Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Anderson Pinho

Desativação de térmicas evita queima de 415 milhões de litros de diesel em MT

Quase meio milhão de litros de óleo diesel deixaram de ser queimados entre os anos de 2001 e 2010, em Mato Grosso, com a desativação de 38 Usinas Termoelétricas (UTs) pertencentes à Cemat (Veja quadro abaixo). Isso equivale a 27.666 caminhões-tanque com capacidade para 15 mil litros do combustível ou 415 km de caminhões-tanque enfileirados, o correspondente à distância entre Cuiabá e Sorriso, no norte do Estado. Deixando de queimar 415 milhões de litros de óleo diesel, 830 mil toneladas de Gás Carbônico (CO2) não foram lançadas na atmosfera.  
Leia mais...
Subestação de Alto Boa Vista
Subestação de Alto Boa Vista

Parceria entre Inmetro e Fiat desenvolve motor de trator movido a óleo vegetal puro que ajuda a gerar energia elétrica à noite

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a Fiat do Brasil estão desenvolvendo um motor para trator que será movido a óleo vegetal puro e terá dupla função: além de auxiliar na agricultura familiar, poderá ser acoplado a um gerador e levar energia elétrica a pequenas comunidades em regiões rurais aonde a rede de energia não chega. A expectativa é de que o motor chegue ao mercado até o fim do ano que vem.
Leia mais...

Mato Grosso tem nove das dez cidades com maior desmatamento detectado

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010

Dos dez municípios com mais desmatamento detectado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em março e abril de 2010, nove estão no Mato Grosso, estado que teve também o maior índice total no período.
Leia mais...

Plano Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas é destaque na Semana do Meio Ambiente

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Maria Barbant

O governador Silval Barbosa, ao abrir a sexta edição da Semana do Meio Ambiente na manhã dessa terça-feira (08.06), durante solenidade realizada no Salão Nobre “Cloves Vettorato”, no Palácio Paiguás, determinou que o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas, o PPCD-MT, lançado em outubro do ano passado, seja transformado em decreto visando assegurar o cumprimento das ações estabelecidas no documento.
Leia mais...

Produtos economizadores de água ajudam a Jordânia a ser mais sustentável

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010

Imagine-se vivendo num país desértico, sendo abastecido com água apenas uma vez por semana. Essa é a realidade da Jordânia e de seis milhões de pessoas que lá vivem com reservas insuficientes de água. A solução para esse problema é um aqueduto entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, que viabilizaria o suprimento de água para dessalinização, que é a principal fonte de água naquele país. O projeto tem orçamento de US$ 2 bilhões.
Leia mais...

Sinop lança campanha para redução de focos de calor no município

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Maria Barbant

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia participou nesta quarta-feira (09.06), do lançamento em Sinop, do Projeto "Sinop sem Fogo". A campanha pretende através de ações de Educação Ambiental, monitoramento e fiscalização e combate direto, reduzir ainda mais o número de focos de queimadas no município. O lançamento do projeto, que agora irá integrar o calendário ambiental do município aconteceu no gabinete do prefeito Juarez Costa.
Leia mais...
Campanha vai distribuir 1 milhão de camisinhas em empresas de diferentes ramos
Campanha vai distribuir 1 milhão de camisinhas em empresas de diferentes ramos

Desmatamento da Amazônia cai 25 % em 2010

Publicado em Terça - 08 de Junho de 2010

Leia mais...

Estudo indica que desmatamento reduziu Pantanal em 15% até 2008

Publicado em Terça - 08 de Junho de 2010 | por Fabricia Peixoto

Um estudo do Ministério do Meio Ambiente, divulgado nesta segunda-feira, mostra que o desmatamento na região do Pantanal chegou a 15,18% em 2008, em relação a sua área original. 
Leia mais...
Levantamento sobre o Pantanal foi de 6 anos, quando área dentro do município de MT perdeu 633 Km2
Levantamento sobre o Pantanal foi de 6 anos, quando área dentro do município de MT perdeu 633 Km2

Mato Grosso derrubou mais no Pantanal e na Amazônia

Publicado em Terça - 08 de Junho de 2010 | por Renê Dióz

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgaram ontem números que põem Mato Grosso como protagonista do desmatamento em dois biomas nacionais: o Pantanal, que compartilha com Mato Grosso do Sul, e a Amazônia, cuja floresta divide com outros oito vizinhos. O Estado foi o grande desmatador da Floresta Amazônica entre março e abril, embora a prática esteja em queda. Já no Pantanal, Cáceres foi apontado como o principal devastador entre os municípios que integram o bioma.
Leia mais...
Governador Silval Barbosa participa de ato ecológico Abrace o Rio Cuiabá
Governador Silval Barbosa participa de ato ecológico Abrace o Rio Cuiabá

Quinze mil pessoas e o governador Silval Barbosa participam do 6º Abrace o Rio Cuiabá

Publicado em Segunda - 07 de Junho de 2010 | por Sílvia Devaux

A sexta edição do ‘Abrace o Rio Cuiabá’ realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso neste domingo (06.06), um dia depois do Dia do Meio Ambiente, sobre a ponte Júlio Müller contou com a presença do governador do Estado. A mobilização foi criada como um grito de alerta em defesa do rio Cuiabá, por onde começa a história da Capital mato-grossense e é ainda um cartão postal para a Copa do Mundo 2014 que tem o município como uma das 12 cidades-sedes.
Leia mais...