Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010

Frota do país é mais sujeita a vazamento

A maior parte da frota brasileira que transporta petróleo e derivados tem restrições para circular em águas internacionais por não estar completamente adequada às exigências contra vazamentos.
Leia mais...

O megaprodutor Eraí Maggi, que terá de recuperar área degradada em uma de suas fazendas
O megaprodutor Eraí Maggi, que terá de recuperar área degradada em uma de suas fazendas

Sema multa Eraí Maggi por degradar reserva ambiental

Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010

O empresário Eraí Maggi firmou um termo de ajustamento de conduta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), se comprometendo a recuperar parte de uma fazenda de sua propriedade, no Município de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá).
Leia mais...

Santa Carmem lidera ranking de queimadas em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Dados atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) apontam Santa Carmem (35 km de Sinop) como líder na relação de queimadas do Estado, com 558 focos de calor registrados de janeiro até ontem. Número cerca de 8 vezes superior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, quando o Inpe registrou 70 focos.
Leia mais...

O cuidado com embalagens de agrotóxicos foi um dos temas abordados na Semana do Meio Ambiente

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010 | por Duda Torres

A VI Semana do Meio Ambiente, uma realização do Governo do Estado via Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apresentou nos dias 08, 09 e 10 de junho, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá iniciativas positivas desenvolvidas por empresas de vários setores. A Agro Amazônia, parceria da Sema, na realização do evento, esteve presente pela quarta vez com o intuito de promover a conscientização ambiental voltada ao público infanto-juvenil.
Leia mais...

Governo dos EUA já gastou US$ 140 mi no golfo do México

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010 | por da Efe

O governo dos Estados Unidos gastou até o momento mais de US$ 140 milhões nos trabalhos de limpeza e contenção do vazamento de petróleo no golfo do México, informou hoje o almirante da Guarda Costeira, Thad Allen.
Leia mais...
Municípios do centro norte do Estado concentram focos.
Municípios do centro norte do Estado concentram focos.

Queimadas: Focos de calor crescem 90,2% em MT

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Carolina Holland

Mato Grosso teve, de 1º de janeiro a 7 de junho de 2010, 2.481 focos de calor a mais do que o mesmo período do ano passado. Os números revelam que foram registradas 5.229 queimadas neste ano, enquanto em 2009 foram 2.748, o que representa o aumento de 90,28%. Os dados são da Defesa Civil do Estado.
Leia mais...
Queimadas é outro fator que ameaça natureza e biodiversidade do Parque Nacional
Queimadas é outro fator que ameaça natureza e biodiversidade do Parque Nacional

9 espécies de aves estão em extinção na Chapada

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Tania Rauber

Além de ser famosa pelos paredões de pedras e recursos hídricos, Chapada dos Guimarães também possui uma rica biodiversidade de aves. São quase 400 catalogadas. Mas, nos últimos anos, algumas delas não foram mais vistas. Pelo menos 9 espécies já são consideradas extintas na região.
Leia mais...

Proposta de lei de floresta anula meta nacional de CO2

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta de reforma do Código Florestal apresentada anteontem pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) poderia provocar a emissão de 25 bilhões a 31 bilhões de toneladas de gás carbônico só na Amazônia.
Leia mais...

Instituições e empresas parceiras participam das comemorações da Semana do Meio Ambiente

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Luciana de Oliveira Pereira

A Importância da Biodiversidade e o Consumo Consciente são os temas que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) elegeu para promover a 6ª edição da Semana do Meio Ambiente. Além de comemorar a data, o intuito é chamar a atenção da sociedade para mudanças de comportamento, por meio de atitudes ambientalmente corretas.
Leia mais...

Pesquisas para censo da pesca iniciam na Bacia do Alto Paraguai

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

O Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) e suas instituições parceiras começam neste mês o Censo Estrutural da Pesca na Bacia do Alto Paraguai. O trabalho faz parte do projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura para desenvolver o Sistema de Monitoramento da Pesca em todo o país.
Leia mais...