Publicado em Segunda - 13 de Setembro de 2010

MEC abre prazo para universidades atualizarem dados do ProUni

As instituições de educação superior que participam do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm de atualizar os dados das bolsas concedidas a partir desta segunda-feira (13), segundo portaria da Secretaria da Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União. O prazo vai até 24 de setembro.
Leia mais...

Últimos dias de inscrições para o vestibular a distância do Grupo UNINTER em todo Brasil

Publicado em Segunda - 13 de Setembro de 2010

O Grupo Educacional UNINTER, por meio de suas Instituições de Ensino Superior Facinter e a Fatec Internacional, está com os últimos dias de inscrições abertas para o vestibular a distância em todo o Brasil, até o dia 24 de setembro, para os cursos superiores de tecnologia na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Leia mais...

Brasil é um dos 10 países mais desiguais do mundo, diz estudo

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2010

O economista-chefe do Centro de Políticas Sociais, vinculado à Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcelo Côrtes Neri, afirmou que a baixa escolaridade da população brasileira mantém o País entre as dez nações mais desiguais do mundo. "Ainda estamos no top 10 da desigualdade mundial", disse.
Leia mais...

Faculdade realiza simulado do Enem em Porto Alegre

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2010

Cerca de 500 estudantes participaram de um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana em Porto Alegre, realizado pela Escola Superior de Administração, Direito e Economia (Esade). Segundo a instituição, o gabarito será divulgado na segunda-feira no site www.esade.com.br.
Leia mais...

Alunos de escola pública fazem 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2010

Os 860 mil estudantes de escolas públicas aprovados para participar da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) fazem provas neste sábado (11).
Leia mais...

UFMT oferece doutorado em Educação com início das aulas em 2011

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2010

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 19 vagas para o curso de doutorado em Educação 2011, distribuídas em quatro linhas de pesquisas: Culturas escolares e linguagens; Cultura, memória e teorias em educação; Organização escolar, formação e práticas e Movimentos sociais, política e educação popular.
Leia mais...

Governo muda regra para exigência de fiador em linha de crédito estudantil

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Gustavo Gantois/Rafael Sampaio

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (8) que o governo federal mudou a regra para a exigência de fiador no Fies (Programa de Financiamento Estudantil). A medida provisória que altera o programa foi assinada pelo presidente Lula na segunda-feira (6) e publicada nesta quarta no Diário Oficial da União.
Leia mais...

Mais 4.800 vagas podem ser ofertados no ProJovem Urbano em 2011

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Sílvia Devaux

A parceria Governo Federal e Governo do Estado, que por meio do ProJovem Urbano oferece elevação de escolaridade, capacitação profissional, informática e uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês para cada aluno participante, deve continuar em Mato Grosso em 2011. Nesta tarde de quarta-feira (08.09), o governador Silval Barbosa e gestores da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) alinharam algumas estratégias para o desenvolvimento do programa no próximo ano.
Leia mais...

Reduz número de estudantes em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Caroline Rodrigues

A quantidade de estudantes reduziu em Mato Grosso nos últimos 2 anos, passando de 923 mil para 904 mil. A média de alunos matriculados na educação infantil e ensinos fundamental e médio está abaixo da nacional. Enquanto o número de crianças entre 4 e 5 anos na escola é de 74,8% no Brasil, o Estado tem a porcentagem de 65,1% e ocupa o 9º lugar. Os dados foram divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Leia mais...

Provão poderá ser aplicado de 3 formas em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Karoline Kuhn

A realização do Exame Supletivo, conhecido também como provão, ferramenta cujo objetivo é regularizar a vida estudantil de quem não concluiu o ensino fundamental ou médio no período regular, neste ano, será aplicada de três maneiras, segundo a Secretaria Estadual de Mato Grosso (Seduc): exame supletivo online, Enem e Encceja. 
Leia mais...