Publicado em Terça - 22 de Novembro de 2011

MEC proibe cinco faculdades de Mato Grosso de abrirem novas vagas e cursos

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira a relação das 70 instituições de ensino que serão punidas por apresentarem resultado insatisfatório na última avaliação nacional. Essas instituições listadas terão limitada a quantidade de novos estudantes e perderão a autonomia para abrir novos cursos e vagas (no caso de universidades, centros universitários e entidades de ensino a distância).

Leia mais...

Educação abre matrículas na rede estadual

Publicado em Terça - 22 de Novembro de 2011

O governo de Mato Grosso do Sul iniciou hoje (22), a pré-inscrição para a matrícula na Rede de Ensino Estadual de Mato Grosso do Sul. A solicitação deverá ser feita, via internet, nos sites www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br .
Leia mais...

Tangará sedia audiência para discutir implantação de curso na Unemat

Publicado em Segunda - 21 de Novembro de 2011

Tangará da Serra sedia na quinta-feira (24) audiência pública para tratar da implantação do curso de Engenharia Civil no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do município, polo que reúne 17 municípios e mais de 310 mil habitantes. No caso específico da Engenharia Civil, uma reviravolta de mercado há cerca de dez anos tornou o curso mais atrativo.
Leia mais...

Universidade de MT terá que reduzir em mais de 50% vagas em medicina

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2011

A Universidade de Cuiabá (Unic) deverá reduzir 58 vagas anuais ofertadas para o curso de medicina. A determinação é da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação, após a instituição apresentar resultados insatisfatórios (menores que 3) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2010.
Leia mais...

UFMT obtém nota quatro e consegue média satisfatória em avaliação do MEC; Unic e Unemat atingem nota três

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2011 | por Alline Marques

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi destaque na avaliação das instituições de ensino superior  feita pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A instituição superior de ensino de Mato Grosso obteve nota quatro, considerada satisfatória pelo MEC. Vale destacar que o curso de Medicina Veterinária do campus de Sinop obteve  nota máxima: 5.
Leia mais...

Unicamp é a melhor universidade pública em classificação do MEC

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

Segundo o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade do ensino superior no País, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas. O desempenho de todas as instituições de ensino superior foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
Leia mais...

As inscrições para os cursos técnicos subsequentes e Proeja vão até este domingo, dia 20

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Juliana Michaela

As inscrições para as 910 vagas destinadas aos cursos técnicos subsequentes (pós-médio) em oito campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e 205 vagas para o Ensino Médio Integrado ao curso técnico na modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos) em quatro campi do IFMT foram prorrogadas até o dia 20 de novembro (domingo) e a última data de pagamento para o dia 21 de novembro (segunda-feira).
Leia mais...

Conferência avalia metas do Plano Estadual de Educação

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011

Mato Grosso é um dos poucos Estados que possuem Plano Estadual de Educação (PEE) e, de acordo com a legislação, deve ser avaliado a cada três anos. Com este objetivo, ocorre, até amanhã (18), a I Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso (Conapee/MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Leia mais...

Cresce índice geral de cursos da UFMT; Unemat também tem boa nota

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2011 | por Karoline Kuhn

O Índice Geral de Cursos (IGC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atingiu a faixa 4 e é o mais elevado do Estado. Os resultados, com base no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2010, foram divulgados hoje, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Até o ano passado, quando a análise foi feita com o ano base 2009, o índice da instituição era 3.
Leia mais...