Publicado em Quarta - 03 de Outubro de 2012

Pesquisa: 36% das espécies de tubarão estão ameaçadas no Brasil

Apesar da fama de impiedosos devoradores de gente, os tubarões estão sendo varridos dos mares. Um dos motivos é o apetite chinês por suas nadadeiras, servidas como iguaria que simboliza distinção social. Além disso, a dificuldade em discriminar espécies a olho nu faz com que as espécies ameaçadas de extinção venham parar como postas de cação no nosso prato. Das 169 espécies de tubarões encontradas na costa brasileira, 36% estão ameaçadas e duas já foram extintas.
Leia mais...

Pesquisa coleta dados sobre emissões de queimadas na Amazônia

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2012

Para entender como as emissões de queimadas na Amazônia estão alterando o clima local e de todo o planeta, um grupo de pesquisadores brasileiros e britânicos tem sobrevoado a região desde o dia 12 de setembro.
Leia mais...

Desmatamento concentra-se na região de norte de MT

Publicado em Terça - 25 de Setembro de 2012 | por Laura Nabuco

Responsáveis pela derrubada de 108,14 quilômetros² de mata, 18 municípios do Norte mato-grossense colocaram a Base Operacional do IBAMA em Sinop no topo da lista de desmatamento da Amazônia no mês de agosto.
Leia mais...

Ibama desativa empreendimento turístico fraudulento em Terra Indígena

Publicado em Segunda - 24 de Setembro de 2012

Em uma nova ação na região amazônica, da Operação Soberania Nacional, agentes ambientais federais do Ibama desativaram na última quinta-feira (20) um empreendimento de turismo de pesca sem licenciamento, dentro da Terra Indígena Kayabi, na região de divisa dos estados de Mato Grosso e Pará
Leia mais...
Incêndio atingiu parte do Morro de São Jerônimo
Incêndio atingiu parte do Morro de São Jerônimo

Grupo tenta controlar fogo em área de difícil acesso em parque de MT

Publicado em Sexta - 21 de Setembro de 2012

Uma equipe de brigadistas tenta controlar um foco de incêndio que fica próximo aos paredões do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 quilômetros de Cuiabá. De acordo com a administração do parque, apesar de não ser um foco extenso, o incêndio está localizado em uma área de difícil acesso.

Leia mais...

Cinco mil militares participam da Operação Amazônia 2012

Publicado em Terça - 18 de Setembro de 2012

Durante as próximas duas semanas, 5 mil homens das Forças Armadas participam de um exercício militar no Norte do país. De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Amazônia 2012 conta com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e tem como objetivo aprimorar o trabalho conjunto das três Forças para atuarem, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente ribeirinho e de selva.
Leia mais...
Em alguns pontos é possível atravessar o rio de uma margem a outra a pé
Em alguns pontos é possível atravessar o rio de uma margem a outra a pé

Rio Paraguai registra 2ª pior seca, encalha barcos e afeta turismo em MT

Publicado em Terça - 18 de Setembro de 2012

Um longo período de estiagem castiga o rio Paraguai, que banha o pantanal de Mato Grosso. Nesta terça-feira (18), o rio atingiu apenas 85 cm de profundidade, em alguns pontos, o segundo pior índice desde a década de 60, quando o rio chegou a marcar um nível de 75 cm, segundo apontou a Agência Fluvial de Cáceres, a responsável pelas medições do nível do rio.
Leia mais...

Ibama embarga 500 ha e aplica multa de R$ 1,3 milhão em operação em MT

Publicado em Terça - 18 de Setembro de 2012

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargaram 500 hectares de área desmatada ilegalmente no município de Feliz Natal, a 538 quilômetros de Cuiabá. Segundo o instituto, a multa aplicada pelo crime deve passar de R$ 1,3 milhão. No local foi apreendido um trator de esteira utilizado para a derrubada das árvores. A operação está concentrada em várias frentes contra o desmatamento nos municípios de Sinop, Barra do Garças e Juína.
Leia mais...
Com 86 metros de queda d
Com 86 metros de queda d"água, cachoeira do Véu de Noiva é um dos cartões postais do Parque Nacional de Chapada

Vistoria deve avaliar reabertura de parque atingido por incêndio em MT

Publicado em Segunda - 17 de Setembro de 2012 | por Iara Vilela

Os principais pontos turísticos do Parque nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 km de Cuiabá, permanecem fechados por conta do incêndio que atingiu a reserva durante oito dias. De acordo com a administração do parque, o Morro de São Jerônimo, Circuito das Cachoeiras e a cachoeira Véu de Noiva devem continuar sem receber a visita dos turistas até que o prejuízo causado pelo incêndio seja calculado e reparado
Leia mais...