Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

Amazônia perde 29 áreas protegidas entre 2008 e 2009

Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.
Leia mais...

Pesquisa identifica 85 espécies de peixes raros em Mato Grosso

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

Uma pesquisa realizada pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, em parceria com a ONG Conservação Internacional do Brasil, identificou 819 espécies de peixes raros de água doce nas águas brasileiras.
Leia mais...

Mato Grosso lidera índice de desmatamento e incêndios em 2010

Publicado em Sábado - 21 de Agosto de 2010

Líderes de ocorrências de incêndio no país desde o início do ano, Mato Grosso e Pará também aparecem como os estados que mais desmataram áreas na Amazônia Legal em 2010. Em Rondônia, nono estado com mais incêndios no país neste ano, a situação mais complicada está na capital Porto Velho, que aparece como uma das cidades que mais desmatou desde janeiro.
Leia mais...

EUA exige da BP plano para substituir sistema de prevenção de vazamentos

Publicado em Sábado - 21 de Agosto de 2010

O governo dos Estados Unidos exigiu da BP (British Petroleum) a entrega de um plano no qual detalhe o procedimento para retirar e substituir o sistema de prevenção de vazamentos que falhou na explosão e afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", no Golfo do México, em abril.
Leia mais...

Grupo de 73 baleias fica atolado na Nova Zelândia; 58 morrem

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

Um total de 58 baleias amanheceram mortas nesta sexta-feira junto à costa da Nova Zelândia, enquanto equipes de voluntários trabalham para salvar outras 15 atoladas na mesma região.
Leia mais...
Cinquenta e oito baleias-piloto morreram e outros 15 estão atolados no local.
Cinquenta e oito baleias-piloto morreram e outros 15 estão atolados no local.

Baleias-piloto atolam e 58 morrem na costa da Nova Zelândia

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

A península de Karikari, no norte da Nova Zelândia, amanheceu com 58 baleias-piloto mortas e outras 15 atoladas na costa nesta sexta-feira (20). Equipes de voluntários socorrem os animais ainda vivos, garantindo água. Uma tentativa para salvar os cetáceos será executada no começo do sábado, com uso de um guindaste e equipamento para transporte.
Leia mais...

Qualidade do ar é "inadequada" em cinco cidadesde MT; queimadas aumentam 223%

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

A qualidade do ar já é considerada inadequada em pelo menos quatro municípios de Mato Grosso, dos 20 que são monitorados nesse período de estiagem prolongada. E para piorar, as queimadas seguem se alastrando em todo Estado. Já foram registrados nada mais nada menos que  61.191 focos de calor, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), contra 18.897 no mesmo período do ano passado: aumento de 223%.
Leia mais...

Fogo ameaça assentamentos no Nortão

Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010 | por Fernando Duarte

O fogo está destruindo o maior projeto de reforma agrária da América Latina. O distrito União do Norte, composto por 11 assentamentos, foi afetado pelas chamas iniciadas há cerca de 1 mês em Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá). Ao todo, mais de 30 mil hectares do município foram afetados e grande parte da produção agrícola dos assentamentos. Além de Peixoto, o Parque Nacional do Xingu também sofre com o período de queimadas.
Leia mais...

Impacto das queimadas na fauna de MT

Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010 | por Caroline Lanhi

Em Mato Grosso não há estudos ou levantamentos sobre o impacto das queimadas na fauna. A ausência de dados tanto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) quanto nos órgãos ambientais deixam em dúvida até mesmo os profissionais que trabalham diretamente com o assunto. A única informação que se tem é que os animais com dificuldade de locomoção como répteis, filhotes de aves e tamanduás comumente morrem queimados.
Leia mais...
Área de pastagem queima em Peixoto Azevedo. Segundo secretário, maior perda foi em regiões de floresta.
Área de pastagem queima em Peixoto Azevedo. Segundo secretário, maior perda foi em regiões de floresta.

Fogo destrói o equivalente a 50% da cidade de SP em local de MT

Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010 | por Lucas Frasão

Localizado ao norte de Mato Grosso, próximo ao estado do Pará, o município de Peixoto Azevedo teve destruída, por conta de incêndios recentes, uma área equivalente a quase metade do tamanho da capital paulista, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente do município. O fogo colocou a cidade em estado de alerta, passou por cima de florestas, pastos e plantações.
Leia mais...