Publicado em Quarta - 08 de Agosto de 2012

Queimadas provocam efeitos negativos no ecossistema, afirma diretor da Firenze Energética

A Firenze Energética, que opera a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santana I, do Grupo Interalli, em Nortelândia, está determinada e utilizar-se de ferramentas na área de comunicação objetivando conscientizar a população, principalmente os proprietários rurais a evitarem queimadas e não provocar prejuízos ao ecossistema.
Leia mais...

Mato Grosso é líder em queimadas, diz INPE

Publicado em Domingo - 05 de Agosto de 2012

Das 32,6 mil ocorrências de focos de calor registradas no país, mais de seis mil são em Mato Grosso, o que coloca o Estado no topo da lista. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no ano passado o Brasil teve 20,2 mil focos, o que mostra um acréscimo de 61% em relação a este ano.
Leia mais...

Número de queimadas dobra em Mato Grosso neste ano, diz Inpe

Publicado em Domingo - 05 de Agosto de 2012

Aumentou o número de queimadas em Mato Grosso desde o começo do período proibitivo, no dia 15 de julho deste ano. No ano passado, os satélites de georeferência registraram 823 focos de calor no estado e, neste ano, foram 1.680 no mesmo período, ou seja, mais que o dobro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...

Chevron terá de pagar US$ 19 bilhões por danos na Amazônia equatoriana

Publicado em Sábado - 04 de Agosto de 2012

Um tribunal do Equador notificou nesta sexta-feira (3) a ordem de cobrança de uma multimilionária condenação imposta contra a petrolífera americana Chevron, acusada de causar graves danos ambientais e humanos na Amazônia equatoriana.
Leia mais...

Desmatamento na Amazônia Legal cai 23% em um ano

Publicado em Quinta - 02 de Agosto de 2012 | por LISANDRA PARAGUASSU

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 23% entre agosto de 2011 e julho de 2012, de acordo com dados do Deter, o sistema rápido de detecção por satélite, equivalendo a cerca de 2 mil quilômetros quadrados no total. Entre os nove Estados da região, apenas Roraima aparece com um crescimento do desmatamento, e significativo: 218%. O Amapá, que tem o menor grau, se manteve estável, com um quilômetro quadrado de desflorestamento.
Leia mais...

Seca nos EUA traz ‘oportunidades’ para Brasil e dor de cabeça para muitos

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2012

Celebração para poucos, preocupações para muitos. É o cenário de efeitos que a pior seca nos Estados Unidos em um quarto de século desperta nos países da América Latina.
Leia mais...

Monitoramento da Amazônia mostra nova redução no desmatamento

Publicado em Terça - 31 de Julho de 2012

A expectativa em torno de mais uma redução do desmatamento na Amazônia foi confirmada hoje pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dois dias antes da divulgação oficial dos dados mensais de monitoramento da maior floresta tropical do planeta, a ministra disse que, apesar de o balanço geral do desmatamento registrado entre 2011 e 2012 ser favorável, os dados também apontam a necessidade de melhoria das ações de controle.
Leia mais...
Atretochoana eiselti foi descoberta no Rio Madeira
Atretochoana eiselti foi descoberta no Rio Madeira

Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira, em RO (Veja Fotos)

Publicado em Terça - 31 de Julho de 2012 | por Marcela Ximenes

O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília. Nenhum deles têm a descrição exata de localidade, apenas "América do Sul". A descoberta ocorreu em dezembro do ano passado, mas apenas agora foi divulgada.
Leia mais...

Sema participa de projeto piloto na região Médio-Norte do Estado

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2012

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participa, desta segunda-feira (31.07) até quarta-feira (01.08), das atividades do Projeto de Regularização Previdenciária e Agrária (Agrojef ). A iniciativa é da Justiça Federal e é dirigida a assentados rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Região Médio-Norte do Estado. Nessa fase piloto foram escolhidas as regiões de Ipiranga do Norte e Nova Maringa, beneficiando famílias de pelo menos seis Projetos de Assentamentos (PA’s).
Leia mais...

Cientistas britânicos descobrem planária que possui cerca de 60 olhos

Publicado em Terça - 24 de Julho de 2012

Uma nova espécie de planária que tem cerca de 60 olhos foi descoberta por cientistas britânicos em uma reserva natural de Cambridgeshire, na Inglaterra, anunciou nesta terça-feira (24) a organização ambiental Wildlife Trust.
Leia mais...