Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010 | por Alexandre Alves

Fogo atingiu 28 serrarias e prejuízo ultrapassa R$ 21 mi

Passada uma semana do grande incêndio em Marcelândia (710 km de Cuiabá), na última quarta-feira (11), os industriais madeireiros contabilizam os prejuízos. Conforme nota da prefeitura do município, a Associação das Indústrias Madeireiras de Marcelândia informou que 28 serrarias foram atingidas, sendo 15 totalmente e 13 parcialmente.
Leia mais...

Ibama proíbe matança do javali para controle populacional

Publicado em Quarta - 18 de Agosto de 2010

Uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), revogou uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que autorizava a matança de javalis para seu controle populacional.
Leia mais...

ONU considera urgente estudar correntes atmosféricas

Publicado em Quarta - 18 de Agosto de 2010

Os especialistas do clima devem se dedicar o mais rápido possível a estudar as mudanças constatadas nas correntes atmosféricas ligadas às grandes inundações no Paquistão e à onda de calor sem precedentes na Rússia, considerou nesta quarta-feira (18) um especialista climático da ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMM (Organização Meteorológica Mundial).
Leia mais...

Operação de Ibama e Polícia Federal prende grupo envolvido com tráfico de castanheira

Publicado em Quarta - 18 de Agosto de 2010

Uma operação conjunta entre Polícia Federal e Ibama resultou na prisão de três pessoas acusadas de envolvimento com a exploração e comércio ilegais de madeira.
Leia mais...

Mato Grosso dá os primeiros passos no avanço à coleta seletiva de resíduos sólidos

Publicado em Segunda - 16 de Agosto de 2010 | por Thiago Itacaramby

Mato Grosso começa a dar os primeiros passos no que diz respeito à coleta seletiva dos resíduos sólidos. A medida já é uma realidade em Colíder,Tangará da Serra, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Além desses municípios, outras localidades estão em fase de implantação. São ações incentivadas mediante o Fórum Mato-Grossense Lixo e Cidadania, no qual organizações não-governamentais e fundações de apoio buscam políticas públicas que garantem a destinação ambiental adequada ao lixo dos resíduos sólidos.
Leia mais...

Filhote de urso é salvo após duas semanas com cabeça entalada em pote na Flórida

Publicado em Domingo - 15 de Agosto de 2010

Um filhote de urso foi salvo na Flórida por um grupo de veterinários após passar mais de duas semanas com a cabeça presa em um pote de geleia.
Leia mais...

Sérgio e Marina debate Amazônia Sustentável em Manaus

Publicado em Sábado - 14 de Agosto de 2010

O engenheiro civil e ambientalista Sérgio Guimarães, candidato a deputado federal pelo PV, participa neste final de semana, em Manaus (AM) do Fórum Amazônia e as Eleições 2010. O evento é organizado pelo Fórum Amazônia Sustentável, do qual Guimarães é membro da Comissão Executiva.
Leia mais...

Em poucos dias, 204% de aumento de focos em MT

Publicado em Sábado - 14 de Agosto de 2010 | por Dhiego Maia

Nos treze primeiros dias do mês de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou aumento de quase 204% no número de focos de calor do período analisado do ano passado para cá. Neste ano foram detectados 2.316 focos contra 762 registrados em 2009.
Leia mais...

Megaoperação contra incêndios ainda não apresenta resultados

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Dhiego Maia

A tragédia em Marcelândia ocorre justamente no período em que o Estado montou uma megaoperação de combate aos incêndios criminosos envolvendo diversos órgãos ambientais. O problema é que até agora nenhum balanço das ações foi divulgado. De acordo com o secretário da Casa Civil, Eder Moraes, o incêndio é que tomou proporções incontroláveis. “Por conta do pó de serragem ele cresceu muito. O nosso efetivo não era suficiente para combatê-lo de imediato porque estava espalhado em outros pontos do Estado”, define.
Leia mais...

Fogo que ameaçava atingir aldeia no Xingu é controlado

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010

Foi controlado o incêndio que ameaçava atingir a aldeia indígena Moigu, da etnia Ikpeng no Parque Nacional do Xingu. O fogo começou na semana passada e só foi controlado na manhã desta sexta-feira. Cerca de 380 famílias moram na aldeia que fica próximo a cidade de Feliz Natal (538 quilômetros de Cuiabá).
Leia mais...