Publicado em Quinta - 16 de Dezembro de 2010

Cuidados na gravidez favorecem a saúde dos ossos dos filhos

Uma dieta balanceada durante a gravidez é um verdadeiro presente para a saúde dos ossos da garotada, que no futuro, pode evitar doenças como a osteoporose, por exemplo. Isso é o que dizem pesquisadores da Universidade de Southampton, do Reino Unido, que avaliaram quase 200 gestantes, considerando dois padrões gerais: um da dieta saudável, rica em frutas e hortaliças, iogurte, pão de trigo integral e cereais; e outra, menos saudável, com bastante gordura, açúcar, pão branco, carne processada, vegetais enlatados e refrigerantes.
Leia mais...

Saúde cria primeiro cadastro nacional de estudos clínicos

Publicado em Quinta - 16 de Dezembro de 2010

A primeira plataforma brasileira com o cadastro de pesquisas clínicas realizadas em seres humanos estará disponível na internet. Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), lançou a nova ferramenta, em Brasília. Além da divulgação de estudos, o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBEC – www.ensaiosclinicos.gov.br) servirá também para recrutar voluntários que queiram participar das pesquisas sobre tratamentos, medicamentos, análise de procedimentos, entre outros temas da saúde.
Leia mais...

Verão aumenta riscos no trânsito

Publicado em Quinta - 16 de Dezembro de 2010

Que a claridade do sol levanta o ânimo todo mundo sabe, mas nas viagens de férias pode se transformar em um verdadeiro desastre se os motoristas não tomarem alguns cuidados. A pesquisa Saúde 2009 que acaba de ser divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que em 2008 os acidentes de trânsito responderam por 26,9% das mortes violentas entre homens e 30% das ocorrências entre mulheres. 
Leia mais...

Profissionais do Samu voltam a cogitar greve

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010 | por Dhiego Maia

Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) podem entrar em greve caso o projeto de lei que prevê reajuste salarial e os adicionais de insalubridade, noturno e periculosidade não seja votado em plenário antes do recesso parlamentar programado para acontecer nesta quinta-feira. A categoria pressiona para que, depois de votado, o projeto siga para sanção do governador do Estado, Silval Barbosa.
Leia mais...

Morte de crianças ainda é alta em MT

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010 | por Carolina Holland

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde revela que Mato Grosso foi um dos estados que menos teve redução no índice de mortalidade infantil entre os anos de 1990 e 2008. A pesquisa Saúde Brasil 2009 aponta que, no período, o Brasil teve queda de 57,6% na mortalidade infantil, com a taxa caindo de 47,1 para 19 mortes a cada mil nascidos vivos, enquanto que no Estado a redução foi de 4,1%.
Leia mais...

Brasileiros estão morrendo mais de diabetes e câncer

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010

Os brasileiros estão morrendo cada vez menos de doenças respiratórias e cardiovasculares e cada vez mais de câncer e diabetes, diz estudo divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.
Leia mais...

Derrame continua no topo das causas de morte; homicídio cai para o 4º lugar

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010

As doenças cerebrovasculares, como o derrame, são a principal causa de morte no Brasil. Em segundo lugar, vêm os infartos cardíacos e, em terceiro, diabetes, mostra o estudo do Ministério da Saúde divulgado ontem com base em dados de 2008, os mais recentes disponíveis.
Leia mais...

Vacina antidengue será testada em SP no próximo ano

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010

De acordo com o Instituto Butantan, a vacinação é a primeira fase dos testes clínicos. Segundo o diretor médico de ensaios clínicos do instituto, Alexander Roberto Precioso, a vacina está sendo produzida desde 2008 em parceria com o INH (Instituto Nacional de Saúde) dos EUA.
Leia mais...
Pessoas sem dormir são consideradas menos atraentes
Pessoas sem dormir são consideradas menos atraentes

"Sono de beleza" não é mito, diz estudo

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010

Um estudo sueco publicado na revista especializada British Medical Journal diz que a ideia de que as pessoas precisam de um "sono de beleza" está correta.
Leia mais...

Crianças que moram em apartamento estão mais expostas ao fumo

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010

Crianças que vivem em apartamentos têm 45% mais exposição ao fumo do que em casas, indica um estudo americano publicado na revista "Pediatrics". A informação foi publicada no site da "BBC News".
Leia mais...