Noticias Politica MT
Serys aprova proposta de Lula em compensar perdas de municípios
O presidente Lula anunciou na quinta-feira (19-05) no encerramento da 13ª Marcha dos Prefeitos em Brasília um pacote de medidas aos prefeitos, entre elas um mecanismo permanente de compensação para evitar perdas dos municípios os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Algo semelhante ao projeto ao PLS 484/2009, de autoria da Senadora Serys Slhessarenko, que faz com que a União preste auxílio financeiro aos municípios, com o objetivo de compensar eventuais reduções dos repasses do FPM. O projeto de Serys está na Comissão de Assuntos Econômicos, sob análise do relator Senador Cícero Lucena (PSDB-PB).
Riva diz que ter sido ameaçado por Julier
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), demonstrou toda sua indignação com a decisão do juiz da Primeira Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, e informou já ter sido ameaçado pelo magistrado, inclusive publicamente.
Em gravação, assessores de Silval tentam acelerar processos
O relatório da Polícia Federal detalha a atuação de engenheiros florestais e assessores do governador Silval Barbosa (PMDB), que eram os responsáveis por dar maior “celeridade” aos vários licenciamentos ambientais e aprovação de manejos florestais. Num trecho do relatório da PF são citados o chefe de gabinete de Silval, Silvio Corrêa, além dos assessores Marizette Caovilla e Ademir Ribeiro de Souza, o Dema. Os três acompanham Silval desde que ele era deputado e presidiu a Assembleia. No caso envolvendo a fazenda Tratex, por exemplo, Ademir Ribeiro de Souza sugere a troca do mapa do processo para assegurar o empreendimento. Relata ter “meios” dentro da Sema para realizar o esquema, mas alerta para a existência de custos.
Presidente da OAB diz que crise no Judiciário de MT também é de gestão
Ao lado das questões éticas, a crise no Judiciário de Mato Grosso é um problema de gestão – afirmou o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, nesta sexta-feira, no encerramento do primeiro dia do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB que está sendo realizado no auditório do Hotel Colibri, em Tangará da Serra. Segundo Stábile, o problema do Judiciário atinge proporções mais graves nas Comarcas do interior do Estado, em virtude da falta de juízes, de servidores e de equipamentos. A atual gestão da OAB está se reunindo como Poder Judiciário e procurado conscientizar os atuais gestores que é preciso planejamento de médio e longo prazo para corrigir as graves deficiências do Poder Judiciário Estadual.
Tangará: Professores indicam Vânia Ladeia para assumir Secretaria de Educação
O novo secretário municipal de Educação de Tangará da Serra será anunciado nesta segunda-feira e poderá ser Vânia Regina Ladeia. A informação foi levantada pela reportagem do DS no início da noite de ontem junto a membros do Executivo e professores lotados na rede municipal de ensino.
Riva fala da "ira" de Julier e Avelar
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), se mostra inconformado com a prisão de sua esposa Janete Riva e desaba no Twitter, uma rede social. Neste sábado (22), por exemplo, o parlamentar afirmou que adormeceu refletindo sobre quais seriam os motivos para o procurador da República Mário Lúcio Avelar e o juiz da 1ª Vara Federal Julier Sebastião da Silva sentirem tanta “ira” contra ele. Pontua que a Polícia Federal não havia pedido a prisão de Janete e de seu genro Carlos Antônio Cardoso Azói, o Nino. “Disseram que não havia elementos para tal e foram esses dois que fizeram isso. Porque será?”, questionou Riva.
MP investiga venda de sentença em MT
Denúncia anônima está sendo alvo do Ministério Público Estadual (MPE), mais precisamente da promotora Ana Cristina Bardusco Silva, da 14ª Promotoria de Justiça Criminal -Defesa da Administração Pública e da Ordem Tributária, que envolveria o advogado Júlio Tardin, supostamente por ser ele grão-mestre da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil e ter ligações ou amizades com membros do Poder Judiciário.
Tribunal manda juiz para aposentadoria compulsória
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu aposentar compulsoriamente o juiz de Entrância Especial de Rondonópolis, Paulo Roberto da Silva Pedroso, sob acusação de desvio de recursos do Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris) e apropriação indébita de dinheiro de cliente. A investigação já vinha sendo feita há 3 anos pela Corregedoria Geral de Justiça.
Magistrados devem usar prerrogativas
Juízes e desembargadores de Mato Grosso investigados na operação Asafe por suposto envolvimento com venda de sentenças e exploração de prestígio não deverão prestar depoimentos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em conversas com a direção da Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), eles foram orientados a usar a prerrogativa de ser ouvidos por carta precatória em Cuiabá e deram sinais de que vão realmente aproveitar o benefício previsto em lei.
Daldegan autoriza plantio irregular para Eliene Lima
O ex-secretário do Estado de Meio-Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan, ignorou pareceres técnicos do órgão e autorizou o plantio de eucaliptos em uma área de reflorestamento na Fazenda Santa Rita, de propriedade do deputado federal Eliene Lima (PP).
