Publicidade

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Fabrícia Peixoto

Temperatura em SP pode subir 3ºC, diz estudo

A temperatura média na região metropolitana de São Paulo pode subir de 2º a 3º Celsius até o fim deste século em função do impacto das mudanças climáticas, caso ações de mitigação não sejam adotadas.
Leia mais...

Número de focos estava perto dos 6 mil até a última semana. Ainda assim, governo quer minimizar incidência
Número de focos estava perto dos 6 mil até a última semana. Ainda assim, governo quer minimizar incidência

Mato Grosso fiscaliza cidades que mais queimam

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Joanice de Deus

Ontem teve início uma operação de fiscalização para combater o uso criminoso do fogo em Mato Grosso, que irá atingir 25 municípios mato-grossenses que mais apresentaram focos de calor neste ano. Constatado o crime ambiental, o responsável será notificado e multado administrativamente e, em caso de flagrante, também será autuado criminalmente.
Leia mais...

Consciência ecológica amplia uso de madeira sustentável

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

A indústria da construção civil e a produção de móveis vem se adequando ao novo perfil do consumidor, mais ligado às relações de  ecologia e meio ambiente. Neste aspecto observa-se que a oferta de madeira de florestas tropicais, especialmente da Amazônia, vem sofrendo forte declínio nos últimos tempos, justamente pelo fato de não ser vista como uma matéria prima sustentável, e seu consumo contribuir para aumentar a devastação da floresta.  
Leia mais...

Cocô de baleia ajuda no combate ao aquecimento global

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

As baleias cachalote do Oceano Austral são um aliado inesperado na luta contra o aquecimento global, por removerem o carbono equivalente ao emitido por 40 mil carros a cada ano graças a suas fezes, revela um estudo que será publicado esta quarta-feira no periódico britânico Proceedings of the Royal Society B.
Leia mais...
Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período
Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período

Previsão de tempo seco no MT é alerta para cuidar melhor da saúde

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Fernanda Loydi

De acordo com previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) este trimestre, (junho, julho e agosto) será de estiagem. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também emitiu alerta de que nos próximos dias a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado de alerta.
Leia mais...

Vazamento de óleo no golfo do México pode chegar a 60.000 barris/dia

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Efe

Entre 5,5 e 9,5 milhões de litros de petróleo vazam por dia no golfo do México, segundo novos cálculos divulgados hoje pelos Estados Unidos.
Leia mais...

Aquecimento global ameaça corais no Brasil

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

A elevação na temperatura das águas, provocada pelo aquecimento global, ameaça espécies de corais que só existem no litoral brasileiro. Das 40 espécies de corais encontradas nos recifes do litoral brasileiro, 20 são encontradas apenas no país.
Leia mais...

Fiscalização inicia operação intensiva no interior de Mato Grosso

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Maria Barbant

Nove equipes compostas por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), técnicos da Defesa Civil, Bombeiros e policiais militares do Batalhão Ambiental, deixaram Cuiabá na manhã desta segunda-feira (14.06), em direção ao interior do Estado, iniciando uma operação de fiscalização intensiva para o período critico de queimadas. De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, até o fim de setembro, a fiscalização será ininterrupta e atingirá todas as regiões de Mato Grosso.
Leia mais...

Previsão do Sipam indica calor mais intenso do que o normal para o Mato Grosso

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

Maio trouxe o início da estiagem para o Mato Grosso. Durante o mês, a já esperada redução na umidade foi ainda mais abrupta e o registro de chuvas ficou abaixo da média em todo o estado. Além da falta de chuva, as porções nordeste e leste mato-grossenses sofreram também com temperaturas acima da média, enquanto que o sul teve temperaturas mais baixas do que o normal.
Leia mais...

Sema intensifica operações de fiscalização de queimadas em MT

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Kelly Martins

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lança nesta segunda-feira (14.06), às 9 horas, uma série de fiscalizações intensivas em regiões que mais apresentaram focos de calor no Estado este ano. As equipes, compostas por fiscais da Sema, policiais do Batalhão Ambiental, bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar e homens da Defesa Civil com apoio do helicópetero do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão se reunir no Casarão, do Parque Estadual Mãe Bonifácia antes de partir para as regiões do Araguaia, Norte e Noroeste do Estado. Até o fim do período proibitivo para queimadas, as equipes irão se revesar em fiscalizações ininterruptas.
Leia mais...