Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2011

Inscrições para o SiSU começam neste domingo

As inscrições para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ocorrem entre entre este domingo (16) até terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59, exclusivamente pelo site do SiSU.
Leia mais...

MEC tenta solução para que estudantes não percam prazo do SiSU

Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2011

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai entrar em contato com as autoridades do estado do Rio de Janeiro na tentativa de encontrar uma solução para os estudantes da Região Serrana que estariam habilitados a se inscrever para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas que foram prejudicados pelas chuvas, informou a assessoria de imprensa do MEC.
Leia mais...

Centros universitários de MT ficam sem autonomia

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011 | por Fernando Duarte

O Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) perderam a autonomia administrativa após 3 anos consecutivos obtendo notas insatisfatórias no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC). Com a decisão, as instituições podem não obter financiamento nem criar ou expandir novos cursos. Além das 2 de Mato Grosso, outras 13 universidades e centros universitários de 5 estados do Brasil também não atingiram conceitos suficientes.
Leia mais...

MEC divulga resultados do Enem 2010; confira

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os estudantes podem consultar as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informando seu CPF e senha.
Leia mais...

Apenas UFMT atinge conceito máximo em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011 | por Carolina Holland

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi a única instituição de ensino superior do Estado que conseguiu tirar nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009. Os cursos de Administração e Direito conseguiram conceito 5 na avaliação anual do Ministério da Educação. Entre cursos que tiraram nota 1 no Enade, todos são de faculdades e centros universitários particulares.
Leia mais...

Inscrições para o ProUni começam em 19 de janeiro, segundo MEC

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na quarta-feira (19), segundo o Ministério da Educação (MEC). O programa oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Leia mais...
Maria Paula Dallari em entrevista coletiva no dia 9 de junho de 2010
Maria Paula Dallari em entrevista coletiva no dia 9 de junho de 2010

Secretária de Ensino Superior do MEC é exonerada

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011

A secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, foi exonerada do cargo nesta sexta-feira (14). O desligamento foi publicado no Diário Oficial da União. Quem assume o cargo interinamente é o diretor dos hospitais universitários do ministério, José Rubens Rebelatto.
Leia mais...

Procuradoria vai pedir recorreção das provas do exame da OAB em todo o país

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011 | por Paola Vasconcelos

O Ministério Público Federal no Ceará vai entrar com recurso no TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) pedindo a recorreção das provas prático-profissionais da segunda fase do último exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para todos os inscritos em território nacional.
Leia mais...
Haddad durante apresentação dos dados à imprensa
Haddad durante apresentação dos dados à imprensa

MEC tira autonomia de 15 instituições de ensino superior; veja lista

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011 | por Claudia Andrade/de Brasíla

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira que 15 instituições de ensino superior ficarão impedidas de abrir novos cursos ou ampliar o número de vagas. As instituições perderam sua autonomia por terem apresentado conceitos insatisfatórios no Índice Geral de Cursos (IGC) referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009.
Leia mais...

Cursos com avaliação insatisfatória deixarão de contar com Fies

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011 | por Claudia Andrade/de Brasília

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (13) que os cursos superiores que tiveram conceitos inferiores a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC) deixarão de contar com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O IGC divulgado nesta quinta pelo Ministério da Educação considera avaliações referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009 e tem escala vai de 1 a 5.
Leia mais...