Publicidade

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

Grávidas e jovens têm até o dia 23 para tomar vacina contra gripe suína

Grávidas, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas (veja lista abaixo) e com idades entre 20 a 29 anos têm até o próximo dia 23 para receber a vacina contra a gripe A (H1N1) --a gripe suína. Elas devem procurar unidades básicas de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 36 mil postos de imunização no país. Na Grande São Paulo, são mais de 1.200 postos.
Leia mais...

Oleaginosas diminuem risco de Mal de Alzheimer, diz estudo

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010

Uma dieta rica em frutos oleaginosos (como castanhas, nozes e amêndoas), peixe e legumes diminui significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.
Leia mais...

Baixa adesão à vacina faz governo estudar prorrogação da campanha

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010 | por Lígia Formenti

Assustado com a baixa adesão ao programa de vacinação, o governo estuda prorrogar a campanha contra gripe suína. Números reunidos até segunda-feira mostram que 20,4 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença, o que representa apenas 34,8% do público-alvo. Um desempenho abaixo do esperado, mesmo após o dia D, esforço feito no sábado para tentar ampliar o comparecimento aos postos.
Leia mais...
Leon, de 5 anos, pesa 65,9 kg
Leon, de 5 anos, pesa 65,9 kg

Menino obeso de 5 anos retrata geração que "pode morrer antes dos pais"

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010

A luta de um menino de 5 anos contra a obesidade mórbida foi o destaque de um documentário da BBC sobre uma epidemia de males infantis que poderiam ser evitados e que, segundo médicos, podem levar integrantes da atual geração de crianças britânicas a morrer antes de seus pais.
Leia mais...
Cérebro de mulheres saudáveis ativa a identidade e a autorreflexão quando veem imagens de mulheres gordas
Cérebro de mulheres saudáveis ativa a identidade e a autorreflexão quando veem imagens de mulheres gordas

Medo de engordar gera "alerta" em cérebro de mulheres

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010

Pesquisadores da Universidade Brigham Young (BYU), dos Estados Unidos, observaram o cérebro de mulheres saudáveis por meio de ressonância magnética e identificaram a sensação do medo quando elas enxergavam imagens de outras mulheres com sobrepeso.
Leia mais...

Estado realiza Campanha de Saúde Vocal

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010 | por Jesiel Pinto

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea (Cridac) realizou a abertura, nesta quarta-feira (14/04) da segunda Campanha de Saúde Vocal do Estado com o slogan “Bendita Sois Voz”. A campanha, que vai até o dia 16 de abril, tem por objetivo sensibilizar a população sobre os cuidados com as cordas vocais. Essa segunda campanha está sendo dirigida aos profissionais da Educação e da população em geral sobre a importância da voz, suas alterações, formas de prevenção e cuidados essenciais.
Leia mais...

Saúde realiza "Dia D" de vacinação contra Gripe A em Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010 | por Lucélia Andrade

A Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo dia, 24, o ´Dia D´ da campanha de vacinação contra o vírus H1N1 em Tangará da Serra. A imunização ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família (USF´s), das 8h às 16h. Neste dia, serão vacinados os idosos maiores de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestante (em qualquer idade gestacional), portadores de doenças crônicas (todas as idades), adultos de 20 à 29 anos e de 30 à 39 anos.
Leia mais...

Pneumologistas levam paulistanos a tour pelo interior de um pulmão gigante

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, um pulmão gigante será a grande atração do Parque das Bicicletas, na zona Sul de São Paulo. Instalado em uma área de cerca de 300 m2, um inflável de 190 m2 reproduzirá em minúcias o pulmão humano permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.
Leia mais...

Estado terá duas datas de mobilização contra gripe A

Publicado em Terça - 13 de Abril de 2010 | por Andréia Cruz

As pessoas que deveriam ter se vacinado nas duas etapas anteriores contra a influenza H1N1, popularmente conhecida como gripe A ou suína, ganham mais uma chance para receber a dose da vacina. Neste sábado, os postos de saúde da Capital estarão abertos para vacinação. Além disso, o dia “D” contra a doença ocorrerá no dia 24, data da campanha nacional contra a gripe do idoso. Os postos de saúde ficarão de portas abertas em Cuiabá e no interior. Jovens de 20 a 29 anos também devem procurar pelos locais de vacinação nos dias 17 e 24 de abril.
Leia mais...
Paciente poderá escolher que tratamento seguir ou recusar
Paciente poderá escolher que tratamento seguir ou recusar

Novo Código de Ética Médica começa a valer nesta terça-feira

Publicado em Terça - 13 de Abril de 2010

Começa a valer nesta terça-feira (13) o novo Código de Ética Médica brasileiro. Editado depois de dois anos de consulta pública e de discussão entre os conselheiros federais e regionais de medicina e representantes de entidades médicas, o código mostra-se mais antenado às questões atuais e insere artigos sobre reprodução humana, experiência genética e cuidados paliativos – que visa a dar assistência a doentes em estado terminal. O antigo código de 1988 não citava nenhum destes assuntos.
Leia mais...