Publicado em Domingo - 01 de Agosto de 2010 | por Marcondes Maciel

92% da área cultivada do milho nesta safra está colhido no Estado

A área plantada de milho em Mato Grosso, num total de 2 milhões de hectares no ciclo 09/10, está encerrando o mês de julho com 92,1% das lavouras já colhidas, representando 1,84 milhão de hectares. As informações constam do último levantamento sobre a colheita no Estado, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia mais...

Complexo de armazenagem de grãos será inaugurado dia 5 no sul de MT

Publicado em Sábado - 31 de Julho de 2010

Será inaugurado no próximo dia 5 de agosto, o Complexo Cooaleste, uma das maiores unidades de armazenagem de grãos da região sul de Mato Grosso. Instalado em uma área total de 80 hectares, no município de Primavera do Leste, o complexo Cooaleste oferecerá aos cooperados serviços que irão agilizar o trabalho de produtores rurais e agregar valor à produção rural.
Leia mais...

Vazio sanitário: Mapa autoriza plantio de 250 ha de soja em MT

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Marcondes Maciel

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou este ano o plantio de 250 hectares de soja durante o período do vazio sanitário em Mato Grosso. O plantio, entretanto, só poderá ser feito para fins de pesquisa científica. Durante o vazio sanitário, que começou no último dia 15 de junho e se estende até 15 de setembro, é proibido o cultivo de soja em escala comercial ou para produção de sementes. O objetivo é evitar a sobrevivência do fungo causador ferrugem asiática da soja durante a entressafra.
Leia mais...

Milho: MT comercializa 100% mais uma vez

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Marianna Peres

Pelo segundo pregão consecutivo, Mato Grosso comercializou 100% da oferta em mais uma rodada do leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para milho, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ontem foi ofertado 1,2 milhão de toneladas, o dobro do que vinha sendo oferecido nas edições anteriores. Na semana que vem o Estado ofertará o mesmo volume.
Leia mais...

Seca prejudica produtividade das lavouras de algodão em MT

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010

A estiagem prolongada atrapalhou a safra do algodão em Mato Grosso. As máquinas ainda estão trabalhando na colheita e as previsões indicam uma produção menor que a do ano passado. A colheita do algodão em Mato Grosso está em ritmo acelerado. De acordo com o último levantamento feito pelo Imea, Instituto de Economia Agropecuária do Estado, 15% da área plantada já foi colhida.
Leia mais...

Etanol de milho no foco da Aprosoja

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Fabiana Batista

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) informou que vai iniciar um projeto para estudar a viabilidade de agregar a usinas de biodiesel do Estado também a produção de etanol de milho.
Leia mais...
Soja: Se a safra 10/11 fosse cultivada hoje no Estado, ela teria um custo de produção quase 5% menos em relação a 09/10
Soja: Se a safra 10/11 fosse cultivada hoje no Estado, ela teria um custo de produção quase 5% menos em relação a 09/10

Dólar faz custo de produção da nova safra da soja declinar em MT

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Marianna Peres

A desvalorização do dólar e a baixa demanda neste período por insumos, principalmente os defensivos, explicam as estimativas de um custo de produção menor no Estado para a sojicultura 10/11 que começa a ganhar hectares a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme números divulgados ontem, em Cuiabá, a nova safra, se fosse cultivada hoje, ficaria 4,26% mais barata em relação ao valor efetivado na temporada passada.
Leia mais...

10ª ExpoCláudia acontece em setembro com R$ 30 mil em prêmios

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Deivid Trombetta

A 10ª ExpoCláudia e 21ª Festa do Peão de Cláudia acontece entre os dias  03 e 07 de setembro no parque de exposições do município. A tradicional festa é uma organização da Associação dos Criadores de Cláudia, ACRICLÁUDIA, que este ano é presidida por José Formigoni.
Leia mais...

Empresários, produtores e pesquisadores debatem sobre a cultura do arroz de terras altas

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Rosana Persona

Os gestores do projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para a cadeia produtiva do arroz de terras altas, em Mato Grosso realizam uma reunião, nesta quinta-feira (29.07), para debaterem os principais problemas e apresentar os trabalhos que são executados.
Leia mais...