Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010 | por Fabíola Gomes

Sojicultor de MT quer renegociar dívida

Sojicultores de Mato Grosso querem renegociar dívidas, argumentando que a produtividade das lavouras foi menor nesta safra 2009/2010 e o volume de vendas antecipadas diminuiu, comprometendo a renda. "A safra deste ano teve produtividades muito diferentes, variando de 45 a 50 sacas, porque as lavouras foram afetadas por microclimas diversos", diz o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira.
Leia mais...

IMAmt lança livro sobre algodão adensado

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) lançou o livro “O Sistema de cultivo do algodoeiro adensado em Mato Grosso - Embasamento e primeiros resultados”. A obra, de 390 páginas, reúne uma coletânea de assuntos sobre o desenvolvimento do plantio do adensado. Muitos dados, de acordo com o diretor executivo do IMAmt, Álvaro Salles, foram retirados da própria rede de experimentação desenvolvida durante a safra 2008/2009. “Outros documentos foram fornecidos e comentados por especialistas que, gentilmente, deram uma grande contribuição a essa publicação”, disse Álvaro Salles.
Leia mais...

Milho: Estiagem pode provocar perdas de 40%

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Marcondes Maciel

A supersafra de 9,5 milhões de toneladas prevista para o milho segunda safra pode não se confirmar caso a estiagem se prolongue por mais alguns dias em Mato Grosso. Em todo o Estado, segundo entidades produtores e sindicatos rurais, não chove há mais de 15 dias. Há regiões que sofrem com a estiagem há três semanas e a expectativa é de que a perda passe de 40% caso não chova pelo menos mais duas vezes até à colheita. A previsão foi feita ontem pelos produtores depois de um alerta da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja).
Leia mais...
Circuito Aprosoja está percorrendo 19 pólos agrícolas do Estado com o objetivo de levar informações aos produtores
Circuito Aprosoja está percorrendo 19 pólos agrícolas do Estado com o objetivo de levar informações aos produtores

Nova safra não traz alívio e crise no campo se mantém

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 pólos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
Leia mais...

Estudo do Imea traz realidade da sojicultura

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

Um estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) mostra que o agricultor que colheu 45 sacas por hectare – abaixo da média de 50 sacas no Estado - e deixou para vender toda soja após a colheita teve um prejuízo de R$ 170 por hectare. Na média, com produtividade de 50 sacas e venda de metade da produção, a rentabilidade ficou em R$ 35 sacas por hectare.
Leia mais...

Medo faz sojicultores planejar abandono da atividade em MT

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sudeste de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 polos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
Leia mais...

Mato Grosso deve seguir na liderança em nova pesquisa da Conab

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

Em Mato Grosso, a última pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou produção de 30,164 milhões de toneladas em 9 milhões de hectares, colocando o Estado na liderança nacional em volume produzido neste ano.
Leia mais...
MT tem atualmente cerca de 3,1 mi t de milho estocadas da safra passada. Cereal disputa espaço com soja e milho 2010
MT tem atualmente cerca de 3,1 mi t de milho estocadas da safra passada. Cereal disputa espaço com soja e milho 2010

Leilões de milho começam em maio

Publicado em Quarta - 21 de Abril de 2010 | por Marcondes Maciel

O coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sílvio Farnese, informou ontem ao Diário que a temporada de leilões de milho em 2010 será aberta na primeira quinzena de maio. Para todo o país está prevista a comercialização de 15 milhões de toneladas via Pepro e PEP (prêmios de equalização de preços e escoamento do produto).
Leia mais...

Conab comercializou cerca de 7 milhões de toneladas em 2009

Publicado em Quarta - 21 de Abril de 2010 | por Marcondes Maciel

No ano passado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou, via leilões Pepro (Prêmio de Equalização de Preços ao Produtor, PEP (Prêmio de Escoamento da Produção) e Aquisições do Governo Federal (AGFs), um estoque de 7,11 milhões de toneladas de milho de Mato Grosso. Ao todo, foram realizados 25 leilões, sendo 21 de PEP (3,80 milhões de toneladas) e quatro leilões Pepro, totalizando 1,33 milhão de toneladas. O governo federal enxugou ainda do mercado mais 1,97 por meio das AGFs.
Leia mais...

Nutrição é fundamental para equinos atletas

Publicado em Quarta - 21 de Abril de 2010 | por Camila Bini

Depois de séculos de atuação ao lado dos homens em batalhas e depois como meio de transporte, os equinos deixaram de ser o principal meio de locomoção humana graças à chegada das máquinas, assumindo papel de destaque em competições hípicas.
Leia mais...