Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010

Municípios podem divulgar práticas em Biodiversidade e Ecossistemas

Municípios com boas práticas em Biodiversidade e Ecossistemas podem divulgar as atividades e contribuir para a consulta Biodiversidade e Ecossistemas: Por que são Importantes para o Crescimento Sustentável e a Equidade da América Latina e do Caribe. O objetivo é coletar estudos, descrições e exemplos de projetos de conservação da biodiversidade do Brasil — país com maior número de espécies nativas, com entre 15% e 20% de toda a diversidade biológica mundial.
Leia mais...

Inpa fala sobre o desmatamento zero na Amazônia

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010

Apesar do tema central da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ser mar, a Amazônia foi debatida nesta quarta-feira (28) na conferência “Adaptabilidade biológica em tempos de mudanças climáticas”, ministrada por Adalberto Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCT).
Leia mais...

Serra e assentamento pegam fogo no Estado

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas ontem para apagar as chamas de dois incêndios que estão acontecendo na Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, e outro em um assentamento rural na região de Nobres.
Leia mais...

Lula pede posicionamento de presidentes da região a golpe em Honduras

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010

Ao receber nesta quarta-feira o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em almoço no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que todos os países da América Central se posicionem e rejeitem o golpe de 2009, em Honduras, que levou à deposição de Manuel Zelaya.
Leia mais...
MT diminui a devastação na floresta em junho, diz Imazon
MT diminui a devastação na floresta em junho, diz Imazon

Desmate em MT cai pelo terceiro mês

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Renê Dióz

Mato Grosso reduziu o ritmo do desmatamento da Floresta Amazônica pelo terceiro mês consecutivo, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com o último boletim Transparência Florestal, em junho, o Estado foi responsável pelo desmate de 17,2 km2, 10% do total registrado no período. Além de vir numa sequência decrescente desde abril, o número põe Mato Grosso, costumeiro primeiro lugar nos rankings de desmate, atrás de Pará (67%) e Amazonas (13%).
Leia mais...

Líderes indígenas devem apresentar reivindicações nesta terça-feira

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Maria Barbant

Cerca de 300 índios, de aproximadamente seis etnias, que invadiram no último fim de semana o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Dardanelos, localizada no município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), continuam no local. Na tarde de segunda-feira (26.07) os índios libertaram os cinco trabalhadores da usina hidrelétrica que ainda eram mantidos como reféns, segundo informações divulgadas pela empresa Energética Águas da Pedra, responsável pela construção da usina.
Leia mais...

MT fica em 3º lugar no ranking do desmatamento no mês de junho

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010

O desmatamento na Amazônia voltou a subir em junho, de acordo com levantamento da organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e Mato Grosso ficou na terceira posição no ranking dos que mais desmataram durante o mês, perdendo 18 km² de vegetação nativa.
Leia mais...
Brigadistas combatendo incêndio no Parque da Chapada dos Guimarães (MT)
Brigadistas combatendo incêndio no Parque da Chapada dos Guimarães (MT)

Defesa Civil e bombeiros controlam incêndios em municípios de MT

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Lidiana Cuiabano

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionadas nesta terça-feira (27.07) para apagar as chamas de dois incêndios que estão acontecendo na Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, e outro em um assentamento rural na região de Nobres. Há três dias as equipes também estão controlando um incêndio de grande proporção em uma propriedade particular no município de Marcelândia.
Leia mais...
Sema realiza fiscalização no Rio Cuiabá
Sema realiza fiscalização no Rio Cuiabá

Cerca de 200 cevas é apreendida durante operação em trecho do Rio Cuiabá

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Maria Barbant/Duda Torres

Cerca de 200 cevas já foram retiradas do Rio Cuiabá, entre a Ponte Sérgio Mota e a comunidade de Bom Sucesso, na operação de fiscalização deflagrada nesta terça-feira (27.07), pela Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e policiais que integram o Batalhão Ambiental da Polícia Militar.
Leia mais...

Focos de calor já atingem 12 unidades de conservação em MT

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010 | por Marcy Monteiro Neto

Subiu para 12 o número de unidades de conservação em Mato Grosso com focos de calor registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) neste domingo. Pela manhã, eram apenassete unidades atingidas.
Leia mais...