Publicidade

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Capacitação orienta técnicos sobre Pronaf Sustentável

Trinta profissionais que prestam assistência técnica a famílias assentadas em Candiota, Hulha Negra e Aceguá participam até sexta-feira (03), em Bagé (RS), da capacitação sobre Pronaf Sustentável, promovida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento faz parte do processo de implementação deste tipo de crédito na região.
Leia mais...

Desmatamento na Amazônia manteve queda em julho

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta terça-feira (31) que detectou 485,1 km² de desmatamento na Amazônia Legal em julho. Com o dado do último mês foi fechado o “calendário do desmatamento”, que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Os números apontam queda da devastação na região.
Leia mais...

Mais da metade dos incêndios no país é em área privada

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Os incêndios que atingem o país estão concentrados no bioma Cerrado. É o que apontam os dados divulgados nesta terça-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Mais de 67% do total de focos localizados estão em áreas privadas e acontecem porque fazendeiros e índios usam o fogo como manejo e perdem o controle das queimadas provocadas. De acordo com o levantamento, 13% dos focos estão em áreas indígenas, 8% em assentamentos da reforma agrária e 7% em unidades de conservação.
Leia mais...

BP gastou US$ 1 mi por semana em publicidade após o vazamento no golfo do México

Publicado em Domingo - 29 de Agosto de 2010

A companhia petrolífera British Petroleum (BP) gastou US$ 1 milhão por semana em anúncios de rádio e televisão após a explosão em abril da plataforma "Deepwater Horizon", que causou o vazamento de petróleo no golfo do México, informou neste domingo o jornal britânico "The Sunday Telegraph".
Leia mais...
Imagem da Nasa mostra foz do Rio Amazonas com Ilha de Marajó, que foi base do estudo sobre manejo, à direita.
Imagem da Nasa mostra foz do Rio Amazonas com Ilha de Marajó, que foi base do estudo sobre manejo, à direita.

Manejo florestal pode render mais que pecuária e cultivo de grãos, diz estudo

Publicado em Domingo - 29 de Agosto de 2010 | por Dennis Barbosa

Levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) aponta que, quando respeitadas as leis ambientais e trabalhistas, o manejo florestal é mais lucrativo que a pecuária extensiva e o cultivo de grãos na Amazônia.
Leia mais...

Focos de queimadas dobram em Mato Grosso e passam de 10 mil

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010 | por Alex Fama

No acumulado do ano, Mato Grosso aparece liderando o ranking de focos de incêndio do país com "folga". Segundo dados do satélite de referência NOAA-15, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há o apontamento que o Estado já registrou 10,8 mil focos de calor do dia primeiro de janeiro até ontem. Estes números representam um quarto das queimadas no país cujo total é de 40.245 focos.
Leia mais...

Governo pode incentivar exploração madeireira de baixo volume

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010 | por André Alves

O manejo florestal sustentável é apontado por pesquisadores, técnicos e ambientalistas como sendo uma das principais atividades econômicas de baixo impacto ambiental e que precisa ser melhor desenvolvido. Uma pesquisa, que está sendo realizada para o projeto Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável das Florestas do Noroeste de Mato Grosso, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pode estimular o manejo florestal em pequenas e micros propriedades rurais no Estado, sobretudo na região Noroeste de Mato Grosso.
Leia mais...

Em um mês satélites do Inpe registram 53 mil focos de calor em MT

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

Em agosto as temperaturas altas, aliadas com a falta de chuva e a baixa umidade do ar contribuíram para que os focos de calor registrados em Mato Grosso ficassem acima da média nacional.
Leia mais...

Aquecimento global ajuda petroleiro russo a reabrir rota no Ártico

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

A redução da camada de gelo que cobre o oceano Glacial Ártico devido ao aquecimento global permitiu que um petroleiro russo reabrisse a rota marítima ártica, alternativa ao canal de Suez e até agora fechada ao tráfego comercial.
Leia mais...

Ministro da Pesca, em Mato Grosso, dá início a estudos do Parque Aquícola do Manso para produção de peixes

Publicado em Sexta - 27 de Agosto de 2010

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, participa de importante ato neste sábado, 28/08, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. No município, será realizado o Ato de Lançamento e Início dos Estudos para a demarcação do Parque Aquícola do Lago do Manso. O ato inicia às 11h, na Escola Municipal da Comunidade de João do Carro, zona rural do município da Chapada dos Guimarães.
Leia mais...