Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

Descoberta aranha que constrói teias de até 25 m; foto

Cientistas do Museu de História Natural Smithsonian, nos Estados Unidos, descobriram nova espécie de aranha que constrói teias de até 25 metros de comprimento. A aranha vive em Madagascar. As informações são do site da Discovery News.
Leia mais...
Reprodução
As teias foram encontradas acima de águas correntes, ligando uma área de terra à outra, o que surpreendeu os cientistas
As teias foram encontradas acima de águas correntes, ligando uma área de terra à outra, o que surpreendeu os cientistas

Mudanças do Clima são tema de publicação do Ipea

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

O Ipea lança na próxima quarta-feira, 22, às 10 horas, a quarta edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental. Inteiramente dedicado ao tema das mudanças do clima, o boletim será lançado no auditório do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES) e transmitido ao vivo, pela internet, para todo o Brasil.
Leia mais...

Publicado decreto que prorroga período de proibição das queimadas em MT

Publicado em Quinta - 16 de Setembro de 2010

O Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira traz o decreto número 2.810, que prorroga o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso. A decisão do governo do Estado em ampliar o período de proibição levou em consideração o aumento no número de focos de calor no último trimestre e da previsão de prolongamento da estiagem em setembro e outubro, o que favoreceria a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais.
Leia mais...

Queimadas ficam "proibidas" em Mato Grosso até dia 30

Publicado em Quinta - 16 de Setembro de 2010

O decreto que prorroga o período proibitivo de queimadas para até o próximo dia 30 foi publicado no Diário Oficial. O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas terminaria ontem mas foi prorrogado devido às condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. Só ontem, no Estado, os satélites do INPE apontaram 3.844 focos de calor. No trimestre de julho a agosto, foi observado um aumento na incidência de focos de calor no Estado e, a tendência, de acordo com os órgãos oficiais, é de que essa situação se agrave nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongado período de estiagem. Donos de áreas onde houve focos de incêndio continuam sujeitos a multas de R$ 1,5 mil por hectare.
Leia mais...

Mato Grosso e Bahia concentram os desmatamentos recentes no Cerrado

Publicado em Quarta - 15 de Setembro de 2010

O novo plano de combate ao desmatamento do Cerrado, lançado hoje pelo Governo Federal, tem a difícil missão de frear a destruição de um dos biomas mais ameaçados do país. Com um ritmo de devastação de 14 mil quilômetros quadrados por ano, o Cerrado já perdeu quase metade de sua vegetação original.
Leia mais...
Parque Estadual do Araguaia é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hect
Parque Estadual do Araguaia é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hect

Fogo destrói 95% do maior parque de MT

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2010 | por Fernando Duarte

O Parque Estadual do Araguaia, o maior de Mato Grosso, perdeu 95% dos mais de 223 mil hectares em queimadas. Ele é quase 7 vezes maior que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que possui 32.630 hectares, e também passa por um período de fogo descontrolado. O principal motivo para a destruição do parque é a queimada indiscriminada promovida pelos proprietários rurais que ainda moram na região, mesmo ela sendo uma unidade de conservação.
Leia mais...

80% da queimada em MT poderia ter sido controlada

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2010

Oitenta por cento do fogo poderia ser evitado em Mato Grosso, líder brasileiro em queimadas com 51.578 focos entre 1º e 13 de setembro. A informação é do especialista Romildo Gonçalves, que aponta a falta de atuação da sociedade e do poder público como motivo para a situação. São Félix do Araguaia (3.922 focos), Novo Santo Antônio (3.763) e Ribeirão Cascalheira (3.657) são os municípios campeões em queimada no estado.
Leia mais...

Sema inicia implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2010

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental (CMQA), deu início ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial que visa aumentar a sistematização e organização, de forma efetiva, dos serviços prestados pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental.
Leia mais...

Quieimadas: Período proibitivo deve ser estendido

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2010 | por Dhiego Maia

Perto de completar três meses, o período proibitivo de queimadas que já foi antecipado este ano e terminaria no próximo dia 15 em Mato Grosso vai ser prorrogado por mais duas semanas. A proposta foi elaborada durante reunião ocorrida na manhã de ontem no Comitê de Gestão do Fogo, que engloba vários órgãos ambientais do Estado.
Leia mais...

Empresas Eletrobras fazem campanha contra queimadas sob linhas de transmissão

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

Autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, as empresas Eletrobras começam a divulgar no próximo dia 15 de setembro campanha institucional contra as queimadas, por meio de anúncios na televisão, rádio e cartilhas educativas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, mostram, em agosto de 2010, o registro de 263 mil focos de calor no Brasil inteiro, contra 38,6 mil em agosto do ano passado, um aumento de quase sete vezes no período. Embora nem todos os focos de incêndio sejam queimadas, eles dão uma indicação da explosão do número de incêndios nessa época de seca.
Leia mais...