Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010

MEC prorroga adesão dos municípios para programa do livro didático

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) resolveu prorrogar o prazo de adesão das secretarias municipais e estaduais ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) PNLD, que terminaria em 31 de maio. A partir deste ano, só receberão as obras as redes de ensino que firmarem esse termo de adesão. Antes, os livros eram enviados para todas as escolas, mesmo que não houvesse uma solicitação formal.
Leia mais...

Alunos de engenharia ambiental assistem a palestra sobre o Crea-MT

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Rafaela Maximiano

A importância do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a situação de regularidade do curso de Engenharia Ambiental junto ao Crea, serão temas de uma palestra ministrada pelo chefe de gabinete do órgão, o Engenheiro Sanitarista Jesse Rodrigues, aos alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Cuiabá - Unic, neste sábado (22), a partir das 8h.
Leia mais...

Professores de Rondonópolis recebem capacitação

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Emili Archer

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação realizaram nesta quinta-feira, 20 de maio, um treinamento para professores que atuam nas unidades infantis de Rondonópolis. Com o tema Elementos Fundamentais para uma Prática Significativa, o objetivo é qualificar as educadoras que atuam diretamente com os estudantes. A capacitação atinge também a equipe que trabalha na zona rural do município.
Leia mais...

UFMT oferece vagas remanescentes para mestrado em Física

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece cinco vagas para o curso de mestrado em Física. As vagas são para as áreas de Magnetismo e Transições de Fase, e Caracterizações de Materiais, para ingresso no segundo semestre. As inscrições poderão ser feitas no período de 20 a 22 de julho.
Leia mais...

Universia divulga bolsas de estudo no Japão

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

O governo japonês oferece, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, bolsas de estudos direcionadas a brasileiros que queiram estudar em universidades japonesas. As oportunidades abrangem as áreas de Pesquisa (com inscrições até 28 de maio), Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes (com inscrições a partir de 1º de junho).
Leia mais...

IFMT incentiva alunos a prática do raciocínio lógico com o Projeto Xadrez

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Passa a valer para todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto Xadrez no IFMT que foi lançado nesta quinta-feira (20.05, na Livraria Janina no Pantanal Shopping em Cuiabá, Mato Grosso. Com o projeto os alunos passam a ter uma poderosa ferramenta de raciocínio lógico e estratégico que automaticamente auxilia o aluno no desenvolvimento em sala de aula.
Leia mais...

Prefeitura de Várzea Grande descumpre acordo com trabalhadores da educação

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Os trabalhadores da educação de Várzea Grande reivindicam, há cerca de cinco anos, a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). No começo de 2010, em resposta à greve da categoria, o então secretário municipal de Educação, Isaac Nassarden, estipulou o dia 30 de junho como prazo final para a conclusão de um estudo acerca do documento. “Mas, até hoje, não houve avanços”, lamentou a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Aparecida Cortez.
Leia mais...

Inep abre consulta pública sobre projeto de "Enem" para professores

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta quarta-feira (19) consulta pública para subsidiar a construção da matriz de referência para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011.
Leia mais...

MEC e especialistas criticam proposta de matrícula no ensino fundamental a partir dos 5 anos

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O MEC (Ministério da Educação) e representantes de entidades dos direitos da infância defenderam nesta quinta-feira (20) a rejeição de um projeto de lei do Senado que quer tornar obrigatória a matrícula no ensino fundamental a partir dos 5 anos de idade, em vez dos 6 anos, como ocorre atualmente.
Leia mais...

Relator vai fixar em 6 anos idade para ingresso de crianças no ensino fundamental

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O deputado Joaquim Beltrão (PMDB-AL), relator na Câmara de um projeto de lei que determina que as crianças ingressem no ensino fundamental aos 5 anos de idade, e não aos 6 anos, como ocorre atualmente, disse que apresentará um substitutivo à proposta.
Leia mais...