Noticias Meio Ambiente
Servidores do Ibama prometem suspender fiscalização ambiental
A medida é uma resposta ao andamento das negociações entre servidores e governo a respeito do reajuste salarial e da proposta de reestruturação da carreira.
Queimadas no Pantanal superam as registradas em 2020
As pousadas Jaguar Camp e Panthera, que estão em Porto Jofre e trabalham com observação de animais na região, foram ameaçadas pelo incêndio.
Mato Grosso responde por 21% do desmatamento na Amazônia
Novembro registrou a maior queda no desmatamento, com 116 km² de floresta derrubados no mês, 80% a menos do registrado em 2022, quando a devastação atingiu 590 km².
Após 3 anos, maior desmatador ainda não pagou multa recorde
O processo ambiental do produtor rural Édio Nogueira, de Paranatinga (373 km ao Norte de Cuiabá), que acumula uma autuação de R$ 50 milhões e outra de R$ 2 milhões, caminha a passos lentos.
Inquéritos sobre extração ilegal crescem até 102% em Mato Grosso
Considerando todos os estados da Amazônia, o aumento foi de 93,5% em cinco anos, passando de 154 inquéritos para 298 investigações abertas referentes a este tipo de crime previsto no artigo 55 da Lei 9.605/98.
Crime organizado cresce e já alcança mais da metade da Amazônia
Enquanto o desmatamento aumentou 85,3% entre 2018 e 2022 na região formada por nove estados, o comércio de madeira de lei cresceu 37,6% no mesmo período.
Desmatamento na Amazônia de MT cresce 8% em 2023
Apesar disso, em toda a Amazônia Legal, houve uma queda na taxa de desmatamento de 22%. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) foi procurada para comentar os dados, mas não deu retorno.
Onça-pintada resgatada em maior incêndio do Pantanal em MT é vista em rio com a pata machucada; vídeo
Os pesquisadores procuraram por Ousado por três dias depois que um guia de turismo da região disse ter avistado a onça, no sábado (19). Eles usaram dados fornecidos pelo colar de identificação colocado nos mamíferos e mapearam a área.
Governo e ambientalistas fazem acordo sobre redução de emissões
O acordo foi feito após a atual gestão do governo federal retomar a meta de cortar as emissões de gases do efeito estufa em até 48% até 2025 e em 53% até 2030, na comparação com os níveis de emissão registrados em 2005.