Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Nova espécie de macaco é encontrada no Mato Grosso

Um novo horizonte se abriu para os estudos de primatas na Amazônia Meridional. Uma nova espécie de primata foi encontrada na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso e está sendo submetida a estudos que visam detalhar seu caráter inédito para os mastozólogos e primatólogos do mundo todo. O tombamento foi realizado em maio na coleção científica de mamíferos do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).
Leia mais...
Divulgação / WWF-Brasil

Um dia após queda de Maia, Ong aciona MP e cobra investigação

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011 | por Patrícia Sanches

Um dia após o ex-secretário de Meio Ambiente Alexander Maia deixar a pasta, sob a justificativa de que vinha sendo pressionado a cometer atos ilegais, a Ong Moral acionou o Ministério Público para que instaure um procedimento administrativo investigatório para apurar a possível existência de irregularidades. Para o coordenador da Ong, Gilmar Brunetto, as declarações de Maia são graves e precisam ser apuradas. “Quem pressionou? Quais empresas? A gente sabe que uns projetos andam rápido e outros não”.
Leia mais...

Países da África se juntam por 278 mil km2 de área preservada

Publicado em Sexta - 19 de Agosto de 2011

Na última quinta-feira (18) cinco países africanos se juntaram em um dos planos mais ambiciosos do turismo e da preservação natural do mundo. O projeto, chamado de “Okavango/Zambeze”, deve manter sob proteção 278 mil quilômetros quadrados de áreas ricas em paisagens naturais.
Leia mais...

Mulher é condenada a 2 anos de prisão por cortar uma árvore

Publicado em Quinta - 18 de Agosto de 2011

Uma venezuelana foi condenada a dois anos de prisão pelo corte ilicito de uma árvore em extinção, informou o Procurador Geral da República Venezuelana, que pediu para a acusada a maior sentença nos termos da Lei de Manejo Florestal.
Leia mais...

Agricultura e caça podem extinguir mamíferos de grande porte

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2011

Pelo menos vinte por cento de todos os mamíferos conhecidos estão perto da extinção. As espécies de animais de grande porte estão em maior risco, de acordo com uma recente avaliação do estado de conservação de 5.487 mamíferos.
Leia mais...

Desmatamento da Amazônia cai 53,6% em julho na comparação anual

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2011

O desmatamento da Amazônia caiu 53,6% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), que apontaram perda de 224,94 km² de floresta no mês passado.
Leia mais...
Anta flagrada perto de Manaus no primeiro estudo global de armadilhas fotográficas para mamíferos.
Anta flagrada perto de Manaus no primeiro estudo global de armadilhas fotográficas para mamíferos.

Estudo com armadilhas fotográficas flagra animais em 7 países

Publicado em Terça - 16 de Agosto de 2011

A última edição da revista  "Philosophical Transactions of the Royal Society" traz o primeiro estudo mundial com uso de armadilhas fotográficas para registrar a passagem de mamíferos. Na pesquisa, foram documentadas 105 espécies em cerca de 52 mil imagens em sete áreas protegidas nas Américas, África e Ásia. Entre os animais flagrados há de um pequenino rato até um elefante africano, passando por gorilas, pumas, tamanduás - além de caçadores armados.
Leia mais...

Incêndio consome plantação de cana em fazenda de Mato Grosso do Sul

Publicado em Terça - 16 de Agosto de 2011

Um incêndio que começou por volta das 14h30 de segunda-feira (15), destruiu parte de uma plantação de cana-de-açúcar no município de Chapadão do Sul, a 325 quilômetros de Campo Grande. Duas equipes do Corpo de Bombeiros, caminhões pipa e brigadistas da própria fazenda foram mobilizados para controlar o fogo, o que ocorreu somente no início da noite.
Leia mais...

Erosões destroem meio ambiente e viram caso de polícia em Jataí (GO)

Publicado em Segunda - 15 de Agosto de 2011

O desmatamento de nascentes e a falta de manejo nas áreas de pastagens provocaram grandes erosões em uma fazenda no município de Jataí, no sudoeste do Estado. A propriedade rural fica na chamada região da onça.
Leia mais...

Governo corta verba de Instituto de Conservação da Biodiversidade

Publicado em Segunda - 15 de Agosto de 2011

O orçamento do Instituto Chico Mendes (ICMBio) teve um corte de 30% em 2011, tornando a verba deste ano menor do que a do ano passado. O corte do governo federal diminui a capacidade do país em conservar a biodiversidade.
Leia mais...