mil em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010 | por Karoline Kuhn

De janeiro até hoje, 43.573 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso. O número é inferior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, quando atingiram 49.703 registros. Do total contabilizado neste ano, 921 são considerados graves. Há ainda 60 mortes notificadas, sendo que 53 foram confirmadas e outras 7 estão sob análise.
Leia mais...

Café pode aliviar sintomas da asma, indica pesquisa

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010

A cafeína é conhecida mais como uma bebida estimulante do que um remédio caseiro, mas por anos os cientistas se perguntam se a cafeína pode trazer benefícios para pessoas com asma.
Leia mais...

Em 20 anos, aids mata 209 jovens em MT

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010

Nos últimos 21 anos 209 jovens entre 15 e 24 anos morreram por causa da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em Mato Grosso. A ascensão da doença nesta faixa etária preocupa, pois são pessoas mais suscetíveis ao relacionamento com vários parceiros e ao consequente risco da contaminação. No Dia Mundial de Luta contra à doença, ações de prevenção e educativas para combate à discriminação serão realizadas no Estado.
Leia mais...

Remédios contra Aids prolongam vida, mas ainda causam graves efeitos colaterais

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010 | por Camila Neumam

A popularização da camisinha e o acesso aos coquetéis antirretrovirais (remédios que têm a função de impedir a multiplicação do vírus HIV no organismo) deram uma face mais amena à Aids para as novas gerações. Tanta facilidade, no entanto, abriu caminhos para a falta de prevenção e de consciência de que a doença ainda mata e cria limitações físicas e sociais. Esse comportamento é reflexo do aumento de casos de Aids entre os adolescentes brasileiros.
Leia mais...