Noticias Cultura
Cuiabá ganha espaço para impressão e exposição de fotografias belas-artes
Instalado em Cuiabá, o novo espaço imprime e expõe fotografias, além de obras de arte escaneadas. O diferencial está na qualidade das impressões para o público interessado em arte, conta também com um grande banco de dados.
Herói de Mato Grosso, o Marechal Rondon visto pelo olhar de seu povo
Quanto maior volume de serviço prestava ao Brasil, mais Rondon se distanciava de sua terra, de onde saiu criança órfã em busca de um lar, na Cuiabá que deixou para se tornar figura quase onipresente na interiorização do Brasil, demarcação de fronteiras e, sobretudo, agir em defesa dos povos indígenas.
Livro resgata a vida e a obra do poeta andarilho de Cuiabá
Escrito pelo memorialista Francisco das Chagas Rocha, de 50 anos, o livro descreve o personagem como “um Zé peregrino, um Zé meio louco, um Zé poeta. Era um cara com um semblante ingênuo e uma alegria contagiante”, diz o escritor.
Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual
A mostra apresenta, em imagens e textos, a trajetória do escritor, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades.
Memorialista lança livro sobre Zé Bolo Flô nos 302 anos de Cuiabá
A produção não teve qualquer incentivo público e autor mandou imprimir apenas 200 exemplares por enquanto. As encomendas são feitas diretamente com o escritor, que as entrega posteriormente. Um exemplar custa R$ 30 e dois saem por R$ 50.
Capucine Picicaroli é homenageada em livro e exposição multimídia
Com pinceladas marcantes e um colorido inconfundível, sua obra retratou de forma única o universo dos contos infantis, a fé, os aspectos culturais, religiosos e lúdicos, sempre com forte presença feminina.
Associação Cultural Flor Ribeirinha mantém viva parte da história de Cuiabá
Do grupo nasceram também outros projetos como oficinas artísticas de artesanato, dança e música, o Cultura nas Escolas, o Flor da Idade (focado na valorização do trabalho em cerâmica das mulheres ribeirinhas) e o Semente Ribeirinha (dedicada a passar as tradições artísticas da comunidade aos pequenos entre seis e 12 anos). Todos eles integram a Associação Cultural Flor Ribeirinha.
