Publicidade

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010

Bebida alcoólica em garrafa PET precisará de licença ambiental

A 12ª Vara Federal Cível de São Paulo julgou procedentes duas ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), que obrigam a cervejaria Belco S/A a obter licença ambiental junto ao Ibama antes de lançar cerveja, chope e bebida alcoólica por mistura em garrafa PET.
Leia mais...

Consumo na China levou à matança de 280 mil tubarões no Brasil, diz ONG

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2010

A demanda por alimentos feitos a partir da barbatana de tubarão na Ásia está sendo apontada como a causa da matança ilegal de 280 mil animais na costa brasileira, nos cálculos de uma organização não-governamental com base em Porto Alegre.
Leia mais...

MT pronto para comercializar ativos e passivos ambientais

Publicado em Sábado - 31 de Julho de 2010

Mato Grosso é o pioneiro no país na criação de uma Unidade de Bens e Serviços Ambientais (UBSA). Ontem, as duas federações de classes produtivas se uniram em prol da redução das emissões de gases de efeito estufa ao assinarem um termo de cooperação técnica que implantou a unidade. A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato) e o Instituto Ação Verde assumiram o comprimisso.
Leia mais...

Governo estuda elevar multas ambientais para empresas

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010

A multa para empresas que causarem danos ambientais poderá subir, admitiu nesta sexta-feira (30) a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Atualmente, o teto é de R$ 50 milhões.
Leia mais...

Municípios podem divulgar práticas em Biodiversidade e Ecossistemas

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010

Municípios com boas práticas em Biodiversidade e Ecossistemas podem divulgar as atividades e contribuir para a consulta Biodiversidade e Ecossistemas: Por que são Importantes para o Crescimento Sustentável e a Equidade da América Latina e do Caribe. O objetivo é coletar estudos, descrições e exemplos de projetos de conservação da biodiversidade do Brasil — país com maior número de espécies nativas, com entre 15% e 20% de toda a diversidade biológica mundial.
Leia mais...

Inpa fala sobre o desmatamento zero na Amazônia

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010

Apesar do tema central da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ser mar, a Amazônia foi debatida nesta quarta-feira (28) na conferência “Adaptabilidade biológica em tempos de mudanças climáticas”, ministrada por Adalberto Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCT).
Leia mais...

Serra e assentamento pegam fogo no Estado

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas ontem para apagar as chamas de dois incêndios que estão acontecendo na Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, e outro em um assentamento rural na região de Nobres.
Leia mais...

Lula pede posicionamento de presidentes da região a golpe em Honduras

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010

Ao receber nesta quarta-feira o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em almoço no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que todos os países da América Central se posicionem e rejeitem o golpe de 2009, em Honduras, que levou à deposição de Manuel Zelaya.
Leia mais...
MT diminui a devastação na floresta em junho, diz Imazon
MT diminui a devastação na floresta em junho, diz Imazon

Desmate em MT cai pelo terceiro mês

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Renê Dióz

Mato Grosso reduziu o ritmo do desmatamento da Floresta Amazônica pelo terceiro mês consecutivo, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com o último boletim Transparência Florestal, em junho, o Estado foi responsável pelo desmate de 17,2 km2, 10% do total registrado no período. Além de vir numa sequência decrescente desde abril, o número põe Mato Grosso, costumeiro primeiro lugar nos rankings de desmate, atrás de Pará (67%) e Amazonas (13%).
Leia mais...

Líderes indígenas devem apresentar reivindicações nesta terça-feira

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Maria Barbant

Cerca de 300 índios, de aproximadamente seis etnias, que invadiram no último fim de semana o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Dardanelos, localizada no município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), continuam no local. Na tarde de segunda-feira (26.07) os índios libertaram os cinco trabalhadores da usina hidrelétrica que ainda eram mantidos como reféns, segundo informações divulgadas pela empresa Energética Águas da Pedra, responsável pela construção da usina.
Leia mais...