Publicado em Quarta - 12 de Setembro de 2012 | por Laura Petraglia

Bombeiros e brigaditas tentam há quase uma semana conter as chamas do Parque Nacional de Chapada

Três equipes do Corpo de Bombeiros (15 militares) e mais cerca de 18 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBIO), organização que administra o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, atuam desde o início da semana para tentar conter um incêndio entre o Morro de São Jerônimo e o complexo de cachoeiras do Véu de Noivas.
Leia mais...

Queimadas avançam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Queimadas avançam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Fogo destrói área equivalente a 3 mil campos de futebol em parque de MT

Publicado em Quarta - 12 de Setembro de 2012 | por Kelly Martins

O incêndio que atingiu nas últimas 24 horas o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá, já consumiu aproximadamente três mil hectares da área. Isso corresponde a três mil campos de futebol queimados. O ponto em que o fogo avança é a região conhecida como Morraria do Quebra Gamela, uma área de conservação ambiental, próximo ao Coxipó do Ouro.
Leia mais...
Brigadistas trabalham no combate ao incêndio
Brigadistas trabalham no combate ao incêndio

Fogo avança em MT e atinge Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Publicado em Terça - 11 de Setembro de 2012

As queimadas atingiram nesta terça-feira (11) o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá. Focos de incêndio já consomem há quatro dias a vegetação na MT-251, rodovia que liga a capital ao município de Chapada, e alcançou a região conhecida como Morraria do Quebra Gamela, uma área de conservação ambiental. O local se localiza próximo a região do Coxipó do Ouro.
Leia mais...
Período proibitivo pode ser prorrogado em Mato Grosso
Período proibitivo pode ser prorrogado em Mato Grosso

Mato Grosso tem aumento de 85% nos focos de calor em 2012, diz Inpe

Publicado em Sábado - 01 de Setembro de 2012 | por Iara Vilela

Leia mais...

Temperatura pode chegar a 40ºC no fim de semana em MT, diz Inpe

Publicado em Sábado - 01 de Setembro de 2012

Neste sábado (1°) a umidade aumenta no extremo Noroeste de Mato Grosso. O sol aparece, mas pode chover de forma isolada a partir da tarde, conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). Nas demais áreas da região, o tempo permanece ensolarado, quente e seco.
Leia mais...

Árvores "semeiam" chuva na região da Amazônia, diz estudo da USP

Publicado em Sexta - 31 de Agosto de 2012 | por Rafael Sampaio

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que a formação das chuvas na região da Amazônia está muito mais ligada à floresta do que o imaginado anteriormente. Um estudo inédito, publicado na revista "Science", aponta que as plantas emitem sais de potássio que "semeiam" as nuvens, formando as partículas aerossóis responsáveis por causar chuva.
Leia mais...

Fórum discutirá texto da nova Lei da Educação Ambiental

Publicado em Sábado - 25 de Agosto de 2012

As Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc) juntamente com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso (CIEA) realizam nos dias 03 e 04 de setembro, no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, o Fórum Mato-grossense de Educação Ambiental (FMTEA - 2012). Durante o evento, serão apresentados os resultados preliminares e incorporadas as últimas contribuições recolhidas durante os Seminários Participativos de Educação Ambiental, visando a revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso.
Leia mais...
Barata que brilha no escuro imita besouro como forma de camuflagem contra predadores
Barata que brilha no escuro imita besouro como forma de camuflagem contra predadores

Cientistas descobrem barata da América do Sul que brilha no escuro

Publicado em Sexta - 24 de Agosto de 2012

Uma espécie rara de barata que brilha no escuro foi descoberta na América do Sul por cientistas europeus. Eles estudavam a bioluminescência, capacidade dos animais de produzir luz, quando identificaram o animal.
Leia mais...
Ilustração
Ilustração

Ibama flagra extração ilegal de madeira em parque indígena de MT

Publicado em Sexta - 24 de Agosto de 2012

Onze pessoas foram presas durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) para desarticular uma quadrilha de extração ilegal de madeira em uma área próxima ao Parque Nacional do Xingu, no extremo norte da cidade de Paranatinga, a 849 km de Cuiabá. Conforme os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) que estão no local, a exploração da área já teria adentrado as terras indígenas.
Leia mais...
Plantações, cercas e pastos foram destruídos pelo incêndio
Plantações, cercas e pastos foram destruídos pelo incêndio

Incêndio que já dura 9 dias atinge 40 propriedades rurais em cidade de MT

Publicado em Quinta - 23 de Agosto de 2012

Os produtores e moradores da Gleba Ariranha, que fica na zona rural de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, já começaram a calcular os prejuízos causados por um incêndio que já dura 9 dias. As labaredas maiores já foram controladas, porém, pequenos focos de incêndio continuam atingindo as propriedades.

Leia mais...