Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Rosana Persona

Laboratório da Empaer completa 27 anos de pesquisa auxiliando o produtor rural de MT

O laboratório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completa 27 anos de pesquisa e inovação tecnológica voltadas para o produtor rural. Entre os destaques, foi diagnosticado pelos pesquisadores em 1999, no município de Cáceres, o primeiro foco da doença Sigatoka negra, que causou a morte dos bananais na região. No ano de 2005, no município de Terra Nova do Norte, foi encontrada a doença Murcha de phytomonas, um protozoário, que dizimou plantas e frutos decoqueirso. O laboratório da Empaer foi o primeiro a emitir laudo oficial de diagnóstico fitossanitário nos produtos de origem vegetal para produtores rurais e exportadores de soja. Localizado no município de Várzea Grande, o laboratório atende os produtores rurais do Estado de Mato Grosso.
Leia mais...

Representante da Petrobras explica a participação da Empresa no Selo Social.
Representante da Petrobras explica a participação da Empresa no Selo Social.

Petrobras esclarece a participação dos pequenos produtores na cadeia do biodiesel

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

Ricardo Prado Millen, da Diretoria Agrícola da Petrobrás Biocombustível (PBio), apresentou as diretrizes e os mecanismos que a empresa utiliza para adquirir, e processar oleaginosas energéticas para produção de biodiesel. A apresentação foi realizada hoje (10) no IV Congresso de Mamona (IV CBM) e I Simpósio Internacional de  Oleaqinosas Energéticas (I SIOE), em João Pessoa (PB).
Leia mais...

Ministra Márcia Lopes inaugura primeiro Banco de Alimentos de Londrina

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

O primeiro Banco de Alimentos de Londrina (PR) será inaugurado nesta sexta-feira (11/6), às 8h30, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes. Também participam da cerimônia, o governador do Paraná, Orlando Pessuti, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto.
Leia mais...

Terceiro leilão de milho terá mudanças

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou no final da tarde desta quinta-feira (10.06) o aviso para o terceiro leilão de milho, marcado para a próxima quinta-feira 17.06). A oferta pública será feita por meio do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e 600 mil toneladas para o estado, como ocorreu nos dois primeiros leilões. Foram feitas alterações nos valores dos prêmios para as regiões 4, 5 e 6 de Mato Grosso e a pasta também ampliou o prazo para a comprovação das operações (venda e escoamento para outros estados ou para a exportação). O prazo estabelecido anteriormente para a prestação de contas era de até 4 meses após a realização do leilão e agora passa a ser de 5 meses.
Leia mais...
Soja segurou os números e continua sendo o carro-chefe da agricultura mato-grossense, somando 18,7 milhões de toneladas
Soja segurou os números e continua sendo o carro-chefe da agricultura mato-grossense, somando 18,7 milhões de toneladas

Produção de grãos em MT tem leve variação

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Vívian Lessa

A produção de grãos em Mato Grosso se mantém praticamente estável nesta safra se comparada ao desempenho da temporada anterior. O 9º levantamento do ciclo 2009/10, divulgado nesta terça-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o Estado apresenta um leve incremento de 0,2% na produção, aumentando de 28,307 milhões de toneladas na safra passada para 28,377 milhões/t na atual. Como na pesquisa passada, Mato Grosso aparece na segunda posição no ranking nacional de maior produtor, atrás do Paraná, que produzirá 30,7 milhões/t.
Leia mais...

Produção de milho registra a maior queda em MT

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010

A produção de milho de Mato Grosso está cerca de 500 mil toneladas menor nesta temporada. A estimativa negativa consta no levantamento da Conab. Conforme os dados, o Estado deverá produzir 7,562 milhões de toneladas do grão nesta safra, cujo volume é 6,4% inferior ao registrado no ciclo passada, quando a produção alcançou 8,081 milhões de toneladas. O desempenho decrescente também é observado na produtividade no grão, que nesta safra deverá ser até 20% a menos que a do plantio passado, ou seja, deverá reduzir de 4,926 mil por hectare para 3,940 mil/ha.
Leia mais...

Arroz: produtividade cresce em Mato Grosso mesmo com recuo de área

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Leandro J. Nascimento

Com a colheita da safra de arroz de sequeiro já concluída em Mato Grosso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), contabilizou os reportes obtidos no campo. A avaliação da empresa do governo indica que a lavoura vem crescendo em produtividade mesmo com a expansão da área encontrando dificuldades pela falta de terras apropriadas à cultura.
Leia mais...

MS traz para a Feira produtos de 22 empreendimentos

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Silvio Souza

A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul (DFDA/MS) repassou as últimas orientações aos participantes da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, que acontece de 16 a 20 de junho na Concha Acústica, em Brasília, sobre a viagem, transporte de produtos, transporte e hospedagem das pessoas e emissão de notas fiscais. 
Leia mais...

Agricultura Familiar da PB vem a Brasília com 12 projetos consolidados

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Kalyandra Vaz

Doze grupos que trabalham com artesanato e com o beneficiamento de produtos agrícolas de comunidades da agricultura familiar, assentamentos da Reforma Agrária e comunidades quilombolas representarão a Paraíba na sétima edição da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de 16 a 20 de junho na Concha Acústica, em Brasília (DF).
Leia mais...

No Congresso da Mamona, MDA mostra avanços da agricultura familiar na cadeia do biodiesel

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010

O coordenador de Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Marco Antonio Leite, disse, durante palestra no terceiro dia do 4º Congresso Brasileiro de Mamona, em João Pessoa (PB), que "a mamona vive seu melhor momento".
Leia mais...