Noticias
Internacional Forças de Gaddafi voltam a atirar contra civis, diz chefe da Otan
O chefe das operações militares da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Líbia, o tenente-general Charles Bouchard, acusou na segunda-feira as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi de se esconderem em hospitais e de atirarem em civis dos telhados de mesquitas na cidade de Misrata, controlada por rebeldes
Cidades/Geral Defesa Civil promove formação de brigadistas
Depois dos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Alta Floresta as próximas cidades a receber o Curso de Formação de Brigadistas são Nova Xavantina (25 a 29/04), Barra do Garças (09 a 13/05) e Nobres (13 a 17/06). O objetivo é capacitar técnicos brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Ao todo, aproximadamente 100 alunos já foram capacitados somente este ano.
Comportamento 7.805 trabalhadores serão qualificados em Paranaíta
Parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a empresa Odebrecht irá promover a capacitação de 7.805 trabalhadores na região no município de Paranaíta (851 Km ao norte de Cuiabá), para suprir a falta de mão de obra qualificada na construção civil. Ao todo, serão nove cursos gratuitos, cujo cronograma de operacionalização estende-se até 2013.
Politica MT Taques pede reflexão sobre as causas indígenas
No dia dedicado ao índio (19.04), o senador Pedro Taques (PDT) apontou a necessidade de aprimoramento da legislação voltada à população indígena. “Não temos o que parabenizar e sim lamentar. Nos últimos 22 anos, a Constituição não passou de um papel no que diz respeito aos povos indígenas. Mas temos que nos animar e fazer muito por eles”, afirmou o pedetista, durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.
Ciência/Pesquisa Criado fórum contra privatização da Sanecap
Líderes suprapartidários criaram o Fórum de Lutas Contra a Privatização da Sanecap. Os discursos na primeira assembleia, realizada ontem, no sentido de multiplicar a informação para a opinião pública sobre os efeitos de eventual privatização da empresa. O movimento é organizado pelo vereador de Cuiabá Lúdio Cabral (PT).
Cidades/Geral TJ conhecerá sistema do programa do CNJ hoje
O desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), estará nesta terça-feira (19) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para apresentar o sistema do programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado foi designado a coordenar a implantação do projeto em todos os Estados.
Cidades/Geral Dnit determina prazo para concluir obras da BR-163
O Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte – DNIT, determinou que as obras da BR-163 em Sorriso sejam finalizadas até setembro deste ano.
Leia mais...
Concursos/Empregos MPF recomenda alterações nos concursos do TRT e TRF
O Ministério Público Federal em Mato Grosso enviou recomendações ao Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT 23ª) e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) em que sugere alterações relativas aos candidatos deficientes nos editais que regem os concursos.
Economia ANP confirma que é mais viável abastecer com gasolina em MT
Abastecer o tanque do carro com gasolina é mais vantajoso do que com álcool em Mato Grosso. A constatação faz parte de um levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A escalada do preço do álcool deve fazer o motorista passar a escolher a gasolina, que, apesar de custar mais caro, renda mais quilômetros por litro.
Cidades/Geral Prefeitura de Cáceres vai cortar pessoal e reduzir despesas
Um diagnóstico concluído na semana passada pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Anselmo Bandeira, Ronaldo Ribeiro de Oliveira e Risodalva Beata de Castro, confirmou um estudo da prefeitura de Cáceres que aponta para necessidade de adoção de medidas de contenção de despesas para o ajuste das finanças do município que sofrem um forte impacto ha doze meses por conta do aumento das despesas com pessoal e queda de 25% das receitas. O prefeito Túlio Fontes explicou que além de comprometer parte considerável dos recursos, a situação deixou o município muito próximo de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
