Publicado em Domingo - 25 de Setembro de 2011

União Leiria perde mais uma e se complica na competição

Pela sexta rodada do Campeonato Português, neste domingo, jogando em casa, o Olhanense venceu o União Leiria por 2 a 1. O primeiro gol da partida saiu aos 22min da primeira etapa, convertido por Eduardo. Depois, Figueroa ampliou para a equipe da casa aos seis minutos da etapa final. O brasileiro Diego Gaúcho diminuiu para o Leiria, nos acréscimos.

Leia mais...

Inmet alerta para baixa umidade relativa do ar

Publicado em Quinta - 15 de Setembro de 2011

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%), em Goiás, leste e nordeste do Mato Grosso; Tocantins; centro e oeste da Bahia, centro e sul do Piauí, centro e sul do Maranhão. O Aviso Especial n° 315 é válido até sexta-feira, 16 de setembro.
Leia mais...

Aviso alerta para baixa umidade do ar

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011

O Aviso Especial n° 313 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixos índices de umidade relativa do ar, em torno de 20% no Distrito Federal, Goiás, Tocantins; norte, centro e leste do Mato Grosso; norte e noroeste de Minas Gerais. Amanhã, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% no centro e oeste da Bahia; centro e sul do Piauí; centro e sul do Maranhão. O aviso é valido para esta terça, 13, e quarta-feira, 14 de setembro.
Leia mais...

Sábado terá baixa umidade relativa do ar

Publicado em Sábado - 10 de Setembro de 2011

O Aviso Especial n° 311 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar (entre 20% e 30%), neste sábado (10) e domingo, 11 de setembro. O alerta vale para o centro e oeste da Bahia, centro e sul do Piauí, centro e sul do Maranhão; norte de São Paulo, norte, Triângulo, centro, noroeste e norte de Minas Gerais; norte do Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, centro e leste do Mato Grosso; Goiás e Tocantins.
Leia mais...
Fogo está consumindo parque em Vila Bela da Santíssima Trindade
Fogo está consumindo parque em Vila Bela da Santíssima Trindade

Fogo destrói área equivalente a 100 campos de futebol em MT

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2011 | por Ericksen Vital

Um incêndio de grande proporção destruiu em uma semana cerca de 100 campos de futebol do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, município mato-grossense a 562 km de Cuiabá e que faz fronteira com a Bolívia. Um hectare corresponde a aproximadamente um campo de futebol. A estimativa foi apontada pelo tenente-coronel Licínio Ramalho Tavares, comandante do Corpo de Bombeiros da 5ª Região.
Leia mais...

Rally Berohokã começa repor carbono com plantio de árvores

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2011 | por Nara Vendrame

As atividades ambientais desenvolvidas pelo Rally Verde começam a refletir na prática. Crianças, competidores, comunidade, autoridades e organizadores do 3º Rally  Berohokã e 2ª Taça Brasil Berohokã /CBA plantaram 100 mudas de árvores em Primavera do Leste (MT) esta manhã (6). A iniciativa é para compensar a emissão de carbono no meio ambiente durante a competição que começa hoje e que segue até sábado (10). Até o final do projeto, serão plantadas 1,9 mil mudas.
Leia mais...

Fogo destrói parte de parque ecológico no Pantanal

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2011 | por Izabel Barrizon

O clima seco e quente tem aumentado os focos de queimadas em Mato Grosso. Nesta terça-feira (06), brigadistas do Instituito Chico Mendes (ICMbio) trabalham para amenizar o incêndio florestal na estação ecológica Taiamã, localizada no Pantanal Mato-Grossense, próximo ao município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá).
Leia mais...

MT tem 2ª maior área desmatada na Amazônia para pastos

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2011 | por Bruno Cassiano

O relatório inédito do uso da cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal mostra que Mato Grosso tem a segunda cobertura de maior abrangência associada às áreas de pastagem, com pouco mais de 137 mil km², perdendo apenas para o estado do Pará com 146,4 mil km² de pasto associado ao desmatamento. Este foi o maior problema identificado pelo estudo apresentado em Brasília pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Leia mais...

Pela 2ª vez no ano, DF registra 10% de umidade e iguala recorde

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2011

A umidade relativa do ar no Distrito Federal chegou a 10% por volta das 15h nesta segunda-feira (5), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais...
"A água do Hamza segue até 150 km dentro do Atlântico e diminui os níveis de salinidade do mar"

Maior rio subterrâneo do mundo pode estar embaixo do Amazonas

Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011

Pesquisadores da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro acreditam ter descoberto um rio subterrâneo abaixo da bacia hidrográfica do Amazonas. Há indícios de que o rio, batizado Hamza, seja o maior subterrâneo do mundo.
Leia mais...