Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Marcondes Maciel

Colheita do algodão avança e produtividade cai

Os cotonicultores de Mato Grosso ainda vivem bons momentos no ano, com cotação valorizada da pluma tanto no mercado interno quanto nas bolsas internacionais, enquanto a colheita no Estado segue em ritmo acelerado, com 57% da área colhida, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última segunda-feira. A produtividade, contudo, apresenta queda de 18,7% em relação à safra passada.
Leia mais...

Soja 10/11: Ritmo faz Imea manter projeção

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2010 | por Marianna Peres

Avaliando ritmo e volume de compras de insumos efetuado pelos sojicultores de Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mantém a mesma estimativa para a temporada 10/11. Ou seja, redução de área plantada, produção e produtividade em relação à safra 09/10. Pela projeção, a área passa de 6,2 milhões de hectares para 6,09 milhões, queda de 2%.
Leia mais...

Safra de soja do Brasil em 10/11 cairá 1,1%, para 67,7 mi toneladas

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2010

A nova safra de soja do Brasil, o segundo produtor mundial, foi estimada em 67,71 milhões de toneladas nesta segunda-feira pela consultoria Céleres, em sua primeira previsão para a temporada 2010/11.
Leia mais...

Terminal ferroviário em Mato Grosso bate recorde de descarga em julho

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2010

A América Latina Logística (ALL) bateu recorde no mês de julho na descarga no Terminal Ferroviário de Alto Araguaia (414 km ao Sul de Cuiabá), atingindo um volume de 665 caminhões descarregados em um único dia. A média diária de descarga saiu de 500 caminhões no primeiro trimestre deste ano, para 600 neste período de safra do milho e agora atinge um recorde histórico de movimentação.
Leia mais...

92% da área cultivada do milho nesta safra está colhido no Estado

Publicado em Domingo - 01 de Agosto de 2010 | por Marcondes Maciel

A área plantada de milho em Mato Grosso, num total de 2 milhões de hectares no ciclo 09/10, está encerrando o mês de julho com 92,1% das lavouras já colhidas, representando 1,84 milhão de hectares. As informações constam do último levantamento sobre a colheita no Estado, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia mais...

Complexo de armazenagem de grãos será inaugurado dia 5 no sul de MT

Publicado em Sábado - 31 de Julho de 2010

Será inaugurado no próximo dia 5 de agosto, o Complexo Cooaleste, uma das maiores unidades de armazenagem de grãos da região sul de Mato Grosso. Instalado em uma área total de 80 hectares, no município de Primavera do Leste, o complexo Cooaleste oferecerá aos cooperados serviços que irão agilizar o trabalho de produtores rurais e agregar valor à produção rural.
Leia mais...

Vazio sanitário: Mapa autoriza plantio de 250 ha de soja em MT

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Marcondes Maciel

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou este ano o plantio de 250 hectares de soja durante o período do vazio sanitário em Mato Grosso. O plantio, entretanto, só poderá ser feito para fins de pesquisa científica. Durante o vazio sanitário, que começou no último dia 15 de junho e se estende até 15 de setembro, é proibido o cultivo de soja em escala comercial ou para produção de sementes. O objetivo é evitar a sobrevivência do fungo causador ferrugem asiática da soja durante a entressafra.
Leia mais...

Milho: MT comercializa 100% mais uma vez

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Marianna Peres

Pelo segundo pregão consecutivo, Mato Grosso comercializou 100% da oferta em mais uma rodada do leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para milho, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ontem foi ofertado 1,2 milhão de toneladas, o dobro do que vinha sendo oferecido nas edições anteriores. Na semana que vem o Estado ofertará o mesmo volume.
Leia mais...

Seca prejudica produtividade das lavouras de algodão em MT

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010

A estiagem prolongada atrapalhou a safra do algodão em Mato Grosso. As máquinas ainda estão trabalhando na colheita e as previsões indicam uma produção menor que a do ano passado. A colheita do algodão em Mato Grosso está em ritmo acelerado. De acordo com o último levantamento feito pelo Imea, Instituto de Economia Agropecuária do Estado, 15% da área plantada já foi colhida.
Leia mais...

Etanol de milho no foco da Aprosoja

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Fabiana Batista

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) informou que vai iniciar um projeto para estudar a viabilidade de agregar a usinas de biodiesel do Estado também a produção de etanol de milho.
Leia mais...