Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

A castanha-do-Brasil e o crescimento sustentável da Amazônia

O desenvolvimento de negócios sustentáveis está cada vez mais presente na agenda política de estados e municípios da Amazônia, principalmente daqueles que já despertaram para o valor da floresta em pé. Neste contexto, o extrativismo da castanha-do-Brasil – também conhecida como castanha-do-Pará -  se destaca como uma das alternativas  para a redução do desmatamento e  incentivo à produção sustentável.
Leia mais...

Umidade abaixo de 20% em grande parte do país aumenta risco de queimadas

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

A umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 20% nesta quarta-feira (25) no centro-oeste e em parte das regiões norte, sudeste e sul. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o tempo seco aumenta o risco de queimadas.
Leia mais...

Umidade abaixo de 20% aumenta risco de queimadas em MT

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

A umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 20% nesta quarta-feira no centro-oeste e em parte das regiões norte, sudeste e sul. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o tempo seco aumenta o risco de queimadas.
Leia mais...

Ministro participará de lançamento do estudo e demarcação de Parque do Lago do Manso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Duda Torres

O Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, estará na manhã de sábado (28.08), em Chapada dos Guimarães, onde dará início, às 9h00, aos trabalhos de demarcação do Parque Aquícola no Lago do Manso, no distrito de João Carlos.
Leia mais...

Desmatamento "migra" para o Cerrado em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Leandro J. Nascimento

A destruição das áreas de mata em Mato Grosso já ultrapassou os limites da Floresta Amazônica. Agora, outro bioma do Estado - o Cerrado - sofre com a degradação provocada, na maioria das vezes, pelo avanço da agropecuária e produção de carvão vegetal oriundo de mata nativa e destinado à indústria siderúrgica.
Leia mais...

Sema realiza sobrevoo de mapeamento e monitoramento de ninhais

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Duda Torres

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueira (CFRP), em parceria com a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO); Coordenadoria de Fiscalização de Pesca (CFP); Gerência da Estrada Parque Transpantaneira (GEPT); Gerência Estadual Encontro das Águas (GEEA) e Diretoria Unidade Desconcentrada de Cáceres (DUDC), sobrevoou uma extensa área do Pantanal Matogrossense, compreendendo os municípios de Poconé, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres, para mapeamento e monitoramento de ninhais.
Leia mais...

MT tem mais de 6 mil focos de incêndios só em agosto

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

Mato Grosso é o estado que teve o maior número de focos de incêndios em agosto, com 6.411 registros. O número é 420% maior do que o do mesmo período do ano passado. Cuiabá registrou hoje (25) umidade relativa do ar de 13%, o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como estado de alerta. A OMS considera estado de emergência quando a umidade baixa de 12%.
Leia mais...

Aviões e sete caminhões dos bombeiros vão combater queimadas em Cuiabá

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

As queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande serão atendidas diariamente pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de sete viaturas que normalmente são utilizadas para o incêndio em instalações prediais.
Leia mais...

Projetos de infraestrutura e pequenas hidrelétricas reduzem unidades de conservação

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

A Amazônia perdeu pelo menos 49 mil quilômetros quadrados (km2) de áreas protegidas por causa da extinção e redução de unidades de conservação (UCs) e terras indígenas entre 2008 e 2009. A área equivale aos estados de Alagoas e Sergipe juntos. Os números são de levantamento da organização não governamental (ONG) do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado hoje (23).
Leia mais...

AcquaBrasilis é referência no mercado de sistemas para reuso de água e captação de chuva

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

No mercado desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com uma proposta inovadora na época em que a preocupação com o meio ambiente começou a se evidenciar nos projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, e se tornando um importante diferencial de compra para os consumidores.
Leia mais...