Publicidade

Publicado em Terça - 28 de Julho de 2015

Produção de lixo aumentou 29% entre 2003 e 2014

Mesmo com o fim do prazo para a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) em 2014, a situação do destino do lixo no Brasil pouco mudou. Se, em 2013, 41,7% do lixo era depositado em locais considerados inadequados (lixões e aterros controlados), em 2014, essa parcela foi de 41,6% – redução de apenas 0,1 ponto percentual.

Leia mais...

Arquiteto cria torre que coleta água potável a partir do ar

Publicado em Segunda - 20 de Julho de 2015

Um projeto criado na Itália pode ajudar a ampliar o acesso a água potável em locais afetados pela falta de chuvas. Pelo menos um terço da população mundial – cerca de 2,4 bilhões de pessoas – ainda não consome água tratada, segundo relatório da Unicef e da World Health Organization (WHO) divulgado em junho.

Leia mais...

Mato Grosso planeja implantação de programa para evitar crise de água

Publicado em Segunda - 20 de Julho de 2015

Mato Grosso estuda implantar o programa "Cultivando Água Boa" em parceria com a empresa Itaipu Binacional. A implantação do programa visa à realização de estratégias de uso racional e sustentável da água, evitando assim a possibilidade de uma crise no abastecimento como a constatada em São Paulo neste ano.

Leia mais...

Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começa nesta quarta-feira

Publicado em Quarta - 15 de Julho de 2015

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começa nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 15 de setembro. A medida tem o objetivo de evitar a destruição de grandes áreas de matas, cerrados e mortes de animais silvestres, além de reduzir a quantidade de poluentes como fumaças na atmosfera que prejudica a saúde humana.

Leia mais...

Descentralização de serviços é prioridade da Sema

Publicado em Segunda - 13 de Julho de 2015

O Acordo de Resultados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) traz 29 ações prioritárias, contendo 85 medidas, para aplicação até dezembro de 2015.

Leia mais...

Conselheiros recebem informações sobre destinação do lixo em Rondonópolis

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2015

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (9), na sala de reuniões do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis - Sanear, os novos integrantes do Conselho Municipal de Saneamento – Comsan receberam informações sobre os encaminhamentos dados para que se faça a destinação correta dos resíduos sólidos no município.

Leia mais...

Ouvidoria da Sema atende 366 solicitações em 6 meses

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2015

Nos primeiros seis meses da atual gestão, a Ouvidoria Setorial do Meio Ambiente já atendeu 366 solicitações, montante superior ao ano inteiro de 2014, que totalizou 363 demandas. Foram 26 no mês de janeiro, 47 em fevereiro, 80 em março e 65 em abril, 82 em maio e 66 em junho. Desse total, 105 (ou 73%) são denúncias relacionadas principalmente a empreendimentos irregulares e desmatamento. Outras 18 são pedidos de informação (13%), 11 reclamações (8%), cinco solicitações diversas (3%), três sugestões (2%) e um elogio (1%).

Leia mais...

Operação detecta 2 mil hectares de desmatamento ilegal no nortão

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2015

Foram encontrados 2,09 mil hectares de desmatamento ilegal e queimada não autorizada durante a Operação Feliz Natal, realizada entre os dias 24 de junho e 3 de julho, nos municípios de Nova Ubiratã, Sorriso, Nova Mutum e Feliz Natal. Das 20 propriedades fiscalizadas, 12 foram autuadas. A totalização das multas chega a R$ 2,7 milhões. Essa foi a sexta operação de combate ao desmatamento desencadeada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, nos últimos três meses.

Leia mais...

Bebê canguru órfão sobrevive na bolsa de wallaby em zoo da Austrália

Publicado em Quinta - 02 de Julho de 2015

Um bebê canguru-arborícola separado de sua mãe sobreviveu ao ser amamentado por uma fêmea de wallaby no zoológico de Adelaide, na Austrália. Wallabies são marsupiais, assim como os cangurus, porém as espécies são distantes. O caso inédito foi divulgado nesta terça-feira (30) por seus cuidadores.

Leia mais...

Como os desodorantes usados nos anos 1970 prejudicam o ambiente ainda hoje

Publicado em Quarta - 01 de Julho de 2015

O flúor é um gás que pode causar problemas sérios. E também é usado para fabricar uma série de outros gases artificiais, alguns dos quais quase deixaram a humanidade exposta a queimaduras por luz ultravioleta - e ainda hoje contribuem para o aquecimento do planeta.

Leia mais...