Publicidade

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Algodão: Indústria quer desonerar importação

Os representantes da cadeia produtiva do algodão vão pedir ao governo federal a retirada do imposto de 10% que incide sobre as importações, para desonerar a entrada de 150 mil toneladas da pluma durante a entressafra da cultura, entre dezembro a maio no Brasil. "Houve consenso entre produtores, indústria têxtil e exportadores de que vai faltar algodão para suprir a indústria neste período", afirma Ivan Bezerra Filho, coordenador do comitê do algodão da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).
Leia mais...

Safra agrícola crescerá em 2010, mas não será recorde, diz IBGE

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

O Brasil colherá neste ano uma safra de grãos de 145,9 milhões de toneladas, 8,9% superior à do ano passado (134 milhões de toneladas), mas não será a maior na história do país como previsto, na nova projeção do Governo.
Leia mais...

Incra concede patrulha mecanizada para 13 mil famílias assentadas no Acre

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Incra e governo do Acre assinaram nesta quarta-feira (7/7), em Rio Branco, protocolo de concessão de quatro patrulhas mecanizadas para recuperação da malha viária de 31 projetos de assentamento nos municípios de Porto Acre, Basiléia, Epitaciolândia e Acrelândia. Ao todo, 13.889 famílias serão beneficiadas. O investimento total é de pouco mais de R$ 10 milhões e a meta é construir 2.282 km de estradas vicinais na zona rural dessas regiões, facilitando o escoamento da produção agrícola dos assentados.
Leia mais...

Recursos do Plano Safra 2010/2011 já estão disponíveis nos bancos federais

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Os recursos para operações de crédito e custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Plano Safra 2010/2011 já estão disponíveis na rede bancária federal. Para operações em todo o Brasil, foram disponibilizados R$ 16 bilhões. Para as operações de custeio, a taxa de juros anual máxima é de 4,5% e para as de investimento, de 4%.
Leia mais...

Empaer ensina produtor a coletar amostras de solo e auxilia a produzir com qualidade e eficiência

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Rosana Persona

O produtor rural para trabalhar com segurança, antes de plantar, deve fazer a análise do solo para detectar possíveis problemas nutricionais, identificando a fertilidade e potencialidade da terra. Esse é o caso do agricultor José Nelson dos Santos, arrendatário de uma propriedade de 4 hectares, na estrada da Guarita, em Várzea Grande, que está fazendo pela segunda vez a análise laboratorial para conferir a correção do solo. Coletou amostras que foram encaminhadas para o laboratório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Leia mais...

Indea divulga resultado da campanha de vacinação Febre Aftosa de maio em MT

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Denise Niederauer

O resultado da campanha da vacinação contra a febre aftosa, em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses da etapa de maio da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010 será divulgado nesta segunda-feira (12.07) durante entrevista coletiva, às 10 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).
Leia mais...

Oferta de boi gordo vai reduzir nos próximos 3 anos em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Rosana Vargas

A Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso – constatou através de um levantamento, que nos próximos 3 anos vai diminuir a oferta de boi gordo em consequência do grande abate de fêmeas que aconteceu nos anos de 2006 e 2007. “A conta é simples, o bezerro que nasceu em 2007 é o boi gordo desde ano, 2010. Como nasceram menos bezerros, porque as matrizes foram abatidas, teremos menos oferta de boi gordo”, explicou o diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo.
Leia mais...

Produtores de seringueira do Médio Araguaia ganham linha de crédito

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

O Banco do Brasil lança nesta sexta-feira (09.07) em Água Boa (a 730 quilômetros de Cuiabá), a abertura de crédito para projetos de desenvolvimento sustentáveis voltados a cadeia produtiva da Heveicultura, que é o cultivo de seringueiras. A ação faz parte do acordo assinado, ano passado, entre o Governo do Estado e a instituição financeira para o fomento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das regiões.
Leia mais...

Mais uma vez, é adiada a votação sobre o uso do amianto no Brasil

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

A votação que ocorreria hoje (07/07) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados sobre o dossiê que sugere o banimento do amianto em todo o território nacional de autoria do deputado Edson Duarte (PV-BA) foi adiada mais uma vez por falta de quórum.
Leia mais...

Reunião da Câmara Técnica do Trigo anuncia plantio de 240 hectares em Lucas do Rio Verde

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010 | por Rosana Persona

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Luis Carlos Alécio, fez a abertura da 3ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo (CTT), dizendo que o Estado de Mato Grosso tem potencial para a cultura e a secretaria apóia a iniciativa. Na reunião discutiram a instalação de um laboratório para classificação do trigo, apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na elaboração do custo de produção, parceria com os produtores para produção do grão e a redução dos preços da pauta da farinha de trigo.
Leia mais...