Publicidade

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Daniela Fernandes

Brasil terá maior crescimento agrícola do mundo até 2019

A produção agrícola do Brasil deverá registrar o maior crescimento mundial, de mais de 40% até 2019, na comparação com o período entre 2007 e 2009, segundo um relatório conjunto da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira.
Leia mais...
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta

Promadeira 2010: Embrapa fecha parceria e será um dos expositores da Feira

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Mato Grosso), com sede em Sinop, será uma das entidades expositoras na Feira Promadeira 2010. A decisão surgiu durante reunião entre a coordenação da Feira e gestores e técnicos da Embrapa Mato Grosso, no dia 11 de junho, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).
Leia mais...

MDA apresenta Política Nacional de Ater para técnicos africanos

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva, apresentou na manhã desta segunda-feira (14) a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) a técnicos de países africanos que estão reunidos em Brasília (DF).
Leia mais...

Na Feira da Agricultura Familiar, um brinde à diversidade cervejeira

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Lucio Pereira Mello

Sabe o que a cerveja e a agricultura familiar têm em comum? A diversidade. Muita gente não sabe, mas a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros é, assim como a agricultura familiar, uma fonte inesgotável de sabores e paladares. É por isso que a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo traz para a Concha Acústica de Brasília (DF), entre 16 e 20 de junho, a diversidade das cervejas artesanais, para brindar à diferença e à  variedade.
Leia mais...

Logística põe em risco os recordes de Mato Grosso

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Mato Grosso colheu nesta safra 18,78 milhões de toneladas de soja, confirmando a posição de maior produtor do grão no país. Estabeleceu novo recorde ao superar a sua própria marca. Movimentou bilhões de reais com o agronegócio. Gerou milhares de empregos – no campo e na cidade – e manteve a arrecadação de impostos em alta. Foi o principal responsável pelo superávit da balança comercial brasileira e colocou o Estado em sétimo lugar no ranking das exportações brasileiras, mas esta vocação natural para grandes números está condicionada a investimentos urgentes em infraestrutura.
Leia mais...
Apesar de parte do sonho férreo estar concretizado, falta, reduzir o preço do frete que está longe de outros países
Apesar de parte do sonho férreo estar concretizado, falta, reduzir o preço do frete que está longe de outros países

Ferrovia é ainda uma opção cara em MT

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Sonho acalentado pelos mato-grossenses há mais de três décadas, a ferrovia é atualmente uma realidade no Estado, pelo menos em parte do Estado. Chegou a Alto Taquari, passou por Alto Araguaia e agora caminha em direção a Rondonópolis (ao sul-mato-grossense), com perspectiva de chegar a Cuiabá nos próximos anos. Mas a chegada dos trilhos a Mato Grosso, ao contrário do que se imaginava, não trouxe ganhos expressivos para aqueles que mais dependem deste meio de transporte para consolidar a produção em outros mercados: os produtores rurais.
Leia mais...

Vazio sanitário começa no dia 15

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Laís Costa Marques

O vazio sanitário, que começa no próximo dia 15 de junho, este ano pode ter resultados ainda melhores em função da estiagem que está ocorrendo em algumas regiões de Mato Grosso. A análise é do gerente técnico da Associação de Produtores de Soja e de Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Luiz Nery Ribas. Durante 3 meses, os produtores ficam proibidos de semear, cultivar ou deixar qualquer planta da oleaginosa nas propriedades. A proibição do plantio foi estabelecido pela Comissão de Defesa Sanitária Vegetal, que reúne 20 entidades entre produtores, pesquisadores e outros, para evitar que pragas sejam transmitidas de uma safra para outra.
Leia mais...

Mais uma linha de produtos entra na lista do Programa Mais Alimentos

Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010

O Pronaf Mais Alimentos, a partir de agora, também passará a financiar equipamentos para processamento de frutas. Um acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) vai garantir desconto médio de 15% em relação aos preços de mercado desses produtos.
Leia mais...
Enquanto a desvalorização ao milho é estimada em pouco mais de 10% no Brasil, em MT a perda é duas vezes superior
Enquanto a desvalorização ao milho é estimada em pouco mais de 10% no Brasil, em MT a perda é duas vezes superior

Estado tem a pior estimativa entre os grandes produtores

Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010 | por Marianna Peres

Quem achava que as perdas de renda na agricultura mato-grossense haviam chegado ao limite de baixa em abril, quando os números do Ministério da Agricultura apontavam para uma desvalorização de pouco mais de 16% para o Valor Bruto da Produção (VBP), vai se surpreender com a estimativa de maio, divulgada ontem. De acordo com a nova análise – mensalmente atualizada – a desvalorização projetada para a safra 09/10 em comparação com o realizado em 08/09 ultrapassa a casa dos 20%, um dos maiores percentuais já imputados a Mato Grosso. Com os números referentes a maio, o Estado apresenta a maior perda entre os grandes produtores nacionais, atrás somente de Roraima, cujo recuo está estimado em 75%, mas o Estado não tem tradição agrícola.
Leia mais...

Consórcio anti-ferrugem: boas práticas minimizam perdas na sojicultura

Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010 | por Nivea Schunk

No Brasil, o montante destinado às medidas de combate à ferrugem da soja somam aproximadamente dois bilhões de dólares anuais. Realizadas pelo consórcio anti–ferrugem, pesquisas constantes para acompanhar as alterações apresentadas pelo fungo já identificaram alta redução na eficácia dos produtos à base de triazol. Atualmente, o setor conta com esse tipo de informação para manter baixos os índices de perdas graníferas. Pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Vieira Godoy, acredita que esse monitoramento intensivo continue até a estabilização do sistema produtivo. A recente introdução de cultivares resistentes e precoces nas regiões produtores acrescenta ainda mais uma variável às recomendações de controle.
Leia mais...