Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Morro de Santo Antônio está sendo consumido por incêndio

Os bombeiros começaram ontem a combater um incêndio nas encostas do Morro de Santo Antônio, uma das áreas de conservação e de beleza cênica mais importantes da Baixada Cuiabana. Acionados pela Defesa Civil, os bombeiros foram para Santo Antônio do Leverger somente no final da tarde, mas o fogo começou pela manhã. De Várzea Grande, à tarde, já eram visíveis algumas colunas esparsas de fumaça na região.
Leia mais...

Fogo atinge 60% da área e não é contido
Fogo atinge 60% da área e não é contido

Incêndio atinge 60% do Morro de Santo Antônio

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Amanda Alves

Um incêndio no Morro de Santo Antônio, localizado próximo à rodovia Palmiro Paes de Barros, e se alastra ao entorno. Segundo o secretário geral da Associação de Moradores da região, José Maurício Pereira, a situação durante à noite foi de alerta, pois o fogo já atinge 60% da área de 258 hectares. Hoje, a equipe de soldados do Corpo de Bombeiros, técnicos do Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) e da Defesa Civil do Estado devem reiniciar os trabalhos para tentar conter as chamas.
Leia mais...

Prefeitura de Diamantino lança campanha "Ar Puro"

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

A prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lança a campanha "Ar Puro" que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o  prejuízo ambiental causando pelas queimadas.
Leia mais...

Mudança climática pode afetar habilidade de crocodilo encontrar alimento

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

O aquecimento global está tornando cada vez mais difícil para crocodilos encontrarem alimentos e abrigo. É o que diz Hamish Campbell, da Universidade de Queensland, em Santa Lucia, na Austrália.
Leia mais...

Floresta contribui para fixar carbono

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010 | por Clóvis Rech

As queimadas provocadas pelo crescente  desmatamento da Amazônia tem contribuído para aumentar as emissões de dióxido de carbono no ar. Ambientalistas de todo mundo tem se manifestado contrário ao processo de ocupação da Amazônia que não prioriza a floresta sustentável e a biodiversidade.
Leia mais...

Mato Grosso é o primeiro em queimadas

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010 | por Carolina Holland

Mato Grosso está no topo do ranking do número de focos de calor registrados neste ano em todo o país. Do total de 54.799 focos no Brasil, 14.064 foram notificados em Mato Grosso, mais do que o dobro do segundo colocado, São Paulo, que teve 6.917. Em terceiro lugar vem Tocantins, com 5.589 focos de calor. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...

Comissão da Câmara aprova relatório do novo Código Florestal

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o novo Código Florestal aprovou o texto nesta terça (6).
Leia mais...

Verdes pedem suspensão de novas autorizações de transgênicos na UE

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010 | por Efe

Os eurodeputados franceses José Bové e Sandrine Bélier (Os Verdes) pediram hoje a suspensão de novas autorizações de organismos geneticamente modificados na União Europeia, até que haja métodos científicos apropriados para examinar seus riscos.
Leia mais...

Prefeitura de Diamantino lança campanha contra queimadas

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

A Prefeitura Municipal de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está lançando uma campanha contra as queimadas, que consiste em alertar a população sobre o prejuízo ambiental causando pelas queimadas.
Leia mais...

Aviso meteorológico indica baixos índices umidade relativa do ar em Mato Grosso

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Maria Barbant

O Centro de Monitoramento de Risco e Desastre da Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso divulgou nesta segunda-feira (05.07) novo Aviso Meteorológico emitido pelo Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de Brasília.
Leia mais...