Publicidade

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010

Logística é o maior gargalo, diz pesquisa

O setor logístico é considerado pelo empresariado brasileiro como o maior gargalo de infraestrutura do Brasil. Essa é a conclusão da pesquisa Ibope realizada a pedido da Câmara Americana de Comércio (Amcham), apresentada ontem, em evento realizado na sede da entidade, em São Paulo. Segundo o levantamento, depois do setor de logística e distribuição, apontado por 54% dos entrevistados, veio o de telecomunicações (30%). A área de energia, que ficou marcada pelo racionamento de 2001, foi mencionada por 4% das companhias consultadas.
Leia mais...

Valorização da soja no mercado não traz alívio ao campo

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010

A valorização da soja no mercado internacional em julho, a menos de dois meses do início do plantio da nova safra no Centro-Oeste, não foi suficiente para animar os produtores a acelerar a compra dos insumos necessários para a formação das lavouras. Num ciclo em que as margens de lucro devem ser menores, qualquer alta de preço seria, em tese, aproveitada para melhorar as relações de troca.
Leia mais...

Biocarvão: resíduo orgânico melhora fertilidade do solo e sequestra carbono

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010 | por Juliana Royo

O biocarvão é um resíduo da produção de biocombustível. Ele é obtido a partir de uma biomassa que passa por um processo de pirólise, que é um tratamento térmico de carbonização. Este material residual carbonizado pode ser usado como condicionador de solo para melhorar a fertilidade e sequestrar carbono.
Leia mais...

Falta armazém para guardar milho safrinha em MT

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010 | por Venilson Ferreira

Principal produtor de milho safrinha, Mato Grosso já colheu 80% dos 2 milhões de hectares cultivados, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A colheita está 35,5% adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 44,5% da área havia sido colhida.
Leia mais...

Antecipar o plantio de feijão pode dar mais lucro

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010 | por Fernanda Yoneya

Para obter preço melhor e recuperar parte dos prejuízos do ano passado, produtores de feijão do sudoeste paulista optaram, este ano, por antecipar o plantio da safra das águas, normalmente feito em julho e agosto, para ser colhido em novembro, período em que a grande oferta da leguminosa derruba os preços. "Este ano arrisquei e plantei em meados de junho", diz o produtor Jacobus Johannes Hubertus Derks, da Fazenda Amarela Velha, em Itapeva.
Leia mais...

Produtor quer crédito para virar orgânico

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010 | por Leandro Costa

Na próxima semana a Câmara Setorial de Agricultura Ecológica (CSAE) irá se reunir na Superintendência do Ministério da Agricultura, em São Paulo (SP) para discutir, entre outros temas, a criação de uma linha de crédito para financiar agricultores que querem fazer a chamada transição agroecológica, ou seja, produtores que atuam de forma convencional e que querem passar a produzir alimentos orgânicos, sem o uso de insumos químicos industriais.
Leia mais...

MT: Empaer faz oficina de políticas públicas para agricultura familiar

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010

Entre os dias 26 a 28 deste mês, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) da região de Cuiabá, participam da Oficina de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar com atividade 2.2 do Projeto de Ater do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Leia mais...
O maior comprador de produtos do Estado foi a China, cuja soja responde por 95% do total
O maior comprador de produtos do Estado foi a China, cuja soja responde por 95% do total

MT é responsável por 52% da balança comercial do país

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010 | por Fernanda Loydi

As informações foram divulgadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT) com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) referentes ao mês de junho.  
Leia mais...

Cooperativa inaugura maior complexo de armazenagem e pesquisa da região sul de MT

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010

A Cooaleste – Cooperativa Agrícola dos Produtores da Região Sul de MT, localizada em Primavera do Leste, a 140 km de Cuiabá, inaugura no próximo mês uma das maiores unidades de armazenamento de grãos da região sul de Mato Grosso. O projeto Cooaleste é fruto de uma parceria entre produtores cooperados e a empresa Bayer CropScience.
Leia mais...
Bolsistas na Embrapa irão colaborar em pesquisas com Elaeis oleifera (caiaué).
Bolsistas na Embrapa irão colaborar em pesquisas com Elaeis oleifera (caiaué).

Embrapa Agroenergia abre bolsas de pesquisas com dendê

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010

A Embrapa Agroenergia, unidade da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abre duas vagas, com recursos do CNPq, para bolsistas trabalharem com ações de pesquisa dentro do Projeto “Dinamização do Banco Ativo de Germoplasma de Dendê (Elaeis guineensis) da Embrapa e Apoio ao Melhoramento Genético – ProDendê", com estudos de pré-genômica.
Leia mais...