Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Daniela Torezzan

Mato Grosso em chamas: focos de calor aumentam 440%

Dados dos focos de calor dos meses de julho e início de agosto, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), confirmam e agravam a tendência de aumento das queimadas já verificada no primeiro semestre deste ano em Mato Grosso.
Leia mais...

Queimadas no Brasil têm aumento de 85% no ano, informa Inpe

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto, informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Leia mais...

Quanto mais verde o mar, maior a chance de furacões, diz pesquisa

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Uma mudança na cor das águas do oceano pode ter um efeito drástico na quantidade de furacões, segundo uma nova pesquisa.
Leia mais...

Pará e Mato Grosso lideram número de queimadas no Brasil

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Pará e Mato Grosso são os estados que registraram mais focos de incêndio desde o início de agosto no Brasil. Só neste mês, mais de 82.500 focos de queima foram detectados em todo o país, sendo que a maior parte (mais de 63.500 focos, ou cerca de 80%) está concentrada na Amazônia Legal, que abrange toda a região Norte do Brasil, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.
Leia mais...
Comparação entre os períodos de janeiro e julho de 2010, 2005 e 1998. Período atual é o mais quente em 131 anos
Comparação entre os períodos de janeiro e julho de 2010, 2005 e 1998. Período atual é o mais quente em 131 anos

Últimos 12 meses são os mais quentes da história, aponta Nasa

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Mário Barra

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.
Leia mais...

Queimadas aumentaram 300% em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 12 de Agosto de 2010 | por Amanda Alves

O número de focos de calor em Mato Grosso entre 8 de julho e 8 de agosto - primeiro mês do período proibitivo de queimadas - foi 300% maior que no mesmo período do ano passado e cria um estado de alerta à população. Foram 22.217 focos em 30 dias deste ano, sendo que ao longo de 2009, o total foi de 36.927 focos de calor.
Leia mais...

Sema e parceiros realizam palestras em escolas de Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 11 de Agosto de 2010 | por Maria Barbant

A Diretoria da Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra (230 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está realizando uma série de palestras em escolas. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público, Corpo de Bombeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Educação (Seduc), Polícia Militar e Prefeitura de Tangará da Serra, e integra a campanha “Queimada, o Futuro você decide”.
Leia mais...

Incêndio atinge parque no Tocantins

Publicado em Quarta - 11 de Agosto de 2010

Um incêndio atinge a mata do Parque Estadual de Lajeado, em Palmas, há pelo menos três dias, conforme informações do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Leia mais...

Incêndio que começou em lixão atinge fazendas no interior de MT

Publicado em Terça - 10 de Agosto de 2010

Um incêndio que começou no lixão em Rondonópolis provocou estragos após atingir algumas fazendas da região. O fogo começou no sábado (07) e se alastrou por propriedades rurais causando muito prejuízo. As chamas só foram controladas nesta terça-feira.
Leia mais...

Operação conjunta de combate a queimadas começa nesta segunda

Publicado em Segunda - 09 de Agosto de 2010

Nesta segunda-feira tem início uma operação conjunta com foco no combate às queimadas em Mato Grosso. O foco da operação será o combate às queimadas, mas todos os crimes ambientais serão fiscalizados. 
Leia mais...