Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

Dengue começa retração em MT, porém já provocou 40 óbitos

A dengue está diminuindo seu ritmo de avanço em Mato Grosso este ano, segundo a comparação dos últimos três boletins estaduais divulgados. O último aumento registrado no número de notificações foi quando o total de 29.916 casos subiu para 32.551 na penúltima semana analisada (diferença superior a 2,6 mil casos). Já os números da última semana, divulgados ontem pela Saúde Estadual (SES), apontam o crescimento dos casos para 33.598 (diferença de apenas 1.047).
Leia mais...

Termina hoje imunização de jovens contra gripe A

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

Termina hoje a terceira etapa de vacinação contra influenza H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. Nessa fase, estão sendo vacinados os jovens entre 20 e 29 anos e aquelas pessoas das fases anteriores que não tinham se vacinado, além de bebês e gestantes da etapa anterior. A partir de amanhã, devem procurar os postos de saúde todos os idosos, acima de 60 anos com algum tipo de doença crônica. Neste sábado, os postos de saúde dos 141 municípios do Estado estarão participando do dia “D” de imunização contra a doença, das 8h às 17 horas.
Leia mais...

Típica família indígena tem mãe obesa e filho anêmico, revela levantamento

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Denise Madueño/Ligia Formenti

A nova família indígena é composta por uma mãe com excesso de peso, mas anêmica, com filhos também anêmicos, sem carteira de vacinação em dia, vítima frequente de diarreia e problemas respiratórios. O retrato está revelado no 1.º Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, o diagnóstico mais abrangente feito sobre saúde, cotidiano e condições de vida e de consumo dos índios no País, ao qual o "Estado" teve acesso.
Leia mais...

Mato Grosso: 4ª etapa de vacinação contra gripe A começa sábado

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Karoline Kuhn

A quarta etapa da campanha de imunização contra gripe A (H1N1) começa neste sábado, em todo o país. Em Mato Grosso, todos os postos de saúde dos 141 municípios estarão atendendo, segundo informa a Secretaria Estadual de Saúde. Nesta fase, que terminará no dia 7, o grupo prioritário corresponde aos idosos portadores de doenças crônicas. A meta é a imunização de pouco mais de 45 mil pessoas.
Leia mais...

Mais de 600 pessoas foram vacinadas contra H1N1 em Diamantino

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Roberto Abib

Nesta sexta-feira (23), termina a etapa de vacinação contra a gripe H1N1 do grupo com faixa etária de 20 a 29 anos. De acordo com a enfermeira do Posto de Saúde Central de Diamantino, Eliete Miquelote, às 11 horas da manhã, foram contabilizados 658 pessoas vacinadas. “O número é satisfatório, o município aceitou muito bem a campanha”,explica a enfermeira, que alerta toda a população que ainda não tenha tomado a vacina para comparecer até às 5 da tarde de hoje no posto central do município.
Leia mais...

Vem aí a 7ª edição do Congresso Paulista de Anestesiologia

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

De 3 a 6 de junho de 2010 será realizado o 7° COPA, organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP). O evento, sucesso em todas as edições anteriores, ocorrerá no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, e conta com a participação de grandes nomes da anestesiologia nacional e internacional.
Leia mais...

Composto é eficaz contra hepatite C

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010 | por Alexandre Gonçalves

Uma substância descrita na última edição da revista científica Nature apresentou grande eficácia contra o vírus da hepatite C. O composto, batizado de BMS-790052, impede a replicação do microrganismo e poderá ser um dos principais ingredientes de um futuro coquetel contra a doença.
Leia mais...

País pode ter até 3,5 milhões de casos da hepatite C

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

O presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, Carlos Varaldo, aponta a existência de 3,5 milhões de infectados com o vírus da hepatite C no Brasil. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde aponta cerca de 1 milhão de infectados nas capitais brasileiras, segundo levantamento realizado pelo Instituto do Fígado de Pernambuco.
Leia mais...
Maddox após o corte de cabelo (Foto: 2010Eastnews/Peter Lawson)
Maddox após o corte de cabelo (Foto: 2010Eastnews/Peter Lawson)

Pais descobrem leucemia em filho graças a corte de cabelo "moicano"

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

A família de um menino britânico de 3 anos descobriu que ele sofria de leucemia graças a um corte de cabelo "moicano", inspirado no do jogador de futebol inglês David Beckham.
Leia mais...
O resveratrol, contido nas sementes de uvas, protege células do cérebro pós-derrame
O resveratrol, contido nas sementes de uvas, protege células do cérebro pós-derrame

Vinho tinto pode proteger o cérebro dos prejuízos do derrame

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que a ingestão de um composto presente na pele e sementes de uvas vermelhas ajuda a minimizar os danos causados por um derrame.
Leia mais...