Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Fernanda Loydi

Previsão de tempo seco no MT é alerta para cuidar melhor da saúde

De acordo com previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) este trimestre, (junho, julho e agosto) será de estiagem. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também emitiu alerta de que nos próximos dias a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado de alerta.
Leia mais...
Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período
Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período

Vazamento de óleo no golfo do México pode chegar a 60.000 barris/dia

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Efe

Entre 5,5 e 9,5 milhões de litros de petróleo vazam por dia no golfo do México, segundo novos cálculos divulgados hoje pelos Estados Unidos.
Leia mais...

Aquecimento global ameaça corais no Brasil

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

A elevação na temperatura das águas, provocada pelo aquecimento global, ameaça espécies de corais que só existem no litoral brasileiro. Das 40 espécies de corais encontradas nos recifes do litoral brasileiro, 20 são encontradas apenas no país.
Leia mais...

Fiscalização inicia operação intensiva no interior de Mato Grosso

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Maria Barbant

Nove equipes compostas por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), técnicos da Defesa Civil, Bombeiros e policiais militares do Batalhão Ambiental, deixaram Cuiabá na manhã desta segunda-feira (14.06), em direção ao interior do Estado, iniciando uma operação de fiscalização intensiva para o período critico de queimadas. De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, até o fim de setembro, a fiscalização será ininterrupta e atingirá todas as regiões de Mato Grosso.
Leia mais...

Previsão do Sipam indica calor mais intenso do que o normal para o Mato Grosso

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

Maio trouxe o início da estiagem para o Mato Grosso. Durante o mês, a já esperada redução na umidade foi ainda mais abrupta e o registro de chuvas ficou abaixo da média em todo o estado. Além da falta de chuva, as porções nordeste e leste mato-grossenses sofreram também com temperaturas acima da média, enquanto que o sul teve temperaturas mais baixas do que o normal.
Leia mais...

Sema intensifica operações de fiscalização de queimadas em MT

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Kelly Martins

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lança nesta segunda-feira (14.06), às 9 horas, uma série de fiscalizações intensivas em regiões que mais apresentaram focos de calor no Estado este ano. As equipes, compostas por fiscais da Sema, policiais do Batalhão Ambiental, bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar e homens da Defesa Civil com apoio do helicópetero do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão se reunir no Casarão, do Parque Estadual Mãe Bonifácia antes de partir para as regiões do Araguaia, Norte e Noroeste do Estado. Até o fim do período proibitivo para queimadas, as equipes irão se revesar em fiscalizações ininterruptas.
Leia mais...

Frota do país é mais sujeita a vazamento

Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010

A maior parte da frota brasileira que transporta petróleo e derivados tem restrições para circular em águas internacionais por não estar completamente adequada às exigências contra vazamentos.
Leia mais...
O megaprodutor Eraí Maggi, que terá de recuperar área degradada em uma de suas fazendas
O megaprodutor Eraí Maggi, que terá de recuperar área degradada em uma de suas fazendas

Sema multa Eraí Maggi por degradar reserva ambiental

Publicado em Sábado - 12 de Junho de 2010

O empresário Eraí Maggi firmou um termo de ajustamento de conduta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), se comprometendo a recuperar parte de uma fazenda de sua propriedade, no Município de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá).
Leia mais...

Santa Carmem lidera ranking de queimadas em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Dados atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) apontam Santa Carmem (35 km de Sinop) como líder na relação de queimadas do Estado, com 558 focos de calor registrados de janeiro até ontem. Número cerca de 8 vezes superior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, quando o Inpe registrou 70 focos.
Leia mais...

O cuidado com embalagens de agrotóxicos foi um dos temas abordados na Semana do Meio Ambiente

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010 | por Duda Torres

A VI Semana do Meio Ambiente, uma realização do Governo do Estado via Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apresentou nos dias 08, 09 e 10 de junho, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá iniciativas positivas desenvolvidas por empresas de vários setores. A Agro Amazônia, parceria da Sema, na realização do evento, esteve presente pela quarta vez com o intuito de promover a conscientização ambiental voltada ao público infanto-juvenil.
Leia mais...