Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2015

Conselheiros recebem informações sobre destinação do lixo em Rondonópolis

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (9), na sala de reuniões do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis - Sanear, os novos integrantes do Conselho Municipal de Saneamento – Comsan receberam informações sobre os encaminhamentos dados para que se faça a destinação correta dos resíduos sólidos no município.

Leia mais...

Ouvidoria da Sema atende 366 solicitações em 6 meses

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2015

Nos primeiros seis meses da atual gestão, a Ouvidoria Setorial do Meio Ambiente já atendeu 366 solicitações, montante superior ao ano inteiro de 2014, que totalizou 363 demandas. Foram 26 no mês de janeiro, 47 em fevereiro, 80 em março e 65 em abril, 82 em maio e 66 em junho. Desse total, 105 (ou 73%) são denúncias relacionadas principalmente a empreendimentos irregulares e desmatamento. Outras 18 são pedidos de informação (13%), 11 reclamações (8%), cinco solicitações diversas (3%), três sugestões (2%) e um elogio (1%).

Leia mais...

Operação detecta 2 mil hectares de desmatamento ilegal no nortão

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2015

Foram encontrados 2,09 mil hectares de desmatamento ilegal e queimada não autorizada durante a Operação Feliz Natal, realizada entre os dias 24 de junho e 3 de julho, nos municípios de Nova Ubiratã, Sorriso, Nova Mutum e Feliz Natal. Das 20 propriedades fiscalizadas, 12 foram autuadas. A totalização das multas chega a R$ 2,7 milhões. Essa foi a sexta operação de combate ao desmatamento desencadeada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, nos últimos três meses.

Leia mais...

Bebê canguru órfão sobrevive na bolsa de wallaby em zoo da Austrália

Publicado em Quinta - 02 de Julho de 2015

Um bebê canguru-arborícola separado de sua mãe sobreviveu ao ser amamentado por uma fêmea de wallaby no zoológico de Adelaide, na Austrália. Wallabies são marsupiais, assim como os cangurus, porém as espécies são distantes. O caso inédito foi divulgado nesta terça-feira (30) por seus cuidadores.

Leia mais...

Como os desodorantes usados nos anos 1970 prejudicam o ambiente ainda hoje

Publicado em Quarta - 01 de Julho de 2015

O flúor é um gás que pode causar problemas sérios. E também é usado para fabricar uma série de outros gases artificiais, alguns dos quais quase deixaram a humanidade exposta a queimaduras por luz ultravioleta - e ainda hoje contribuem para o aquecimento do planeta.

Leia mais...

Dilma promete reflorestar 120 mil km² e zerar desmatamento ilegal até 2030

Publicado em Terça - 30 de Junho de 2015

Em declaração conjunta dos governos do Brasil e dos Estados Unidos divulgada nesta terça-feira (30), a presidente Dilma Rousseff assinou compromisso de, até 2030, recuperar 120 mil km² de florestas. Em entrevista à imprensa, ela se comprometeu ainda a zerar o desmatamento ilegal em 15 anos.

Leia mais...

Desmatamento em Mato Grosso sobe 218%; estado lidera com 37% entre os da Amazônia Legal

Publicado em Terça - 23 de Junho de 2015

Entre agosto de 2014 e maio de 2015 Mato Grosso desmatou 218% a mais que em igual período entre 2013 e 2014. Mato Grosso na ocasião foi responsável por 37% do desmate realizado entre ranking entre os Estados da Amazônia Legal. As informações são do Boletim do Desmatamento da Amazônia Legal, referente a maio de 2015, elaborado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Leia mais...

Decretada 'emergência ambiental' em Santiago por causa da poluição

Publicado em Terça - 23 de Junho de 2015

A capital chilena enfrentará nesta segunda-feira (22) sua primeira "emergência ambiental" em 16 anos, devido aos altos índices de poluição, uma medida que paralisará 40% do parque automotivo de Santiago, informou a administração municipal.

Leia mais...

Farmácia Biológica inaugura sede própria com usina de energia solar

Publicado em Segunda - 22 de Junho de 2015

Uma economia de aproximadamente R$ 4 mil mensais é o que deve gerar a usina solar instalada na nova unidade da tradicional farmácia de manipulação Biológica, há 27 anos no mercado cuiabano. A nova sede da Farmácia Biológica vem com a proposta de consumo da energia elétrica gerada no local.

Leia mais...