Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Eduardo Reina

Carro velho polui 28 vezes mais que novo

Cada vez que Alexandre Christianini tira seu Mitsubishi Lancer 95 movido a gasolina da garagem no Jardim Esther, Butantã, zona oeste, e vai até o trabalho na Avenida Brasil, zona sul, 360 gramas de monóxido de carbono são lançados na atmosfera de São Paulo. Esse volume de poluição originada do motor de um carro com mais de 15 anos de uso é 28 vezes maior que o de um carro novo, com menos de 6 mil km rodados.
Leia mais...

Piso de madeira valoriza ambiente

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Clóvis Rech

A construção de uma moradia ou escritório deve levar em conta algumas escolhas corretas, da estrutura a decoração. A escolha do piso de madeira é uma delas, e pode ser o melhor investimento de longo prazo que poderá fazer.
Leia mais...

MT: apreendidos 28 quilos de pescado sem documentação

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Alex Fama

Policiais rodoviários federais apreenderam, ontem à tarde, mais de 28 quilos de pescado sem a devida documentação legal exigida para transporte deste tipo de produto em três abordagens de rotina. As três apreensões aconteceram na BR-158, no quilômetro 571, no município de Água Boa.
Leia mais...

Código Florestal está sendo destruído e não reformado, afirma economista ecológico

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Daniela Torezzan

A proposta que altera o Código Florestal, aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados com base no parecer do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) propõe mudanças que podem acarretar vários prejuízos, como: perda da biodiversidade, aumento do desmatamento e, consequentemente, da emissão de gases causadores do efeito estufa, redução dos recursos hídricos no período de seca, anistia ao desmatamento ilegal, entre outros.
Leia mais...

Técnicos discutem Plano Estratégico de Ação do Sistema Aquifero Guarani

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Maria Barbant

Nesta quarta-feira (21.07), representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), se reúnem em Cuiabá para discutir a implementação do Programa Estratégico de Ação do Sistema Aquífero Guarani (PEA-SAG). A reunião vai acontecer na sede da Sema, às 15h.
Leia mais...

Apenas 1,5% da área marinha brasileira é protegida por unidades de conservação

Publicado em Domingo - 18 de Julho de 2010

A criação recente de duas novas unidades de conservação no Espírito Santo, em junho, aumentou a área marinha brasileira protegida. O país tem 4,5 milhões de quilômetros quadrados em território marinho -- metade do território terrestre. As unidades de conservação, entretando, somam apenas 1,5% de toda essa área _ o Ministério do Meio Ambiente (MMA) acredita que um número mais adequado estaria próximo a 10%.
Leia mais...

MT concentra metade do desmate

Publicado em Sábado - 17 de Julho de 2010 | por Carolina Holland

Mais da metade do desmatamento na floresta Amazônica durante o mês de maio aconteceu em Mato Grosso. Dos 109,6 km2 da floresta que sofreram corte raso ou degradação, 51,9 km2 ficam no Estado.
Leia mais...

Na comparação dos dados, desmatamento em Mato Grosso continua em queda

Publicado em Sexta - 16 de Julho de 2010 | por Maria Barbant

Apesar de ter sido registrada em Mato Grosso a maior área de desmatamento no mês de maio, com 51,9 km 2, os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), para esse mês, divulgados nesta quinta-feira (15.07), no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após comparação com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon (de abril e maio), e dos focos de calor (de junho), demonstram que o Estado reduziu 24% a área considerada como de possíveis desmatamentos do tipo corte raso no período de agosto de 2009 a maio de 2010, em comparação com agosto de 2008 a maio de 2009.
Leia mais...

Desmatamento ilegal caiu 22% desde 2002, diz estudo britânico

Publicado em Sexta - 16 de Julho de 2010

O desmatamento ilegal nas florestas de todo o mundo caiu 22% desde 2002, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Real de Assuntos Internacionais (conhecido como Chatham House), do Reino Unido.
Leia mais...

ONU elogia reciclagem brasileira em relatório

Publicado em Sexta - 16 de Julho de 2010

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em um estudo divulgado nesta sexta-feira (16), destaca o exemplo positivo do Brasil como líder mundial na área de reciclagem.
Leia mais...