Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2012 | por Iara Lemos

Saúde e Facebook criam ferramenta para incentivar doadores de órgãos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, lançaram na tarde desta segunda-feira (30), em Brasília, uma ferramenta na rede social para incentivar a doação de órgãos. A partir de agora, usuários do Facebook no Brasil poderão colocar no perfil que são doadores de órgão.
Leia mais...

Dormir pouco pode envelhecer o cérebro, diz estudo

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2012

Dormir pouco ou mal pode fazer bem mais do que prejudicar o humor. Quatro novos estudos sobre o tema se somam às evidências científicas de que a quantidade e a qualidade do sono podem estar relacionadas à deterioração mental e ao desenvolvimento de demência e Alzheimer.
Leia mais...

Estudo da USP cria novo cálculo para identificar "falsos magros"

Publicado em Sábado - 28 de Julho de 2012 | por Rodolfo Tiengo

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) criaram um novo índice de massa corporal (IMC) que promete identificar os "falsos magros", pessoas que chegam a fazer bonito na balança e entre os amigos, mas que acumulam taxas preocupantes de gordura no organismo.
Leia mais...
Mães que prolongam o trabalho até o oitavo mês de gravidez podem comprometer o desenvolvimento do filho no útero
Mães que prolongam o trabalho até o oitavo mês de gravidez podem comprometer o desenvolvimento do filho no útero

Estudo: trabalho até o 8º mês de gestação é prejudicial como fumo

Publicado em Sábado - 28 de Julho de 2012

Parar de trabalhar quando a gravidez atinge um nível avançado não é uma opção para muitas mulheres, mas um novo estudo alerta que prolongar as atividades depois do oitavo mês de gestação pode trazer riscos ao bebê, sendo tão prejudicial quanto o hábito de fumar nesta condição.
Leia mais...

Homens com HIV podem ter sido curados após transplante de medula

Publicado em Sexta - 27 de Julho de 2012

Duas pessoas podem ter sido curadas do HIV após um transplante de medula óssea para tratar um câncer, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira na Conferência Internacional sobre a Aids, em Washington.
Leia mais...

Roberto Jefferson é internado para retirada de tumor

Publicado em Quinta - 26 de Julho de 2012

mensalão, Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi internado na manhã desta quinta-feira no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para a retirada de um tumor no pâncreas.
Leia mais...

SUS vai distribuir dois novos remédios contra hepatite C

Publicado em Quarta - 25 de Julho de 2012

Dois novos medicamentos contra a hepatite C, o telaprevir e o boceprevir, serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, os remédios (inibidores da enzima protease) são considerados mais modernos e eficazes e devem beneficiar cerca de 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose avançada.
Leia mais...

País registra 210 mortes por gripe A; Ministério vê redução de casos

Publicado em Quarta - 25 de Julho de 2012

Desde o começo do ano, o Ministério da Saúde registrou 210 mortes por gripe A no País. O dado se refere ao período de janeiro até o dia 21 de julho. O maior número de vítimas fatais da doença se concentra nas regiões Sul (134) e Sudeste (57). Juntas, as duas regiões, cujo clima mais frio facilita a transmissão do vírus, concentram 91% das mortes. O Centro-Oeste registrou nove óbitos. As regiões Norte e Nordeste, cinco cada.
Leia mais...

Aumenta para 43 o número de casos suspeitos de H1N1 em Mato Grosso

Publicado em Terça - 24 de Julho de 2012

A secretaria estadual de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira (24) as ocorrências por Gripe A/H1N1 em todo o estado no ano de 2012. Até o momento, a notificação é de 43 casos de gripe A, dos quais 18 casos foram confirmados, 22 casos sob investigação e três mortes, nos municípios de Cuiabá, Campo Verde e Paranatinga.
Leia mais...

Estudo avança no tratamento de doenças neurodegenerativas

Publicado em Segunda - 23 de Julho de 2012 | por Camila Maciel

O hormônio ouabaína, tradicionalmente utilizado no tratamento de doenças cardiovasculares, possui efeito de proteção aos neurônios, aponta estudo recente da Universidade de São Paulo (USP). A descoberta representa uma possibilidade de avanço no tratamento de doenças neurodegenerativas, como os males de Parkinson e Alzheimer, tendo em vista que atualmente não existe medicamento capaz de impedir a morte dos neurônios.
Leia mais...